Tolerância da sociedade à violência doméstica (enem)

  • 0

A Construção Federal de 1988, documento de mais importante do país, prevê em seu sexto artigo a importância da segurança como dependente de todo cidadão brasileiro. Entretanto isso não acontece quando observamos a violência doméstica no Brasil, dificultando que este papel tão importante aconteça.

Em primeira análise, deve-se exigir medidas governamentais para acabar com este problema. Nesse sentido, devemos nos conscientizar que grande parte da população que sofre violência doméstica, infelizmente, tende a sofrer calada, pois,  sente que não serão ouvidas. Essa situação se encaixa no “contrato social” criado pelo filósofo John Locke, a qual o estado não cumprir o seu papel de fazer com que o cidadão brasileiro desfrutem de seus direitos como a segurança, além disso é fundamental dizer que segundo o site Agência Brasil os casos de violência doméstica aumentaram 45% durante a pandemia no Brasil.

Conclui-se, portanto, que medidas devem ser tomadas, para isso necessário que o governo pare de banalizar o assunto e procure a divulgar mais a importância da denúncia, assim poderemos construir uma sociedade melhor e cumprir o “contrato social” como afirma John Locke.

Compartilhar

4 Correções

  1. “A Construção Federal de 1988, documento de mais importante do país, prevê em seu sexto artigo a importância da segurança como dependente de todo cidadão brasileiro. Entretanto isso não acontece quando observamos a violência doméstica no Brasil, dificultando que este papel tão importante aconteça.”

    Não adianta utilizar da CONSTITUIÇÃO Federal como argumento, se você não explorar as razões pra tal. Por que a segurança não é presente dentro da violência doméstica? Você precisa construir a ligação de um com o outro, mesmo que pareça bem óbvio. É necessário apontar seu ponto de partida.

    Desenvolvimento está muito curto. Teria sido melhor quebrar em dois parágrafos e aprofundar o que foi dito neles, pois a ideia ainda está muito rasa. Que população é essa que sofre de violência doméstica? Como isso se dá? Quais as razões? Você trouxe um dos pontos importantes sobre o assunto, que as vítimas se mantêm caladas, mas e os outros?

    Apresentou dados com fonte, isso é bom.

    “Conclui-se, portanto, que medidas devem ser tomadas, para isso necessário que o governo pare de banalizar o assunto e procure a divulgar mais a importância da denúncia, assim poderemos construir uma sociedade melhor e cumprir o “contrato social” como afirma John Locke”.

    Pare de banalizar -> desbanalize
    Assunto -> problema
    A solução é um pouco rasa, você poderia ter explicitado o “meio” por qual seria feito a desbanalização, as dilvulgações, etc.

    Ação+Agente+Meio/modo+Detalhamento+Finalidade. Os 5 pontos-chave de uma boa proposta de intervenção.

    C1: 40 – MUITOS erros gramaticais. Vírgulas, palavras escritas sem revisão, por aí vai.
    C2: 80 – Não compreendeu muito bem, apesar de não haver fuga da proposta, esteve muito dispersa dos objetivos do modelo dissertativo->>argumentativo<<.
    C3: 80 – Houveram algumas citações externas, mas foram mal colocadas no contexto geral.
    C4: 40 – Você precisa estudar melhor as palavras-chave e conectivos para formar uma melhor ligação argumentativa.
    C5: 100 – Agente + Ação com algo que dá para ser compreendido como finalidade.

    Recomendo que leia redações nota 1000 de edições passadas do ENEM, pode ajudar bastante.

    • 1
  2. Infelizmente o texto não conseguiu atingir as competências do Enem, ele apresenta erros ortográficos e erros de pontuação.
    A introdução apresenta a Constituição Federal, uma boa forma de introduzir redações, mas você não explicou sobre o tema e por quê ele é um problema a ser resolvido, e não houve a tese na introdução, embora não seja necessária, ela é importante para mostrar sua opinião.
    O desenvolvimento é deficiente em argumentos, uma vez que esse único é a citação de um filósofo e alguns dados, e o parágrafo roda mais em torno desses argumentos do que da sua opinião, que não foi ressaltada em momento algum do texto.
    E a conclusão está incompleta, não vi modo nem detalhamento, todavia, achei interessante você reutilizar Locke, passa a impressão de um texto já planejado.

    80 + 120 + 120 + 80 + 40 = 440

    • 1
  3. INTRODUÇÃO: o certo é “Constituição Federal”, a Construção federal é inexistente.
    Você apresentou a contextualização, mas ela poderia ter sido melhor elaborada, igualmente a sua tese. Senti falta de um desfecho na introdução, onde você brevemente diria oque seria abordado no desenvolvimento.

    DESENVOLVIMENTO: normalmente, são dois parágrafos de desenvolvimento. Não é algo obrigatório, pode ser feito só com um, portanto, deveria ser um desenvolvimento maior e melhor argumentado. Você apresentou um dado estatístico, mas que não foi bem estruturado. Ficou de difícil compreensão o seu desenvolvimento, algumas frases não se conectam muito bem a outras, pesquise mais sobre conectivos de conexão, continuidade e concessão. Há também alguns erros de concordância, dê uma revisada na gramatica e escreva com mais calma, para evitar erros bobos.

    CONCLUSÃO: sua conclusão está incompleta, por não seguir a competência 5. Você colocou um agente, a ação e a finalidade, mas não colocou o meio/modo nem o detalhamento. A proposta de intervenção foi vaga.

    NOTA: 120+120+80+80+40= 440

    • 1
  4. Introdução: Construção Federal não exite, o correto é Constituição Federal.
    Esta conjugação deve ser separada por vírgulas.
    Sugestões:
    Entretanto, isso…
    Tente usar todas as palavras do tema, explicando melhor com mais palavras.

    Desenvolvimento: Normalmente o desenvolvimento tem 2 parágrafos, pois colocando mais argumentos você reforça sua opinião. ”deve-se exigir medidas…”,”devemos nos conscientizar…” Qualquer que seja a exigência ou medida de intervenção é necessária ser feita na conclusão.

    Possível erro de concordância verbal.
    Sugestões:
    o cidadão brasileiro desfrute…

    Esta locução deve ser separada por vírgulas.
    Sugestões:
    além disso,

    Conclusão: A conclusão é a parte onde você tem que explicar com o máximo de detalhes a sua proposta de intervenção.
    “necessário que o governo pare de banalizar” Evite críticas ao governo e quem quer que seja e foque no detalhamento da proposta de intervenção.
    “procure a divulgar” O governo vai divulgar como? Com o apoio de quem? De que forma? Que é o público alvo? Com que verba? Onde será feita essa divulgação?

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.