Gente deixei algumas obs no fim da redação!!!
Os filmes “Sicário- terra de ninguém” e “Feito na América” baseados em fatos reais, vai contar o dia-a-dia e funcionamento das distribuições de drogas, suas rotas, por quem são controladas, estilo de vida de toda hierarquia e as consequências trazidas pelo envolvimento no esquema. Nesse sentido tal panorama apresenta como a ampliação do tráfico de entorpecentes tem crescido nas grandes e pequenas cidades, nota-se que essa realidade impôs novos desafios a sociedade como um todo. Desse modo, torna-se premente analisar tais impactos dessa problemática: a força e influência exercida pelo narcotráfico, e a falta de recurso necessário para as forças policiais especializadas agirem para combater essa adversidade.
Em primeiro lugar é notório que a influência do crime organizado sob seus liderados é muito forte, a ideia criada sob os mesmo de uma vida de ostentação e a falsa ideia de poder fazem com que muitos jovens se envolvam com essas práticas. Mas também a falta de negligência e estrutura familiar contribuem para essa crescente, jovens de classes menos favorecidas, raça e etnia também são alguns exemplos que levam cada vez mais cedo jovens e adolescentes a entrarem para o crime organizado e se tornarem soldados para os traficantes, que nesse contexto encabeçam o problema pois são eles que articulam e preparam o caminho para esses novos liderados, que infelizmente tem como destino em sua maioria a prisão ou a morte como mostrada em ambos os filmes.
Outro aspecto a ser abordado é o controle das Seguranças públicas em relação a problemática, assim como nos filmes citados a policia enfrenta um grande desafio para colocar um fim nas rotas e distribuição das drogas, o aumento de armamento e pessoas para o trabalho do tráfico tem crescido de forma exponencial nos últimos anos de acordo com o Ministério da Justiça, outro sim é a dificuldade da polícia chegar até a esses chefes do crime e lideres de quartel, pois muitas das vezes são protegidos por suas comunidades seja por afeto ou medo eles conseguem controlar desde os morros nas favelas até locais mais conceituados como as boates e casas noturnas badaladas das grandes cidades onde o fluxo de drogas sintéticas é muito grande, pesquisa do 3* levantamento da Fiocruz e (IBGE).
Portanto, cabe ao Ministério da Justiça, Governo federal e Ministério da Saúde que promovam palestra e campanhas nas escolas, projetos das comunidades e faculdades sobre as consequência do uso e envolvimento com o mundo das drogas, incentivando assim programas como o PROERD, com a responsabilidade de ensino e orientação dos Professores, Profissionais da área da saúde especializados e Polícias, para que se possa conscientizar jovens e adolescentes sobre os efeitos desse envolvimento como o crime. Além disso é mister que o Ministério da Justiça e Poder judiciário(STF) invista em mais efetivo das forças polícias como a Polícia Federal, investimentos em mais armamento e equipamentos de qualidade e atualizados, por fim assegurar que as leis realmente sejam cumpridas para que o trabalho das forças armadas seja eficiente e eficaz, para que o mundo do tráfico não vire terra de ninguém.
1-Coloquei duas citações pois cada uma aborda um detalhe diferente no que diz respeito a tráfico mas seguem o mesmo sentido.
2- Na conclusão estendi um pouco mais pois tratei de dois assunto.
Sei que essas obs não são válidas mas quis ressaltar para dar mais entendimento sobre a redação, à deem nota se puder e quiserem rsrs é isso!!
Mihss
Olá! :)
– Senti falta de conectivos durante o desenvolvimento dos parágrafos. “Como, entretanto, portanto, todavia, a partir, diante disso…”
– Tome cuidado com a falta de vírgulas. Aconselho que revise aulas de gramática, pode ajudar.
– Estude a estrutura de texto exigida pelo Enem. Isso vai melhorar bastante sua argumentação.
– Parabéns pelo texto :)
Anne02021
Não sou profissional, mas como estudante notei alguns erros na competência 1, como falta de vírgulas, erro de concordância etc; Por exemplo,
—->”Os filmes “Sicário- terra de ninguém” e “Feito na América” (,) baseados em fatos reais,”
—> ” e (o)funcionamento”
—->”Nesse sentido (,)”
Tem muitos outros erros na competência 1, por isso, vou deixar um link só com algumas dicas, porém sugiro que você se aprofunde mais nessa competência. : )
Link: https://foconoenem.com/virgula-na-redacao-do-enem/
Alison Araujo
Acho que suas ideias sobre o tema é compatível com a problemática, no entanto, inserir duas alusões a meu ver dificulta na argumentação. Além disso, achei extenso a redação mas é perceptível a tentativa de manter os períodos, a dicotomia argumentativa já no primeiro parágrafo.
Não obstante, faltam vírgulas no primeiro e segundo parágrafo do desenvolvimento: “Em primeiro lugar” e “Outro aspecto”.
Foi inserido também três agentes em ordem hierárquica misturadas e isto implicou no seu efeito e detalhamento. Tente ser mais objetiva e encaixar as ideias de modo fluído que vejo obras-primas sendo redigidas.
Não sou capaz de dar notas conclusivas, pois não profissional. Entretanto, acredito que 660 seria complacente.
Heloisam.studies
Identifiquei alguns erros de concordância, acho que a redação ficou muito extensa e não acho necessário citar 2 repertórios do mesmo gênero.
Acredito que focar em apenas uma vertente no paragráfo final seja uma melhor opção.
Não sinto necessidade de citar a palavra filme novas vezes.
Eu particularmente – não sendo uma profissional , daria uma nota de 650 na sua redação.
HelenaMS
INTRODUÇÃO
Bem, eu entendi o porquê você colocou o nome de dois filmes na sua introdução, porém acredito que seguindo os princípios de correção do Enem , penso que o mais adequado seria citar apenas um dos filmes,mesmo que ambos abordem a mesma temática.
– “Vai” o correto seria “vão”,mas ficaria um pouco grosseiro,então acredito que o melhor seria colocar “contam o dia-a-dia” porque são os filmes e não o filme,embora como eu já mencionei você deveria colocar apenas um deles.
-Depois de “Nesse sentido” tem vírgula
D1
– “Em primeiro lugar” acrescente um vírgula após.
-“os mesmo” o correto seria ” os mesmos”
– você retomou o argumento lá da introdução. Muito bem!
– A argumentação ficou meio confusa e desorganizada. Tente construir períodos mais curtos e seja mais direto e objetivo.
-Depois daquele “Mas” o período ficou muito grande.
D2
– Não precisa retomar os filmes citados nos dois parágrafos de desenvolvimento.
– Novamente os períodos ficaram longos demais. Observe que todo o seu parágrafo tem apenas um período. O mais correto é ter três. Procure usar frases mais curtas e diretas.
CONCLUSÃO
-“Portanto, cabe ao Ministério da Justiça, em conjunto com o Governo federal e o Ministério da Saúde, …” Reescrevi dessa forma,fica ai a sugestão.
-“palestra” o correto seria “palestras”
– Depois de “Além disso” insira uma vírgula.
Não sou nenhuma especialista,mas tentei corrigir o seu texto com base no que aprendi até agora. Busquei pontuar aquilo que achei mais relevante. Peço desculpa por qualquer equívoco. Sinceramente, você escreve bem,porém cometeu alguns desvios gramaticais bem consideráveis que te tirariam bons pontos . Além disso, acredito que seja necessário observar mais a estrutura da redação exigida pelo Enem, pois seus parágrafos estão um pouco desestruturados de forma geral. Também notei o pouco uso de repertório variados, você utilizou basicamente os filmes ,mas é preciso mostrar conhecimento de outras áreas também . Com a prática certamente você irá alcançar a excelência . Bons estudos!