A Constituição Federal foi promulgada em 1988 com o objetivo de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No entanto, a constante agressão no meio escolar faz-se contraditória a garantia constitucional. Dessa forma, percebe-se que tal problemática possui raízes amargas no país, seja pela violência física e verbal contra professores, decorrente da má instrução familiar dos alunos, seja pelas perseguições à alunos.
Em primeira análise, vale ressaltar que frequentemente a agressão ocorrida no âmbito escolar é reflexo da educação familiar. Em um episódio da série Sobre Pressão, exibida pela Rede Globo, em meio a uma briga entre alunos, uma professora foi gravemente agredida. Logo em seguida, o aluno que cometeu tal ato foi espancado pelo padrasto, entretanto essa vicissitude já era constante na vida do garoto. Em suma, o papel da família influencia diretamente no comportamento das crianças e adolescentes, principalmente em quesito escolar.
Em segunda análise, o bullying está cada vez mais enraizado nas escolas brasileiras, chegando a níveis extremos. Na série Anne With an E, a personagem Anne é sujeita à diversas violências verbais, as quais se agravaram quando essa passou ir para a escola. Anne ao sentir tamanha repressão resolveu abandonar o ambiente escolar. Assim sendo, conclui-se que o bullying contribui parcialmente para o abandono acadêmico, dado que o Brasil está entre os 30 países, do mundo, com maiores índices de evasão escolar.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para reverter o quadro atual. Para que as raízes da cultura da violência escolar sejam cortadas, urge que o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, promova palestras nas escolas e campanhas na televisão e na internet, como em redes sociais, que conscientizem alunos, familiares e a população em geral sobre as causas e consequências de tal problema. Somente assim, os direitos constitucionais serão colocados em vigor.
OBS: Corrijam estilo no enem, apresentando a nota das competências, por favor. Obrigada.
Avicii
Olá, Alessandra!
• Introdução
– Deve contar basicamente três aspetos: contextualização, relação com a temática e tese com dois núcleos. Notei que você apresentou os três, isso aí.
– ” Possui raízes amargas” soou um pouco coloquial;
– Melhorar a tese – problematize um pouco mais;
• Desenvolvimento
– Tópico frasal, arrasou!
– Bom contexto, mas ficaria melhor se estivesse de forma sucinta e você problematizasse mais, o parágrafo do desenvolvimento 2 ficou expositivo;
– Melhore as conexões entre os períodos;
– O objetivo do texto é convencer o leitor, sendo assim, é imprescindível o uso de argumentos de autoridade, também;
– Você colocou o bullying como tópico frasal, porém o núcleo introdutório não mensionou de forma adequada;
– “Sentir tamanha” não é legal;
– E a fonte? “[… ] entre os 30 países [… ] “.
• Conclusão
– Foi abordado a maioria dos aspectos necessários, todavia não ficaram tão evidentes. Além disso, a proposta ficou um pouco simples e não detalhada;
– Melhore a finalidade e o meio/ modo.
• Melhore seus recursos coesivos, estude repertórios, evite a oralidade e estude a questão gramatical (concordância e uso da crase).
Enfim, espero que tenha te ajudado.
Continue produzindo texto, está no caminho certo. Não desista, seja resiliente. Abraço!!!
Sua nota por competência na minha perspectiva:
C1: 160
C2: 180
C3: 160
C4: 160
C5: 180
Bibs
Olá Alessandra Farias,
Primeiramente, eu não sou corretora, eu sou apenas estudante, mas tentarei te dar um feedback, a partir do que me passaram.
Competência 1: apenas errinhos de vírgulas, mas também lembre-se ao abordar um nome de filme ou livro use aspas, você citou a novela, então faltou aspas no título e ao citar algum repertório em outra língua, busque traduzir. Nota: 160
Competência 2: repertório muito bem usado, você aprofunda e argumenta muito bem. Parabéns. Nota: 200
Competência 3: você seleciona e organiza o texto muito bem. Parabéns! Nota: 200
Competência 4: acredito que faltou um melhor domínio dos conectivos, busque sempre usá-los entre períodos. Nota: 160
Competência 5: Proposta completa. Parabéns! Nota: 200
Nota total: 920
Muito bom o seu texto,
Continue escrevendo.