O porte de armas ao longo dos últimos anos tem tornado-se uma pauta extremamente abordada pela população brasileira. O ato de possuir armamentos pode acarretar em consequências acidentais terríveis, como também, o fato de permanecerem possivelmente em “mãos impetuosas”que os utilizarão de maneira irresponsável. Por conseguinte, seria impertinente não analisar essa temática.
De acordo com o jornal O Brasil e o Mundo, “Um menino de anos morreu após disparar acidentalmente o revólver do pai, guardado em casa. Casos como esse ocorrem quase todos os dias”. À vista disso, é notório que há um perigo enorme em dispor armas de fogo dentro de casa, pois crianças inocentes não compreendem o risco ao portá-las. Consequentemente, se ocasiona a morte de milhares de seres ingênuos.
Segundo o Deputado Estadual Fernando Gomes, “Se tivéssemos menos armas disponíveis, teríamos menos crimes fúteis e passionais, como aqueles que ocorrem por brigas no trânsito. Logo, é explícito que indivíduos raivosos por intrigais transitais podem causar falecimento de cidadãos ou ferimentos graves. Logo, enxerga-se a ineficácia de deter qualquer tipo de armaria.
Portanto, são necessária medidas capazes de mitigar o tema analisado. Para tanto, cabe ao Governo Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, promoverem a busca e apreensão de armas, ilegais ou não em todo o país, bem como campanhas que incentivem o desarmamento por meio das Mídias Sociais. Desse modo, a problemática exposta dará o primeiro passo para ser extinguida.
INTRODUÇÃO: Ficou boa, você soube expor o tema e sua tese. Porém senti falta de um conectivo em “…extremamente abordada pela população brasileira. O ato de possuir armamentos…” Você poderia ter colocado dessa forma; “…extremamente abordada pela população brasileira. ENTRETANTO, o ato de possuir armamentos…” Ao usar o conectivo “entretanto” você aborda de forma clara a problemática do uso de armas.
.
I DESENVOLVIMENTO: No primeiro período, “”De acordo com o jornal O Brasil e o Mundo, “Um menino de anos morreu após disparar acidentalmente o revólver do pai, guardado em casa. Casos como esse ocorrem quase todos os dias”.” Coloque aspas no nome do Jornal, retire as aspas da frase e tente colocar um amaneira que não seja exatamente como foi descrito pelo jornal, pois na hora na prova dificilmente você se lembrará dessa frase corretamente.
Você também poderia ter abordado melhor sua argumentação.
.
II DESENVOLVIMENTO: Nesse paragrafo você repetiu duas vezes o conectivo ” Logo”, tome cuidado com essas repetições.
Você também poderia ter expandido mais a sua tese, para mostrar que não apenas no trânsito, mas em diversas outras ocasiões brigas entre pessoas armadas pode resultar em morte. Come brigas de bar por exemplo, ou mesmo entre marido e mulher.
.
CONCLUSÃO: Sua proposta ficou clara, mas não houve em MEIO para a apreensão de arma ilegais.
.
GERAL: Sua redação ficou boa, você soube expor sua tese, bem argumentada ao longo de toda a redação e soube utilizar palavras que deixaram seu texto fácil de ser interpretado.
.
PARABÉNS!!!!!!
FelipeReZ
Olá, boa noite!!
Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
C4: 160 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
Total: 920.