Estudante

Tema: uso de ferramentas tecnológicas na educação

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Em “Matilda  – produção ficcional norte-americana –, embora seja uma obra lúdica, retrata um colégio tradicional no qual o sistema de ensino é retrógrado e não aplica novos métodos. Fora da ficção a realidade não é muito diferente, a utilização de ferramentas tecnológicas para a aprendizagem ainda é um grande obstáculo no Brasil. Com efeito, há de se desconstruir a omissão do Estado, bem como a desigualdade social.
Sob uma primeira análise, é urgente que se combata a carência de recursos básicos. À vista disso, em 1990, a ONU criou o Índice de Desenvolvimento Humano que avalia a qualidade de vida dos indivíduos de acordo com seu acesso à renda, à educação e à saúde. Ocorre que significativa parte da população brasileira ainda vive em extrema miséria, como Melgaço – cidade paranaense com pior IDH do país – o que se mostra grave problema social no Brasil. Dessa forma, é contraditório que, mesmo sendo nação pós-moderna, a desigualdade ainda seja realidade no Brasil.
De outra parte, a ineficiência estatal prejudica o uso da tecnologia para a aprendizagem. A esse respeito, a Constituição Federal assegura que as autoridades são – ou deveriam ser – responsáveis pela manutenção da educação pública de forma eficaz. No entanto, substancial parcela das instituições de ensino são desestimuladas a utilizarem aparelhos eletrônicos devido a escassez desses equipamentos nas unidades, tal como a Lei Maior contraria, o que negligencia os estudantes brasileiros. Logo, é incoerente que a omissão do Estado continue sendo a regra, visto que o uso da tecnologia na educação será a exceção.
O uso das ferramentas tecnológicas, portanto, precisa ser colocada em prática no Brasil. Nesse viés, o Ministério da Educação – importante órgão administrativo – deve, com urgência, combater a desigualdade social, por meio do investimento em escolas. Essa iniciativa teria a finalidade de desconstruir a omissão do Estado e garantir o acesso a equipamentos tecnológicos para os estudantes, e assim, haverá no país uma sociedade mais justa.

 

Por favor, corrijam com base nas competências do ENEM e dêem nota.

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3 Correções

  1. Olá, ótimo repertorio, porém você não precisa dizer que é uma obra lúdica, retire essa parte, ficará melhor.
    Além disso,atenção à concordância, “Em Matilda, É RETRATADA”.
    sua problematização está ok, ficou bem marcada e densenvolvida , porém você podia dar uma leve explicada sobre cada argumento que será desenvolvido
    No d1 você não deixou claro como a miséria tem relação com a falta de tecnologia na educação, além disso, você tinha que ter desenvolvido primeiro o argumento do estado pra seguir o plano de texto proposto pela competência 3.
    O d2 está bom, mas falar mostrar de forma mais desenvolvida as consequências dessa omissão do estado para os alunos.
    Na intervenção faltou o desenvolvimento do modo meio, não foi explicado como seria o investimento nas escolas.
    Espero ter ajudado…

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  2. Bom dia!
    Sua redação ficou bem desenvolvida, o TEMA ficou bem explicito no texto,no desenvolvimento as argumentação ficaram bem claras ,apenas cuidado com a pontuação,pois isto pode prejudicar sua nota. Parabéns! continuar neste ritmo.Você vai longe……estude em videos sob as pontuação nota 780

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  3. MUITO BOA A INTRODUÇÃO: MAS TOME CUIDADO COM AS VÍRGULAS: “FORA DA FICÇÃO,”
    NO D1: FORAM MOSTRADOS MAS FATOS DO QUE SUA OPINIÃO ARGUMENTATIVA SOBRE O ASSUNTO O QUE NÃO ACONTECE NO D2.
    NA CONCLUSÃO: NUNCA USE PALAVRAS NO FUTURO DO PRETÉRITO COMO “teria ” E TAMBÉM DETALHE UM POUPO MAIS SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    COMPETÊNCIAS
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
    5.Proposta de intervenção: 80
    NOTA: 640

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