Iniciante

Tema: Tabagismo no Brasil: Problemas e Consequências(Modelo Enem)

  • 1

No decorrer do filme estadunidense “Constantine”, o protagonista John é diagnosticado com câncer de pulmão, por causa do consumo exacerbado de cigarros. Diante disso, é possível relacionar a ficção com o Brasil hodierno, haja vista que grande parcela da população convive com problemas e consequências geradas pelo tabagismo. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser levados em consideração: a ausência de amparo de regentes do país com os usuários, e a falta de conhecimento sobre as consequências do consumo.

Mormente, é notório salientar que muitos indivíduos carentes, como os moradores das periferias e da região nordeste do Brasil, não possuem auxílio para se curarem do vício causado pela nicotina. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o direito à saúde, na prática isso não ocorre, vide que, muitos municípios não possuem a estrutura adequada, como psicólogos gratuitos e medicamentos, para ajudarem todos os necessitados. De acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Nesse viés, a ausência de cuidados com os usuários, corrobora para o aumento do consumo dos produtos provenientes do tabaco, o que gera, por consequência, inúmeros problemas de saúde para os indivíduos, como câncer, hipertensão e infarto.

Ademais, é inegável que muitos cidadãos que fazem uso de cigarros, por nunca terem obtido orientação sobre o assunto, desconhecem ou desconsideram os malefícios provenientes de tais produtos. Conforme definido pelo educador Paulo Freire, o conhecimento é primordial para a melhoria da sociedade. Nesse sentido, muitos jovens, sobretudo os mais pobres, por não terem acesso a uma educação de qualidade, adquirem o vício sem possuir a ciência sobre o mal que estão causando para o próprio corpo, e para as pessoas no entorno, como familiares e amigos. Desse modo, o número de fumantes passivos tende a aumentar, causando malefícios para um número ainda maior de indivíduos.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe ao Ministério da Saúde promover medidas que desestimulem o fumo, por meio de palestras e seminários nas escolas, realizadas por profissionais de saúde, que irão apresentar aos jovens os malefícios causados pelo tabagismo, além de maior destinação de verbas para os municípios, destinados à criação de clínicas e obtenção de medicamentos para o tratamento das pessoas que possuem o vício, com o fito de combater os problemas gerados pelo tabagismo e ter uma população conscientizada sobre o assunto. Assim, haverá menos casos como o de John em “Constantine”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá PH!
    Sua redação ficou muito boa mesmo. Vc argumeta super bem, estrutura o texto da forma correta, apresenta repertório, sustenta seus argumentos com dados e voz de autoria, e tudo isso conta bastante. A única coisinha que tenho a dizer é pra usar sempre palavras e conectivos mais simples possíveis (tive que pesquisar o que significava mormente kk), a fim de não gerar confusão no leitor. Aliás, os corretores também preferem a simplicidade nas palavras, desde que estejam bem colocadas, obviamente. O que vc pode, e deve, inovar é na construção sintática (usando hipérbato, por exemplo) pois isso pode te garantir 200 pontos na competência 1 (desde que seja elaborada da forma correta).
    No mais, é apenas isso mesmo, pois sua redação ficou ótima. Continue praticando bastante e investindo nesse repertório que vc está no caminho certo de tirar a nota máxima.
    Espero ter ajudado. Abraços e bons estudos!

    • 1
  2. Introdução: eu achei sua introdução excelente, com uma citação de filme e a relação dele com o Brasil juntamente com a apresentação da sua tese e a utilização do método de divisão para melhor explicação: “Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser levados em consideração”.
    Desenvolvimento 1: esse parágrafo também ficou muito bom, com a citação de uma parte da teoria presente na CF88 e sobre a prática não ser efetiva com uma consequência para comprovar tal afirmação: “Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o direito à saúde, na prática isso não ocorre, vide que, muitos municípios não possuem a estrutura adequada, como psicólogos gratuitos e medicamentos, para ajudarem todos os necessitados.” E também você citou uma afirmação da OMS e a relação dela com uma realidade presente.
    Desenvolvimento 2: ótimo parágrafo com uma citação do educador Paulo Freire juntamente com a relação dela com a realidade, e apresentou uma argumentação muito boa para defender seu ponto de vista.
    Conclusão: você citou o agente, a ação, como a ação vai ser feita e a finalidade e finalizou ele muito bem com a técnica do “texto curto circuito” trazendo de volta a citação da Introdução do personagem John em Constantine.
    Bem, é isso, eu achei sua redação excelente, você escreve muito bem, tem um repertório socio-cultural bastante produtivo e fica nítido que você praticou bastante, continue assim que você vai longe, abraço e boa sorte ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.