“Se o bem e o mal existem, é preciso saber viver” os versos citados são cantados por Roberto Carlos há décadas, entretanto, é o oposto da realidade contemporânea brasileira, na qual o número de suicídios entre os jovens aumentou significativamente nos últimos anos. Tal conjuntura é agravada com a ausência de incentivos educacionais e profissionais, fatores geradores de doenças psicológicas na juventude.
Primeiramente, é importante analisa-se a falta de estímulos familiares para que os adolescentes e jovens estudem, grande parte dos pais cobram de seus filhos que busquem sua independência. Por consequência, alguns não concluem ao menos a educação básica – o Ensino Médio – e lançam-se no mercado de trabalho. Contudo, sem a devida formação profissional, os jovens não alcançam bons cargos e, muitas vezes, nem o emprego. Isso corrobora a criação da geração “nem nem”, apontada por pensadores modernos, como a geração de jovens que nem estudam e nem trabalham. Logo, sem ocupações sociais e motivações para viver, o suicídio surge como maneira de findar todos os problemas.
Ademais, segundo dados da OMS o suicídio já mata mais do que o HIV, informação que demonstra a importância de se cuidar das doenças psicológicas da juventude. Dentro desta temática, a série “Thirteen Reasons Why”, produzida por a Netflix, apresenta as dificuldades enfrentadas pelos jovens. Desse modo, a produção cinematográfica aborda temas como: estrupo, prostituição, ansiedade e depressão, tudo isso é agravante que pode levar a pessoa ao suicídio. Fato, inclusive, ocorrido com a personagem Hannah Baker, que se mata após ser estuprada e não encontrar ajuda com seus familiares, amigos os docentes do seu colégio.
Portanto, infere-se a necessidade da realização de medidas a fim de prestar um apoio psicológico aos jovens. Assim, devem acontecer palestras e momentos interdisciplinares com familiares e jovens nos colégios, nos quais se trabalhará o tema “Suicídio entre os jovens”, a promoção da vida, o ingresso no mercado de trabalho e o valor da formação acadêmica. Tal ação deve ser realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação – órgão orientador da implementação de campanhas no ambiente escolar. Desse modo, espera-se que os jovens brasileiros não sejam “nem nem”, mas saibam viver.
- Agradeço as correções. Se possível, pontuem pelas competências do ENEM.
ThaiOliveira
Olá, Leo. Sua redação está maravilhosa! Você argumenta muito bem e praticamente não percebi falhas na estrutura do seu texto.
Curti muito os repertórios utilizados e muito boa a sua estratégia de abertura na introdução. Percebi um pequeno erro de concordância no início do seu D1 (“é importante analisa-se”), uma dica é rever o seu texto antes, parte por parte, para evitar esses erros.
Sua conclusão está excelente, muito completa.
Parabéns pelo texto, continue assim!
Matheus Oliveira Higo
Olá Leoooo!!!
Bom, corrigirei sua redação via Google Docs e lhe enviarei o link.
Sua evolução está muuito boa, continue escrevendo
.C1-160: Poucos erros gramaticais.
C2-200 Excelente domínio da dissertação argumentativa, do tema e, embora apresente repertórios não legitimados, apresenta 1 repertório legitimado, pertinente e produtivo: a série.
C3-160 Tirei ponto por falta de especificidade e algumas falhas na progressão argumentativa.
C4-160 1 inadequação coesiva: contudo. Configurando 160
C5-200 Podemos chamar de comida japonesa: perfeita.
NOTA:880
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