Mestre

Tema: Suicídio entre os jovens.

  • 1

“Se o bem e o mal existem, é preciso saber viver” os versos citados são cantados por Roberto Carlos há décadas, entretanto, é o oposto da realidade contemporânea brasileira, na qual o número de suicídios entre os jovens aumentou significativamente nos últimos anos. Tal conjuntura é agravada com a ausência de incentivos educacionais e profissionais, fatores geradores de doenças psicológicas na juventude.

Primeiramente, é importante analisa-se a falta de estímulos familiares para que os adolescentes e jovens estudem, grande parte dos pais cobram de seus filhos que busquem sua independência. Por consequência, alguns não concluem ao menos a educação básica – o Ensino Médio – e lançam-se no mercado de trabalho. Contudo, sem a devida formação profissional, os jovens não alcançam bons cargos e, muitas vezes, nem o emprego. Isso corrobora a criação da geração “nem nem”, apontada por pensadores modernos, como a geração de jovens que nem estudam e nem trabalham. Logo, sem ocupações sociais e motivações para viver, o suicídio surge como maneira de findar todos os problemas.

Ademais, segundo dados da OMS o suicídio já mata mais do que o HIV, informação que demonstra a importância de se cuidar das doenças psicológicas da juventude. Dentro desta temática, a série “Thirteen Reasons Why”, produzida por a Netflix, apresenta as dificuldades enfrentadas pelos jovens. Desse modo, a produção cinematográfica aborda temas como: estrupo, prostituição, ansiedade e depressão, tudo isso é agravante que pode levar a pessoa ao suicídio. Fato, inclusive, ocorrido com a personagem Hannah Baker, que se mata após ser estuprada e não encontrar ajuda com seus familiares, amigos os docentes do seu colégio.

Portanto, infere-se a necessidade da realização de medidas a fim de prestar um apoio psicológico aos jovens. Assim, devem acontecer palestras e momentos interdisciplinares com familiares e jovens nos colégios, nos quais se trabalhará o tema “Suicídio entre os jovens”, a promoção da vida, o ingresso no mercado de trabalho e o valor da formação acadêmica. Tal ação deve ser realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação – órgão orientador da implementação de campanhas no ambiente escolar. Desse modo, espera-se que os jovens brasileiros não sejam “nem nem”, mas saibam viver.

 

  • Agradeço as correções. Se possível, pontuem pelas competências do ENEM.
Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Leo. Sua redação está maravilhosa! Você argumenta muito bem e praticamente não percebi falhas na estrutura do seu texto.
    Curti muito os repertórios utilizados e muito boa a sua estratégia de abertura na introdução. Percebi um pequeno erro de concordância no início do seu D1 (“é importante analisa-se”), uma dica é rever o seu texto antes, parte por parte, para evitar esses erros.
    Sua conclusão está excelente, muito completa.
    Parabéns pelo texto, continue assim!

    • 1
  2. Olá Leoooo!!!
    Bom, corrigirei sua redação via Google Docs e lhe enviarei o link.
    Sua evolução está muuito boa, continue escrevendo
    .C1-160: Poucos erros gramaticais.
    C2-200 Excelente domínio da dissertação argumentativa, do tema e, embora apresente repertórios não legitimados, apresenta 1 repertório legitimado, pertinente e produtivo: a série.
    C3-160 Tirei ponto por falta de especificidade e algumas falhas na progressão argumentativa.
    C4-160 1 inadequação coesiva: contudo. Configurando 160
    C5-200 Podemos chamar de comida japonesa: perfeita.
    NOTA:880
    .
    https://docs.google.com/document/d/1DqCcEhu0A9rzv4SF1OjPiw2B9RBI_Pb8hhNbGLWw6ns/edit?usp=sharing

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.