Tema: Segurança pública no Brasil: como vencer esse desafio?

  • 1

O Brasil, conforme o ranking da ONU, encontra-se entre os dez países mais violentos do mundo. Acerca disso, é visível que a segurança pública é um assunto a ser debatido, uma vez que existem desafios que precisam ser enfrentados, com a intenção de garantir o supracitado à população, tais como problemas de ordem sociais, os quais levam ao aumento da criminalidade, bem como a falta de mecanismos tecnológicos que agilizem o processo de resolução das infrações. Nesse sentido, posturas governamentais devem ser tomadas para vencer esses entraves.

A princípio, é imprescindível analisar os aspectos que levam à nação verde-amarela ser considerada uma das mais violentas, para que, assim, seja possível buscar maneiras de resolver os problemas de segurança pública. À vista disso, é pertinente trazer o discurso da ONU o qual afirma que as desigualdades, a vulnerabilidade e o baixo nível de instrução são os elementos mais perceptíveis não só nas vítimas, como também nas causadoras desse ato. Nessa lógica, é adequado pontuar que, se esses problemas forem ignorados e somente medidas punitivas forem feitas, nunca haverá uma garantia de proteção, mas, somente, o mascaramento dos reais impasses que geram à criminalidade. Logo, propostas que busquem amenizar os entraves apontas terão a garantia de uma real segurança pública.

Além disso, a ineficiência do poder executivo sobre essa área é ocasionada pela carência dos elementos tecnológicos que poderiam auxiliar na resolução dos crimes. Em vista disso, é oportuno trazer, como exemplo, o município de Caieiras, de São Paulo, que é considerado a primeira cidade brasileira monitorada por câmeras. Dessa forma, tanto os moradores sentem-se seguros, por saberem que estão sendo cuidados, quanto os policiais conseguem resolver mais atos ilícitos e de maneira mais rápida, porque tem provas visuais e ao vivo do acontecimento. Por consequência, para resolver esse obstáculo  faz-se necessário um maior investimento em tecnologias no combate à criminalidade.

Em síntese, medidas devem ser feitas para combater os desafios que dificultam a aplicação de uma segurança pública. Dessa maneira, as pastas responsáveis do governo devem investir em ferramentas de vigilância, por meio da compra de câmeras para as cidades consideradas mais violentas. Ademais, o Ministério da Educação deve aumentar o teto base da educação. Sendo assim, por intermédio da destinação de uma quantidade maior de dinheiro para colégios de áreas carentes-para ser aplicado em infraestrutura e qualificação profissional-, diminuiria um outro aspecto relevante sobre o assunto. Com o intuito de  reduzir algumas desigualdades e garantir a segurança pública de maneira efetiva.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei muito da sua redação, mas senti falta de alguns argumentos que também enriqueceriam muito seu texto. Em se tratando de segurança pública, é essencial falar sobre a integração das polícias, uma vez que a atuação isolada dos órgãos da segurança pública privilegia o crime organizado. Em segundo plano, seria interessante falar um pouco sobre a grande causa dos altos índices de violência: o falho sistema penitenciário, que não cumpre seu papel de ressocialização.

    No mais, destaco que nas linhas 8 e 16 a crase está sendo utilizada incorretamente!

    • 1
  2. Vou te dar uma dica interessante e coringa para todos os temas de redação possíveis,como observei que tu usaste a ONU na introdução,creio que vais gostar
    É a seguinte forma-Foi promulgada pela Organização das Nações Unidas(ONU) em 1948,a Declaração Universal dos Direitos Humanos,que garante a todos o indivíduos o direito à (eixo que o tema está tratando) e ao bem-estar social.Entretanto(apresenta o problema).Isso ocorre devido a(coloca os dois causadores)
    A tua introdução ficou grande,o que pode acabar te atrapalhando no resto do texto,te tirando muitas linhas de desenvolvimento e conclusão(que para o ENEM conta muito,né?)
    O teus desenvolvimentos,apresentam fatos muito interessantes,mas não são explicadas as formas como tu chegou a eles,tu não os legitimou,como mostrando um dado real,que possa ser comprovado,ou citação,o que pode te tirar uns pontos nas competências 2 e 3.Te indico usar citações nas próximas redações,os teus argumentos são ótimos,só faltam ser legitimidos
    Vou te deixar algumas coringas aqui:
    É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito-Albert Einstein
    Um povo que lê nunca será um povo escravizado-Antônio Lobo Antunes
    O homem não é nada além do que a educação faz dele-Immanuel Kant
    O estado deve cuidar de seus cidadãos como se fossem seus filhos-Friedrich Hegel
    Aqueles que não conseguem olhar para o seu passado estão condenados a repetí-lo-George Santayana
    A tua conclusão é muito completa e teu texto tem uma variedade muito rica de elementos de coesão,o que é ótimo

    • 2
  3. Não sou expert em redações, porém gostei muito da sua. O fato de mencionar o poder executivo, o ministério da educação e a ONU que são organizações com maiores poderes na nação enriqueceu sua redação. Por outro lado achei sua introdução explicativa demais, poderia ter evitado explicar muito e ter colocado mais suspense para prender a atenção do corretor e causar uma curiosidade do que seria dito no desenvolvimento. Você usou algumas palavras diferentes porém ricas. Parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.