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Tema: Saúde nutricional no Brasil em debate

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     No documentário brasileiro “Fonte da juventude” disponível no Netflix, é retratado a preocupante realidade alimenticia no país. Indubitavelmente, esse cenário causa grande inquietação tendo em vista a má qualidade de vida das nações futuras. Sem dúvidas, o mau hábito alimentar cultural e a falta de informação da população  são agravantes nessa situação.

     Em primeira análise, em relação ào mau hábito cultural, não são tomadas medidas para reverter esse contexto. Conforme mostrado no filme “À procura da felicidade”, o exemplo de um pai é refletido diretamente na vida e na forma de agir de um filho. Dessa forma, se uma sociedade desenvolve hábitos tanto alimentares quanto sociais, tal costume será sem dúvidas praticados pelas futuras gerações. Portanto, para que a qualidade de vida da nação melhore, a mudança deve começar através do exemplo, assim como dito por Mahatma Gandhi “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver”.

     Em segunda análise, enquanto existir a falta de informação nutricional da população não será possível solucionar este problema. Segundo uma pesquisa feita pelo site Viva lácteos, 48% dos brasileiros não tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos, isso porque muitos não entendem o que está escrito. Por certo, nota-se uma falha na educação brasileira no que diz respeito ao âmbito nutricional alimentício, dificultanto assim o entendimento das pessoas e diminuindo a possibilidade de melhorar a alimentação da sociedade brasileira. Logo, a inclusão da educação alimentar seria um avanço na resolução deste problema.

    Assim, faz-se necessário que medidas sejam tomadas. O ministério da Educação juntamente com as escolas devem promover a introdução de uma disciplina informativa e reflexiva em todos os centros de aprendizagem nacional além promover palestras sobre boa alimentação, por meio de verbas governamentais, para que assim, a população desenvolva consciência nutritivas e melhore seu qualidade de vida. Desse modo, tomando-se as medidas discutidas, o cenário ralativo à saúde nutricional no Brasil poderá ser transformado.

Corrigir conforme as competencias do Enem!

 

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2 Correções

  1. C.1: 160; houve algumas falhas no uso de vírgulas e na ausência delas.
    C.2: 200; bom entendimento do tema.
    C.3: 160; mesmo tendo utilizado boas ideias no desenvolvimento, a autoria não ficou forte.
    C.4: 200; bom uso dos conectivos.
    C.5: 200; apresentou os 5 elementos.
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    Nota: 920

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  2. C1: 100 – diversos erros de pontuação: falta de vírgulas, períodos muito longos; erros de concordância; falta de palavras e erros de acentuação (acredito terem ocorrido na digitação);
    C2: 200 – entedeu e explicitou o tema;
    C3: 200 – boas referências, e bem encaixadas;
    C4: 120 – um uso não tão efetivo dos conectivos, aliado aos erros de pontuação, não trouxe uma boa fluidez ao texto;
    C5: 180 – uma boa proposta, aplicável e com todos os agentes, mas com os erros acima citados, há ambiguidade e perda de sentido em alguns aspectos;
    Um bom texto, deve, principalmente, atentar-se aos erros da língua portuguesa. Por mais que o texto esteja bem estruturado e trabalhado, erros de português podem comer seus pontos e trazer desconforto na leitura, além de complicar o entendimento.

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