A doação de sangue é um processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado e armazenado em um banco de sangue ou hemocentro, para uso subsequente em transfusões de sangue. Um ato de solidariedade que salva muitas vidas. Contudo, tal gesto extremamente importante para a vida de muitos, em vários casos, para quem vai doar se torna motivo de constrangimento e fere a dignidade humana devido a leis e pessoas preconceituosas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora, no Brasil, 1,6% dos cidadãos doam sangue. Atualmente cerca de 18 milhões de litros de sangue são desperdiçados pelo preconceito, que até então vinha sendo exercido na própria legislação do país, que considerava homossexuais como “grupo de risco” e que só poderiam realizar doações após 12 meses de abstinência sexual. Porém no dia 08/05/2020, no processo que teve como ministro-relator Edson Fachin, a solidariedade venceu o preconceito.
Embora, os homossexuais, agora pela legislação não sejam mais considerados um “grupo de risco” e, assim como todos serão avaliados pelo seu comportamento e não através da sua identidade sexual, eles ainda tem pela frente uma grande “batalha” para derrubar o preconceito existente na sociedade. Vê-se por isso, que não é necessária apenas mudança nas regras aplicadas antes da realização da coleta para que a doação de sangue se torne um gesto igualitário, com base na dignidade da pessoa humana.
Portanto, para que o preconceito seja aos poucos eŕadicado, o Ministério da Saúde deve criar campanhas de conscientização, para que os cidadãos conheçam melhor o processo de doação e entendam que não se deve olhar a sexualidade, mais sim o comportamento daqueles que querem doar. E também, juntamente com o Ministério da Educação, criar projetos em sala de aula e palestras, para formar as próximas gerações conscientes de que doar sangue não se deve gerar preconceito e desigualdade, mais sim solidariedade e união por uma causa maior.
Ruan Feitosa
● Introdução
•Fuga ao tema – Pâmela, vc cometeu um erro grave que pode zerar sua redação, vou te explicar. Em qualquer tema, vc tem que abordar todas as palavras ditas no tema na sua introdução. Você se esqueceu de abordar os homossexuais na sua introdução, você até fala de preconceito, mas existe diversos tipos de preconceito e o tema pede especificamente o que está relacionado aos homossexuais.
•Quando vc fala ” Um ato de solidariedade que sakva muitas vidas” e em seguida ” tal gesto extremamente importante para a vida humana”, você tá falando basicamente a mesma coisa, e até pode, mas não tão próximo, e tá muito próximo.
•tem una vírgula após “dignidade humana”
●Desenvolvimento 01
•Deve-se colocar um ponto após “doadora”, pois quando você aborda o Brasil, já está iniciando outro período. Então, o dado da ONU deve ficar isolado e depois do ponto você conecta ele com o Brasil.
•Você fala que 18 milhões de litros de sangue são desperdiçados pelo preconceito.Mas quem pode provar isso ? Cadê a fonte ? O repertório serve pra você fortalecer seu argumento, então nesse trecho vc deveria ter argumentado com base no repertório da ONU, você colocando esses dados sem fonte sua argumentação fica vazia.
•Vírgula após “Porém”
•Vírgula após “atualmente”
●Desenvolvimento 02
•retirar a vírgula após o “e” na linha 2
•Não é bom você usar frases com sentido figurado na redação, o Enem pede algo objetivo, direto. Quando você fala “batalha para derrubar” você está fazendo isso. Porém, mesmo que o corretor não levasse em consideração o sentido figurado, batalhas não se derrubam, batalhas se vencem, se conquistam, talvez se vc colocasse “barreiras” ficaria melhor.
•Deve-se colocar um ponto após “coleta”, sem o ponto o período não fica coesivo.
•se você tivesse colocado no início ” Embora, os homossexuais não sejam mais considerados um grupo de risco pela legislação…” ficaria bem melhor.
●Conclusão
•Quem – OK
•O que – OK
•Como – Não colocou
•Para que – OK
•Detalhamento – não colocou
Cada um desses vale 40 pontos.
Obs : muita gente na plataforma corrige de qualquer jeito só pra ganhar os pontos e ganhar correção, cuidado.
Nota :
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 80
C4 – 120
C5 – 120
Nota final : 600
Parabéns!!!!!
madriele03
Nota 01 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
Nota 02 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
Nota 03 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
Nota 04 – 120 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
Nota 05 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.
Thallita
Olá, a sua redação está boa só acho importante lembrar, para que haja uma melhor produção do modelo de redação, contendo, em tese, 2 parágrafos de desenvolvimento. Fora isso, está muito bem colocada suas propostas, estrutura do texto dissertativo exemplar além de um ótimo tema em que precisa conscientização. Parabéns!
Thauany.desor
Realmente, sua redação se encontra em perfeito estado. Foram uma das melhores que li até agora. Porém o que eu senti falta foi alguma citação, (um fator que ajudaria muito a elevar sua média) procure conectivos e centralize suas idéias, pois a redação está ótima não precisa nada mais e nada menos aperfeiçoá-la.