Iniciante

Tema: Preconceito Linguístico

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Durante a obra literária “Vidas Secas”, do escritor Graciliano Ramos, é narrado a história de Fabiano, um homem analfabeto do sertão nordestino, que constantemente é vítima de preconceito linguístico. Diante disso, é possível relacionar a ficção com o Brasil hodierno, haja vista que a problemática é algo muito presente na atualidade. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser levados em consideração: as enormes diferenças sociais, além da idealização de um modo de falar “correto”.

Mormente, é valioso destacar a falta de oportunidade de adquirir um ensino gratuito de qualidade, como determinante para o crescimento do preconceito linguístico. Conforme o educador Paulo Freire, a educação é primordial para a melhoria e o avanço da sociedade. Nesse sentido, com o baixo investimento do Estado em escolas públicas, muitas pessoas desconhecem os mecanismos formais da língua portuguesa, sendo discriminados por indivíduos que possuem maiores recursos, o que vai de desencontro ao que é defendido pelo linguista Marcos Bagno, de que não existe uma forma “certa” ou “errada” dos usos da língua, sendo importante apenas o entendimento do que é pronunciado. Desse modo, a discriminação ocasiona, por consequência, grande dificuldade da ascensão social para as vítimas.

Ademais, é inegável que a falta de amparo do país com os habitantes que sofrem com o óbice do preconceito linguístico, colabora para a idealização de um padrão “correto” de fala. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o direito à igualdade e ao bem estar, na prática isso não ocorre, já que muitos municípios não possuem programas de inclusão para os indivíduos que são discriminados. Tal fato fortalece o ideal defendido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro “Cidadão de Papel”, que quando os direitos legislativos não são cumpridos, ocorre uma falsa sensação se cidadania. Sendo, assim, inaceitável para um país que busca o desenvolvimento, esse tipo de impasse.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe ao Ministério de Educação, em conjunto com o Ministério da Cidadania, amparar as vítimas de preconceito linguístico, por meio de palestras e seminários nas escolas, realizadas por linguistas, para conscientizar os alunos deste cedo sobre a gravidade do óbice, além da destinação maior de verbas para os municípios criarem campanhas de inclusão e melhorarem o ensino público, com o fito de diminuir o abismo social presente e extinguir o preconceito. Assim, haverão menos casos como o de Fabiano em “Vidas Secas”.

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2 Correções

  1. Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    – concordância: é narrada a história de Fabiano
    – Insira vírgula para isolar conectivo de realce: que, constantemente, é vítima de preconceito linguístico
    – concordância: sendo discriminadas (as pessoas) por indivíduos
    – o que vai de encontro ao que é defendido pelo linguista Marcos Bagno
    – bem-estar
    – Remover vírgula e reescrever período: Sendo assim, isso é inaceitável para um país que busca o desenvolvimento.
    – sensação de cidadania
    – Ministério da Educação
    – desde cedo

    Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    – Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção à Constituição Federal, ao filme ‘Vidas secas”
    e a Paulo Freire – algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!

    Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    – Há excesso de repertório nos desenvolvimentos, o que pode deixar o seu argumento expositivo. Minha sugestão é que você traga apenas um dado sociocultural por trecho, assim, você terá espaço para refletir mais sobre a informação.

    Competência lV (160): Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
    – Terceiro período do D1 e segundo período da conclusão estão muito longos. Por isso, construa períodos sempre curtos. Estes, se longos, prejudicam a fluidez, a coesão e a estética do texto. Estes três pontos são imprescindíveis a um ótimo texto.
    – Além disso, há excesso de queísmo no D1:

    sendo discriminados por indivíduos [QUE] possuem maiores recursos, o [QUE] vai de desencontro ao [QUE] é defendido pelo linguista Marcos Bagno, de [QUE] não existe uma forma “certa” ou “errada” dos usos da língua, sendo importante apenas o entendimento do [QUE] é pronunciado

    – Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual: Evite expressões clichês e obviedades no seu texto. Nesse caso, faça retomada de tese.

    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – Sua proposta de intervenção possui os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!

    Logo, cabe ao Ministério de Educação, em conjunto com o Ministério da Cidadania (AGENTES), amparar as vítimas de preconceito linguístico (AÇÃO), por meio de palestras e seminários nas escolas, realizadas por linguistas (MODO/MEIO), para conscientizar os alunos deste cedo sobre a gravidade do óbice (DETALHAMENTO), além da destinação maior de verbas para os municípios criarem campanhas de inclusão e melhorarem o ensino público, com o fito de diminuir o abismo social presente e extinguir o preconceito. (FINALIDADE)

    Nota final: 880

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  2. Olá!
    Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da ausência de aspas na citação do D1, escrita errada em “sensação De cidadania”, vírgula inadequada em “Sendo, assim” e em “desenvolvimento, esse”. Por isso, 160.
    Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): seu texto é dissertativo-argumentativo, apresenta uma diversidade de repertório sociocultural e é bem articulado com a argumentação. Por isso, 200.
    Competência III ( Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): por seu texto apresentar diversos repertórios, tente tomar cuidado de seu texto ficar muito expositivo, ou seja, de que seu ponto de vista não fique completamente explícito. Por isso, 200.
    Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto é coeso, ou seja, há uma diversidade de conectivos que são bem utilizados ao longo do texto. Por isso, 200.
    Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe ao Ministério de Educação (AGENTE), em conjunto com o Ministério da Cidadania (DETALHAMENTO), amparar (AÇÃO) as vítimas de preconceito linguístico, por meio (MODO/MEIO) de palestras e seminários nas escolas, realizadas por linguistas (DETALHAMENTO), para conscientizar (FINALIDADE) os alunos deste cedo sobre a gravidade do óbice, além da destinação (AÇÃO) maior de verbas para os municípios criarem campanhas de inclusão e melhorarem o ensino público, com o fito (FINALIDADE) de diminuir o abismo social presente e extinguir o preconceito. Assim, haverão menos casos como o de Fabiano em “Vidas Secas”.” Por isso, 200.
    Total= 960, você possui um excelente projeto textual, continue melhorando, praticando e persistindo, torço por você!!! (:

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