Mestre

Tema: por que ocorre o negacionismo científico?

  • 0

Anos atrás, Nelson Mandela disse: A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Hodiernamente, a ciência e seu método científico são considerados os meios mais sofisticados da humanidade de obterem-se novas descobertas acerca de onde vivemos e de provar a veracidade de algo tomado como verdadeiro por gerações passadas, o famigerado senso comum. Contudo, no Brasil, segundo dados obtidos pelo Wellcome Global Monitor mais de 50% de sua população não confiam na ciência, fato que se deve pela falta de conhecimento sobre como ela funciona e pela pseudociência que cada vez mais está presente em nosso cotidiano.

Em primeira análise, muitas pessoas desconhecem a importância e os passos seguidos pelo método científico que é muito recente. Isso ocorre devido a crescente desconsideração pela educação por parte do governo, já que uma população sem conhecimento é de fácil manipulo. Logo, quem sofre é a grande massa do povo brasileiro. Além disso, as escolas contribuem para esse fato, deixando de lecionar sobre esse assunto de grande importância, o de como tornar uma hipótese como verdadeira. Diante desse cenário, torna-se viável desacreditar em algo de difícil entendimento comprovado pela ciência.

Outrossim, charlatões que se aproveitam do desconhecimento da população para ganhar dinheiro, utilizando termos científicos para comprovar sua teoria que na verdade vai no caminho contrário do que diz a ciência. Diante disso tudo, o negacionismo científico cresce, já que a ciência torna-se algo relacionado à perda de dinheiro.

Portanto, infere-se que, através de verbas, o Governo Federal invista mais na educação, além de junto com Ministério da Educação promover palestras com especialista para a educação sobre como se dá o funcionamento da construção de uma verdade, com o objetivo de tornar a ciência acessível. Então, poderemos tornar verdadeiros os versos ditos por Nelson Mandela.

Compartilhar

1 Correção

  1. – Sua introdução ficou muito grande em relação ao tamanho dos outros parágrafos. Tente manter um padrão.
    – Tente embasar cada um dos seus argumentos. Você pode dar exemplo, citar alguém, exemplificar com um momento histórico, etc., mas não se esqueça de colocar e explica de onde tirou porque dará credibilidade ao que você está dizendo
    – Lembre-se que cada parágrafo deve ter sua própria introdução, desenvolvimento e conclusão.
    – Na sua proposta você esqueceu de citar o modo pelo qual a ação será feita.
    – Seu pensamento crítico está bem explícito e os argumentos foram muito bem pensados

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.