A série “The Policitian”, pertencente ao catálogo da Netflix, retrata a história de um rapaz ambicioso com o sonho de se tornar presidente dos Estados Unidos da América. Ao longo da trama, a narrativa revela como a participação política de jovens, hodiernamente, é importante para a construção não só de um mundo melhor, mas de pessoas melhores para a civilização. Entretanto, fora da ficção, o cenário retratado não pode ser relacionado ao quadro atual brasileiro, pois a falta de debate político no corpo social – o qual gera a escassez de informação – ocasiona a desmotivação da juventude na relação de assuntos públicos pelas configurações sociais.
Sob esse viés, denuncia-se o tabu social implementado na política do Brasil – decorrente da falta de entendimento sobre a relevância do debate na vida humana – como ampliador do desinteresse do jovem em sua participação pública. Segundo C.S. Lewis, romancista irlandês, “a tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos”, dado que a população, ao negligenciar a influência governamental no cotidiano humanitário, promove o desmatamento civil. Associado a isso, a sociedade não representa a educação moderna, haja vista que sua ignorância se relaciona a atitudes que impedem a evolução do ser humano e, assim, contribui para a diminuição da participação política na juventude. Logo, a função populacional é promover a esperança no desenvolvimento, que é proporcionada pelo debate político não estigmatizado.
Ademais, as configurações sociais na política brasileira contemporânea – comportamentos exercidos pelos órgãos públicos – colaboram para a irrelevância dos adolescentes em debates. Segundo Aristóteles, filósofo grego, “a política não deveria ser a arte de dominar, mas de fazer justiça”, visto que, atualmente, o Estado representa uma construção da corrupção, a qual incentiva o desinteresse da participação pública do jovem. De modo conjunto, a imposição do controle estatal revela a injustiça na formação de um futuro, o qual distancia a inclusão de jovens na política, tendo em vista que, no contexto ético, o indivíduo tende a se afastar do que não concorda. Dessa forma, a caracterização do âmbito público deve ser reformulada para possibilitar a participação de adolescentes na política do Brasil.
Portanto, é mister que o Estado tenha atitudes para aumentar a posição de jovens na política. Para aniquilar os estigmas sobre cargos e posicionamentos públicos, urge que o Ministério da Educação crie, por meio de alterações na Base Nacional Comum Curricular, matérias escolares que expressam a eminência do jovem no debate político. Tais ensinos terão como intuito promover educadores modernos na constituição de pessoas melhores, que, lado a lado, necessitam do auxílio governamental para mudar os comportamentos antiéticos do governo brasileiro. Somente assim, será possível irrigar desertos, ou seja, construir um mundo melhor – quadro observado em “The Policitian” na ambição do protagonista ser alguém mais capacitado para seu país.
anne_brito
Oiii, sou estudante também, mas vou tentar ajudar!!!
Sua redação está muito bem elaborada, conseguir relacionar outras áreas do conhecimento com o tema proposto muito bem, há poucos erros gramaticais, fez uma ótima argumentação e uma proposta de intervenção bem detalhada, atende todas as 5 competências (agente, meio, modo, relatividade, mensurável) Adorei!! 🥰
VitóriaZz
Análise Gramatical:
Introdução:
– Quando mencionar os Estados Unidos, não é necessário adicionar ‘América’, pois já é de conhecimento comum a localização de tal país, então se você fizer frequentemente o uso de palavras desnecessárias assim, irá parecer que você está apenas tentando prolongar a redação.
Desenvolvimento 1:
– Na redação (do Enem) espera-se que você use ênclise em vez de próclise, ou seja, em vez de “se relaciona”, você deve usar “relaciona-se”. O uso do pronome ‘se’ sempre vem depois do verbo nesses tipos de textos, mas pode haver exceções, se quiser saber mais, recomendo pesquisar. (na verdade não 100% de certeza quanto a essa regra, se estiver incorreta, desconsidere)
Desenvolvimento 2 e Conclusão:
– Não foi encontrado erros gramaticais.
Análise Coesiva e Geral:
Introdução: nota-se que você começou a redação usando um repertório, o que é uma boa estratégia (e normalmente usada), mas o ponto essencial é que você soube relacionar esse tal repertório ao tema (ou seja, você soube contextualizar o tema com a série “The Policitian” de modo bem estruturado) e prosseguiu à apresentação das teses que, de acordo com minha interpretação, foram as seguintes;
1) falta de debate politico -> escassez de informação -> desinteresse dos jovens na politica
(as setas indicam relação de consequência)
2) as configurações sociais também relacionam-se ao tema
Desenvolvimento 1 e 2: argumentou muito bem sobre as teses; trouxe mais repertórios/alusões; fechamento ótimo de ambos parágrafos.
Conclusão: está completa, com todos itens necessários (agente, modo, finalidade etc.)
Nota:
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 200
Total: 960 pontos
Comentário:
Sua redação está ÓTIMA e sei que minha avaliação não deve ter sido muito construtiva já que mal fui capaz de encontrar erros, por isso não prolonguei muito a Análise Coesiva e Geral, pois de fato não há muito o que corrigir.
Em relação à Competência 4, a pontuação foi de 160 pois essa competência exige o seguinte:
“Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”
então analisando os pequenos erros, eu hesitei em colocar 200 pontos, mas sua redação está realmente em um nível de aprovação!