“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a ele”. A afirmação atribuída a filósofa francesa Simone Beauvoir, pode facilmente ser aplicada no contexto, evasão escolar, visto que, mais escandaloso do que a ocorrência dessa prática é o fato de a sociedade se habituar a tal problemática.Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a carência de estrutura especializada e as desigualdades sociais.
Primordialmente, a falta de políticas governamentais que auxilie os estudos dos jovens é um entrave no que tange ao problema. Desse modo, segundo dados do IBGE, somente no ano de 2020, cerca de 20% dos estudantes abandonaram a vida acadêmica por falta de suporte não fornecido pelo governo. De fato, a indiferença dos estudantes perante a escola, se deve ao fato da inexistência de estruturas que deveriam ser fornecidas por grandes órgãos, e que na maior parte das vezes, banalizam uma conjuntura tão importante como a educação. Sendo assim, direcionar investimentos para âmbitos escolares é urgente.
Outrossim, as desarmonias sociais vividas por muitos brasileiros são um desafio presente na desistência escolar. A obra “Conto da escola”, escrita por Machado de Assis, narra a vida do personagem Pilar, que obtém um tremendo desejo de sair do ambiente escolar. Diante disso, percebe-se que assim como Pilar, inúmeros estudantes também desejam dar um fim na vida acadêmica por diversos motivos, um deles, por exemplo, é a desigualdade social visualizada na vida de muitos jovens que optam por sair das escolas para trabalharem e darem o mínimo de suporte para suas famílias. Logo, urge tomar providências para mudar a realidade de toda uma sociedade.
Depreende-se, portanto, a necessidade de intervir sobre a questão. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação em união com o Ministério da Infraestrutura, determinar medidas cujo objetivo seja aprimorar a qualidade de ensino, por meio das escolas, além de garantir que todos os jovens tenham acesso à educação sem interrupções, através da doação de verbas para centros periféricos e bairros de classe baixa, afim de garantir que a evasão escolar não se torne algo corriqueiro. Somente assim, a sociedade não irá se habituar aos escândalos, como afirmou a filósofa Simone Beauvoir.
“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a ele”. A afirmação [vírgula] atribuída a[à] filósofa francesa Simone Beauvoir, pode facilmente ser aplicada no contexto,[vírgula indevida] evasão escolar, …
D2: Faltou expôr as consequências disso
Intervenção: 1.Ministério da Educação [vírgula] em união com o Ministério da Infraestrutura, 2.determinar medidas(quais seriam essas medidas?) cujo 4.objetivo seja aprimorar a qualidade de ensino, 3.por meio das escolas, 5.além de garantir que todos os jovens tenham acesso à educação sem interrupções, através da doação de verbas para centros periféricos e bairros de classe baixa, 4.afim de garantir que a evasão escolar não se torne algo corriqueiro.
a ação precisa ser objetiva, “tomar medidas” é muito vago, você precisa especificar.
Dessa forma, a “ação” é penalizada. solução recebe 160 pontos.
C1: 200 – dois erros de vírgula, acho que seriam desconsiderados.
C2: 200 – se atema ao tema
C3: 160 – Argumentação faltou as consequências no D2.
C4: 200 – Projeto de Texto e Conectivos ok
C5: 160 – Faltou dizer quais seriam essas “medidas”.
Final: 920.
Ótima redação! Se atente à conclusão e às consequências negativas das causas da problemática.
KamillyEduardaCarvalhoRodrigues
Olá!
Sua redação é muito bem desenvolvida!! Gostei bastante dos seus argumentos. Uma dica que eu posso te dar é na sua estrutura de desenvolvimento. Quando você coloca o repertório você deve desenvolver fazendo uma analogia ao tema, e em seguida desenvolver seu argumento, e por fim, fechar! No seu texto você poderia ter separado essas partes, pois assim o leitor não terá duvidas de que seu desenvolvimento terá: INÍCIO, MEIO E FIM.
OBS: Sou apenas estudante, mas espero ter ajudado!
Bons estudos…
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 180
Percebi desvios, mas poucos, por isso não tirei 40 pontos;
C2: 200
Não fugiu do tema!! Parabéns!!!
C3: 160
Você repetiu demais a sua tese. Principalmente no D2, quando inicia abordando o tópico frasal, fala das “desarmonias sociais”, depois fala novamente que a evasão escolar ocorre por diversos motivos, “desigualdades sociais”. Percebe? Você falou basicamente a mesma coisa do tópico frasal, aprofunde suas ideias: que desigualdades? Falta de condição financeira? O aluno mora em uma localidade distante?
C4: 180
Apresente mais conectivos, especialmente na introdução!!
C5: 200
Proposta de intervenção completa!!!
Nota: 920
Gostei da sua redação, muito boa!! Apenas uma sugestão: não é exatamente um erro, mas quando for citar frases de filósofos ou autoria, procure colocar “O filósofo (fulano) afirma: frase do filósofo”. Iniciar com a frase pareceu muito jogado no texto. Enfim, bons estudos nessa reta final!!!