Na série televisiva da Netflix, “Stranger Things“, é retratado o misterioso desparecimento de um garoto de 12 anos após uma noite de jogos com seus amigos. De início a série de núncia os efeitos da desaparição em uma comunidade. Uma mãe desolada, os amigos confusos, e a cidade à procura de Will Byers. Fora das telas, fica claro que a realidade apresentada no seriado pode ser relacionada aos obstáculos do combate ao tráfico de pessoas: O silenciamento veiculado a escassez de informação e a desvalorização de indivíduos periféricos em situações vulneráveis.
Em primeiro lugar, consoante a filosofa brasileira, Djamila Ribeiro, “O silêncio é cúmplice da violência”. Djamila explica que e preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há o silenciamento instaurado a questão do tráfico humano, visto que não há discussões e desprovimento de informação. Assim, urge tornar visível esta realidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Em segunda análise, a obra, “O cidadão invisível”, trata da desvalorização de indivíduos na sociedade brasileira. De fato, a crítica de Dimenstein é verificada no tráfico de pessoas, que se utiliza as assimetrias socioeconômicas presentes no Brasil. Em suma, a vulnerabilidade desses indivíduos, ações delitivas se tornam recorrentes em suas vidas.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Faz-se necessário, pois, que as Secretarias de educação municipais, em parceria com o governo estadual, criem campanhas educativas para pais e alunos, através de palestras informativas que orientam o importante papel de cada indivíduo de modo a trazer lucidez sobre a temática. Ademais, a participação das redes sociais das escolas pode-se atingir um maior público. Por fim, dessa forma será possível que a realidade da série televisiva seja evitada.
Gu5555
Olá, sua redação apresenta uma estrutura um pouco truncada, com alguns excessos de pontuações em lugares indevidos e uma ortografia semi falha.
INTRODUÇÃO:
– de início/ falta da vírgula após o termo
– de núncia/ * denúncia
D1:
– carência da frase de efeito
– e/ é
– desenvolva mais sua argumentação acerca de seu próprio ponto de vista
D2:
– carência da frase de efeito
– falta de uma argumentação mais elaborada a cerca da alusão supracitada
CONCLUSÃO:
– bem elaborada
– vírgulas desnecessárias
Competências:
C1=120
C2=140
C3=140
C4=180
C5=120
Nota= 700
Thamirysbds
Oii, tudo bem ? Vou corrigir, se você ver que cometi alguma incoerência, me avisa, tá? :)
INTRO
-> ausencia de virgula após ‘inicio’: “De início a série”
-> acredito que tenha sido erro de digitação “de núncia”
-> após o dois pontos é desnecessário a letra maiuscula
-> estruturação correta
D1
-> o INEP não considera as expressões “Em primeiro lugar/análise/plano” como conectivos. Se possivel, evite usa-las, pois sua redação precisa de 10 conectivos, no minimo
-> ausência de crase: ” a questão do tráfico”
-> sua argumentação ficou bem curta, grande parte foi falando da autora.
-> quanto à estruturação, senti falta do seu tópico frasal, pois vc ja começou com a citação. Claro que a ordem dos elementos pode ser trocada, mas, nesse caso, você não trouxe um deles, justamente o tópico (frase de efeito)
D2
-> novamente sem topico frasal
-> em ambos os parágrafos você trouxe uma argumentação, digamos, superficial. Você precisa mostrar sua opinião/posicionamento. A parte da “afirmação” e “opinião” dos parágrafos de desenvolvimentos são justamente os locais para se problematizar, abordando causas/consequencias, problemas.
CONCLUSÃO
-> jamais use “através” com o sinonimo de “por meio/intermédio de”, pois significa “atravessar/algo que atravessa”. O enem deixa passar esse desvio, mas não é correto.
-> agente: Secretarias de educação municipais e Governo
-> ação: criem campanhas educativas para pais e alunos
-> meio/modo: por meio de palestras informativas
-> finalidade: ?
-> detalhamento: orientam o importante papel de cada indivíduo de modo a trazer lucidez sobre a temática
-> otima retomada
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 160
= 820 [representativa]
Parabéns pelo texto, qualquer coisa só chamar! =)
anacarolinabozi
Ei, primeiramente, uma excelente redação! Acho que seria interessante destacar no primeiro parágrafo ou na tese, o tráfico de pessoas com o contexto atual brasileiro, visque o tema é combate ao tráfico NO BRASIL. E na proposta de intervenção é importante ressaltar que os agentes precisam ser escritos com letra maiscúla (Governo Estadual e Secretaria Municipal de Educação). Achei que usou um excelente repertório e uma boa contextualizção.