No filme 12 anos de escravidão, é retratado a trajetória de Solomon Northup, negro e livre, que após aceitar um trabalho em outra cidade é sequestrado e vendido. Fora da ficção, é fato que essa problemática persiste, onde o tráfico de pessoas é silencioso e as vidas inocentes são enganadas.
Em primeiro lugar, é importante destacar a vulnerabilidade em que a maioria das vítimas estão acometidas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), define tráfico como recebimento de pessoas, por meio de ameaças, de fraude, de engano, de abuso de poder ou posição de vulnerabilidade. Assim , no Brasil os principais alvos são crianças e adolescentes, seguidas por pessoas em situações precárias de subsistencia.
Consequentemente, na crise provocada pela COVID- 19, esses números duplicaram. Paralelamente, dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos mostram um aumento no tráfico de 57,23% sendo 30% dos casos, meninas e mulheres. Logo, a pobreza e as desigualdades econômicas são atrativos para os praticantes desse negócio ilícito.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para combater o tráfico de pessoas no Brasil, urge que o Ministério da justiça crie, por meio de leis, campanhas e palestras, métodos para população identificar e ajudar as vítimas , além de incentivar a denúncia dos possíveis aliciadores. Somente assim, será possível propagar a informação e amenizar o quadro atual.
Obs: atribuem nota, por favor!
Ilovebungostrayd
Vou pegar um pouquinho no pé da sua gramática ta?
No filme 12 anos de escravidão, é RETRATADO (trocar por retratada, trajetória é substantivo feminino) a trajetória de Solomon Northup, negro e livre, que após aceitar um trabalho em outra cidade é sequestrado e vendido. Fora da ficção, é fato que essa problemática persiste, ONDE (nunca usar onde ao menos que se refira a um lugar físico) tráfico de pessoas é silencioso e as VIDAS INOCENTES SÃO ENGANADAS.
(Frase tendenciosa e não informativa)
“Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), DEFINE tráfico como[…]”
Trocar por define-se, ou mudar a frase para:
“A ONU define tráfico como […]”
“Assim , no Brasil os principais alvos são crianças e adolescentes, seguidas por pessoas em situações precárias de subsistencia.”
É o desenvolvimento da redação,desenvolva o PORQUÊ dos principais alvos serem estes, cite exemplos, disserte sobre.
Consequentemente, na crise provocada pela COVID- 19, esses números duplicaram. Paralelamente, dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos mostram um aumento no tráfico de 57,23% sendo 30% dos casos, meninas e mulheres. LOGO,** a pobreza e as desigualdades econômicas são atrativos para os praticantes desse negócio ilícito.
Esse logo não remete a nenhuma fala anterior.
Você está adicionando algo novo, portanto não use conectivos que remetem à frase anterioe. De novo, procure desenvolver o porque do atrativo de pessoas em situação de pobreza para o tráfico.
“Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse.** Para combater o tráfico de pessoas no Brasil, urge que o Ministério da justiça crie, por meio de leis, campanhas e palestras, métodos para população identificar e ajudar as vítimas , além de incentivar a denúncia dos possíveis aliciadores. Somente assim, será possível propagar a informação e amenizar o quadro atual.”
A primeira frase é retórica, ou seja, não agrega em nada. Não comece parágrafos com portanto. É óbvio que medidas devem ser tomadas. Faltou desenvolver a conclusão. Como exemplos de intervenções eu sugiriria investimento em inteligência pela polícia, maior regulamentação das fronteiras e investimento em segurança pública, com instalação de câmeras de segurança, etc.
Não vou citar nota por competência, mas eu te daria entre 400 e 500 pontos com base em um máximo de 1000
(Deu mt trabalho kk se puder dar um voto pra cima agradeço!)
Que esteja bem
Teddy
1º Parágrafo
Ao colocar o nome de um filme ou citação utilize aspas (“”)
Não há tese (pelo menos não uma clara)
O trecho “e as vidas inocentes são enganas” está confuso
2º Parágrafo
“define tráfico como recebimento de pessoas, por meio de ameaças, de fraude,”, este trecho também está confuso, recomendo remover a primeira vírgula, melhoraria o sentido, pois diria que as pessoas são colocadas em tal situação devido ás ameaças, fraudes, etc
“subsistência” possui acento
3ºParágrafo
Falta uma vírgula para separar “no tráfico de 57,23%” e ” sendo 30% dos casos”
4º Parágrafo
Utilizou “para” duas vezes na mesma linha, procure sinônimos
Conclusão
Achei o texto um pouco expositivo de mais
Falta trabalhar melhor os seus argumentos
Por exemplo, você cita diversas vezes que as vítimas são pessoas em condições de precariedade e subsistência, mas o que iria fazer para melhorar o quadro delas?
Acredito que isso ficou meio vago na proposta de intervenção, você precisaria não só de algo para fazer que elas não sejam exploradas, porém, de algo que as ajude a sair dessa situação de vulnerabilidade, pois foi isso que você defendeu no seu texto inteiro.
Eu não sou tão experiente para dar notas, entretanto eu daria algo assim:
C-1: 120 (vírgulas que deixaram o texto meio confuso)
C-2: 160 (falta de desenvolvimento das informações)
C-3: 120 (falta um pouco de organização nos períodos)
C-4: 160 (os conectivos estão ok, mas a argumentação nem tanto)
C-5: 120 (tem os 5 agentes, mas achei que fugiu um pouco do exposto na argumentação)
*PS: ESTA É SÓ A MINHA OPINIÃO, POSSO ESTAR ERRADO, ENTÃO PEÇO DESCULPAS SE TIVER FALADO ALGUMA BOBAGEM