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Tema: Os principais obstáculos para o combate ao tráfico de pessoas no Brasil.

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Na série televisiva da Netflix, “Stranger Things“, é retratado o misterioso desparecimento de um garoto de 12 anos após uma noite de jogos com seus amigos. De início a série de núncia os efeitos da desaparição em uma comunidade. Uma mãe desolada, os amigos confusos, e a cidade à procura de Will Byers. Fora das telas, fica claro que a realidade apresentada no seriado pode ser relacionada aos obstáculos do combate ao tráfico de pessoas: O silenciamento veiculado a escassez de informação e a desvalorização de indivíduos periféricos em situações vulneráveis.

Em primeiro lugar, consoante a filosofa brasileira, Djamila Ribeiro, “O silêncio é cúmplice da violência”. Djamila explica que e preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há o silenciamento instaurado a questão do tráfico humano, visto que não há discussões e desprovimento de informação. Assim, urge tornar visível esta realidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

Em segunda análise, a obra, “O cidadão invisível”, trata da desvalorização de indivíduos na sociedade brasileira. De fato, a crítica de Dimenstein é verificada no tráfico de pessoas, que se utiliza as assimetrias socioeconômicas presentes no Brasil. Em suma, a vulnerabilidade desses indivíduos, ações delitivas se tornam recorrentes em suas vidas.

Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Faz-se necessário, pois, que as Secretarias de educação municipais, em parceria com o governo estadual, criem campanhas educativas para pais e alunos, através de palestras informativas que orientam o importante papel de cada indivíduo de modo a trazer lucidez sobre a temática. Ademais, a participação das redes sociais das escolas pode-se atingir um maior público. Por fim, dessa forma será possível que a realidade da série televisiva seja evitada.

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3 Correções

  1. Oii, tudo bem ? Vou corrigir, se você ver que cometi alguma incoerência, me avisa, tá? :)

    INTRO
    -> ausencia de virgula após ‘inicio’: “De início a série”
    -> acredito que tenha sido erro de digitação “de núncia”
    -> após o dois pontos é desnecessário a letra maiuscula
    -> estruturação correta

    D1
    -> o INEP não considera as expressões “Em primeiro lugar/análise/plano” como conectivos. Se possivel, evite usa-las, pois sua redação precisa de 10 conectivos, no minimo
    -> ausência de crase: ” a questão do tráfico”
    -> sua argumentação ficou bem curta, grande parte foi falando da autora.
    -> quanto à estruturação, senti falta do seu tópico frasal, pois vc ja começou com a citação. Claro que a ordem dos elementos pode ser trocada, mas, nesse caso, você não trouxe um deles, justamente o tópico (frase de efeito)

    D2
    -> novamente sem topico frasal
    -> em ambos os parágrafos você trouxe uma argumentação, digamos, superficial. Você precisa mostrar sua opinião/posicionamento. A parte da “afirmação” e “opinião” dos parágrafos de desenvolvimentos são justamente os locais para se problematizar, abordando causas/consequencias, problemas.

    CONCLUSÃO
    -> jamais use “através” com o sinonimo de “por meio/intermédio de”, pois significa “atravessar/algo que atravessa”. O enem deixa passar esse desvio, mas não é correto.
    -> agente: Secretarias de educação municipais e Governo
    -> ação: criem campanhas educativas para pais e alunos
    -> meio/modo: por meio de palestras informativas
    -> finalidade: ?
    -> detalhamento: orientam o importante papel de cada indivíduo de modo a trazer lucidez sobre a temática
    -> otima retomada

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160
    = 820 [representativa]

    Parabéns pelo texto, qualquer coisa só chamar! =)

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  2. Olá, sua redação apresenta uma estrutura um pouco truncada, com alguns excessos de pontuações em lugares indevidos e uma ortografia semi falha.
    INTRODUÇÃO:
    – de início/ falta da vírgula após o termo
    – de núncia/ * denúncia
    D1:
    – carência da frase de efeito
    – e/ é
    – desenvolva mais sua argumentação acerca de seu próprio ponto de vista
    D2:
    – carência da frase de efeito
    – falta de uma argumentação mais elaborada a cerca da alusão supracitada
    CONCLUSÃO:
    – bem elaborada
    – vírgulas desnecessárias
    Competências:
    C1=120
    C2=140
    C3=140
    C4=180
    C5=120
    Nota= 700

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  3. Ei, primeiramente, uma excelente redação! Acho que seria interessante destacar no primeiro parágrafo ou na tese, o tráfico de pessoas com o contexto atual brasileiro, visque o tema é combate ao tráfico NO BRASIL. E na proposta de intervenção é importante ressaltar que os agentes precisam ser escritos com letra maiscúla (Governo Estadual e Secretaria Municipal de Educação). Achei que usou um excelente repertório e uma boa contextualizção.

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