Iniciante

TEMA: Os perigos dos “stalkers virtuais” no século XXI

  • 0

          A sociedade contemporânea vive os resultados da chamada Terceira Revolução Industrial, caracterizado pelos avanços tecnológicos. Nesse contexto, explicita-se enormes evoluções na ciência e, por outro lado, diversos impactos negativos, por exemplo, os riscos advindos dos “stalkers” virtuais no século XXI. Nessa lógica, o âmbito antagônico relaciona-se à ineficiência governamental e descumprimento de leis.  

          A priori, é fulcral destacar que as perseguições virtuais derivam da escassa atuação dos setores governamentais, no que concerne às ações que coíbam esse ato. Segundo a tríade contratualista – Hobbes, locke e Rousseau – é dever do Estado garantir a proteção dos cidadãos em troca de algumas liberdades individuais. No Brasil, não é concretizado, por exemplo, pela falta de investimentos em fiscalização virtual. Por conseguinte, levando à impunidade dessas atividades. 

          Outrossim, é válido reconhecer que o panorama apresentado é capaz de ferir os direitos constitucionais. Segundo o artigo cinco da Constituição Federal, a privacidade é uma garantia social. Assim, o cyberstalking – ato de vigiar ou espiar alguém pela internet – representa uma ruptura do código de lei. Dessa forma, mudanças emergenciais devem ser adotadas para proteger a cidadania que engloba tanto direitos quanto deveres. 

          Portanto, medidas devem ser tomadas para mudança de paradigma. Desse modo, a fim de garantir a privacidade social, reduzir e minimizar as ações dos  “stalkers” virtuais, urge que o Poder Executivo, responsável pela gestão administrativa, promova fiscalização e monitoramento virtual em endereços eletrônicos e apps que são usadas para esses fins. Dessa forma, efetuado por meio de investimentos financeiros que devem ser aplicados em profissionais qualificados. Somente assim, atenuar-se os perigos do uso inadequado da internet, a médio e longo prazo, atingindo o ideal contratualista.

OBS: Para quem for corrigir peço que aponte os desvios gramaticas e ortográficos, pois tenho dificuldade de identificar. Além disso, coloque as notas por competências e os pontos para serem melhorados… Desde já agradeço.

Compartilhar

3 Correções

  1. você faz uma ótima abordagem do tema. Parabens! No entanto, é preciso melhorar em alguns pontos…
    1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160
    Note que há alguns desvios gramaticais no seu texto. Tente melhorar nisso
    2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160
    Você já apresenta uma excelente defesa de ponto de vista, delineando caminhos promissores e com qualidade. Os fatos, informações e opiniões estão relacionados ao tema proposto e ao ponto de vista defendido.
    3. DEFESA / COERÊNCIA: 120
    Note que nos desenvolvimentos voce da os repertorios mas não aprofunda neles, defendendo seu ponto de vista. Tente melhorar essa parte para atingir a nota máxima.
    4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 200
    Você articulou bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. Parabens!
    5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 200
    Agente: Poder Executivo, responsável pela gestão administrativa (tente detalhar mais quem é essa gestão administrativa, porque esta muito generico)
    ação promova fiscalização e monitoramento virtual
    modo investimentos financeiros
    efeito Somente assim, atenuar-se os perigos do uso inadequado da internet, a médio e longo prazo, atingindo o ideal contratualista.
    detalhamento que devem ser aplicados em profissionais qualificados ( da próxima, tente detalhar cada um desses tópicos. Isso pode aumentar sua nota nas outras competencias)
    NOTA: 840

    • 0
  2. Boa redação, bem estruturada, porém trabalhando um pouco mais pode melhorar
    Competência 1 160 pontos
    + “ciência e, por outro lado” não precisa da vírgula depois do “e”
    + cyberstalking deveria estar entre parênteses
    Competência 2 160 pontos Apresentou bom sociocultural mas faltou desenvolvimento do 2 e 3 parágrafos
    Competência 3 160 pontos Usou bem também informações em um ponto de vista
    Competência 4 160 pontos Poderia ter usado mais elementos de coesão
    Competência 5 200 pontos
    Total 840 pontos

    • 1
    • A priori, é fulcral destacar que as perseguições virtuais derivam da escassa atuação dos setores governamentais, no que concerne às ações que coíbam esse ato. Segundo Rousseau, é dever do Estado garantir a proteção dos cidadãos em troca de algumas liberdades individuais. Entretanto, é observável o descumprimento desse acordo, exemplificado, pela falta de monitoramento nos meios tecnológicos para garantir uma navegação segura e privada. Sob esse prisma, tem-se como causa os investimentos reduzidos por parte do poder público na efetivação dos direitos dos indivíduos. Por conseguinte, levando à impunidade dessas atividades.
      Outrossim, é válido reconhecer que o panorama apresentado é capaz de ferir os direitos constitucionais. De acordo com artigo cinco da Constituição Federal, a privacidade é uma garantia social. Dessa maneira, o “cyberstalking” – ato de vigiar ou espionar alguém pela internet – representa uma ruptura do código de lei. Dessa forma, torna-se evidente que essas ações são fortemente prejudiciais aos moldes democráticos propostos no contexto brasileiro. Sendo assim, mudanças emergenciais devem ser adotadas para proteger a cidadania brasileira que vem sendo abalada pelo uso inadequado e criminoso do meio virtual.
      Você acha que os desenvolvimentos dessa forma ficaram melhores ? Depois que fiz a leitura da sua correção e olhei novamente a redação percebi o desfalque de argumentos, pois foquei mais em contextualizar do que realmente aprofundar. Muito obrigada, ótima correção.

      • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.