Durante a série de TV estadunidense “Grey’s Anatomy”, é mostrado a história de Jo Wilson, uma médica que sofre uma profunda depressão após descobrir sua origem, se isolando dos amigos e familiares. Diante disso, é possível relacionar a ficção com a realidade no Brasil que, por falta de divulgação sobre a depressão, além do alto preço do tratamento, os índices negativos sobre a doença tendem a crescer e seu tratamento abranger um número cada vez menor de pessoas, sobretudo os jovens e adolescentes.
Mormente, é importante destacar a forma que os padrões estabelecidos pela sociedade, aliada a falta de conhecimento a respeito do óbice, aumentam e agravam a proliferação da doença. Segundo o livro “A Sociedade do Espetáculo”, do escritor Guy Debord, os indivíduos vivem em uma constante atuação, buscando cumprir as expectativas criadas pelas pessoas em seu entorno. Nesse sentido, a quebra de paradigma reflete no sentimento de decepção e, com a falta de entendimento e subestimação da população sobre a enfermidade, é ocasionado a falta de diálogo entre parentes e vítimas, impossibilitando o tratamento, além de gerar, em alguns casos, em ações como a auto mutilação e o suicídio, fortalecendo, desse modo, o ideal defendido por Paulo Freire, de que a educação é primordial para a melhoria do país.
Ademais, é inegável o alto valor dos medicamentos antidepressivos, o que dificulta um bom tratamento, principalmente para as pessoas carentes, moradoras das periferias do Brasil. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é assegurado o direito à saúde a todos os habitantes. Tal garantia não vem sendo cumprida, haja vista que vários municípios não possuem estrutura e medicamentos gratuitos para todos os enfermos. Conforme a OMS, o número de casos de suicídio entre jovens de 10 a 19 anos vem aumentando a cada ano. Dessa forma, a falta de amparo do Governo com os doentes geram consequências drásticas, sendo inaceitável para um país que busca o desenvolvimento esse tipo de impasse.
Portanto, medidas são necessárias para resolver a questão da depressão no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Saúde, conscientizar a população sobre a gravidade da temática, por meio de consultas gratuitas em psiquiatras e psicólogos para cidadãos carentes, promoção de palestras e seminários nas escolas, por intermédio de profissionais de saúde, além de destinar uma verba maior para os municípios, para obtenção de medicamentos gratuitos para a distribuição entre os necessitados, com o fito de fornecer um melhor entendimento sobre o assunto e um tratamento digno. Para assim, termos menos casos como o retratado em “Grey’s Anatomy”.
(Padrão Enem)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
– Concordância: é MOSTRADA a história
– Inserir crase: aliada à falta de conhecimento a respeito do óbice
– Concordância: é OCASIONADA a falta de diálogo
– Alguns períodos do seu texto estão muito longos, o que torna o seu texto cansativo e interfere também na coesão e coerência textual. Por isso, faça períodos de 2 a 3 linhas, no máximo.
– Não separa sujeito de verbo com vírgula: Logo, cabe ao Ministério da Saúde conscientizar a população
– Ainda bato na mesma tecla: Não use verbos em primeira pessoa, pois não é recomendável para um texto dissertativo argumentativo. Troque “termos” por “terão”
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Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
-A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Notei que você trouxe para a redação mais de um repertório sociocultural de áreas diferentes para enriquecer sua argumentação. Muito bem! Além disso, você relacionou os repertórios com a discussão que estava sendo desenvolvida na dissertação. Excelente!
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Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– É nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Seus argumentos devem conversar entre si e devem ser desenvolvidos na sua dissertação, TODOS eles. Infelizmente, suas teses precisam ser mais organizadas. Por causa do período longo da introdução, a sua ideia ficou confusa. Faça o contexto, a problemática e depois apresente as teses. Assim, seu texto ficará melhor planejado. Além disso, organize a estrutura do desenvolvimento 1, fazendo o desfecho argumentativo no último período, seja isso uma incitação à solução, uma síntese de ideias ou uma consequência.
– Observação: cuidado com o excesso de repertórios nos desenvolvimentos, pois eles devem apenas servir de base pro seu argumento. Excesso de repertório pode deixar o seu texto expositivo. O uso do livro no D1 já era suficiente pra comprovação da sua argumentação.
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Competência IV (160): Articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– Houve repetição da preposição “para” na conclusão.
– Houve repetição do conectivo “além de”
– Como mencionei na competência l, a sua introdução, seu D1 e conclusão apresentam períodos muito longos, o que dificulta o entendimento em algumas partes, ou seja, prejudica a coerência e coesão textual. Faça períodos mais curtos, para que seu texto seja facilmente lido pelo corretor!
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– Sua proposta apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
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– Logo, cabe ao Ministério da Saúde (AGENTE) conscientizar a população sobre a gravidade da temática (AÇÃO), por meio de consultas gratuitas em psiquiatras e psicólogos para cidadãos carentes (MODO/MEIO), promoção de palestras e seminários nas escolas, por intermédio de profissionais de saúde, além de destinar uma verba maior para os municípios, para obtenção de medicamentos gratuitos para a distribuição entre os necessitados (DETALHAMENTO), com o fito de fornecer um melhor entendimento sobre o assunto e um tratamento digno. (FINALIDADE)
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Nota final: 880
Milene Dalcin
Olá, já adianto que não sou nenhuma especialista no assunto, no entanto, estou estudando redação e espero que possa ajudar você. Primeiramente, gostaria de dizer que achei uma redação muito boa, adorei que você contextualizou usando Grey’s. No entanto, vejo algumas questões que você deve trabalhar melhor, como, principalmente, o uso de períodos muito longos (na introdução, desenvolvimento 1 e conclusão). Procure fazer períodos menores (3 na introdução, 4 nos desenvilmentos e, no mínimo, 3 na conclusão – de preferência 4). Ademais, sugiro que você revise alguns conceitos de gramática, como, por exemplo, o uso de vírgula e de concordância. Bem como, sempre explique bem suas citações, além de citar apenas quando a frase/repertório geral for diretamente ligado ao tema. Notas por competência (baseadas no meu conhecimento):
Competência 1: 160
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Nota completa: 860
Yago42409
Não sou o mais recomendado a analisar uma redação desse nível já que sou apenas um estudante querendo melhorar em redação, com certeza aparecerá alguém que possa atender as suas expectativas quanto a correção, mas o que posso dizer é que sua redação está muito bem escrita, achei que usar Paulo Freire no final ficaria sem sentido pois é necessário explicar um pouco mais a citação, mas acredito que não, sua intro está impecável, seus Desenvolviementos muito bons e sua Conclusão nota 200. Se fosse para chutar uma nota eu diria no mínimo 920, boa sorte e bons estudos