TEMA: Os desafios da educação no Brasil

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Boa tarde gente, se puderem pfr corrijam de acordo com as competências do Enem. Desde já agradeço pela leitura e correção.

 

O artigo 205 da constituição federal de 1988, defende que a educação é direito de todos e dever do estado. No entanto, tal documento parece não ter se reverberado quando se observa o cenário atual no brasil no qual a educação ainda enfrenta desafios como a falta de investimentos e de uma boa infraestrutura.

 

Sob um primeiro plano, a falta de uma boa infraestrutura pode trazer consequências como o abandono, evasão escolar e reprovação, já que a estrutura da escola não tem os itens básicos para atenderem as necessidades dos alunos como o fornecimento de água, energia elétrica, limpeza dos ambientes, salas de aula confortáveis e etc. Nessa perspectiva, essa falta de estrutura pode também influenciar muito na educação. Segundo um estudo realizado pelo banco interamericano de desenvolvimento (BID), o desempenho dos alunos que estudam em ambientes com boa infraestrutura é superior aos que estão em escolas que não utilizam ambientes adequados.

 

Ademais, vale lembrar da citação do economista britânico, Sir Arthur Lewis, “educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” Essa citação do economista significa que vale a pena investir na educação, e Sir Arthur Lewis como o homem sucedido que foi, só comprova a sua citação. Contudo, não é o que acontece no Brasil visto que o investimento em educação ainda é insuficiente, já que, segundo o portal do MS, nos últimos 4 anos o país reduziu o investimento em educação em 56%. Logo, é evidente que o país necessita de mais investimentos na educação.

 

Portanto, os desafios da educação no Brasil devem ser combatidos. E para resolver essa problemática, cabe ao Governo Federal juntamente ao Ministério da educação(MEC) distribuir verbas por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento(FNDE) – como responsável pela execução de políticas educacionais do MEC e tendo como missão transferir recursos financeiros para garantir uma educação de qualidade a todos. Dessa forma, as escolas poderão obter os itens básicos para atender as necessidades dos alunos e também poderá dar uma melhora na infraestrutura.

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3 Correções

  1. olá sua redação está com uma base muito boa deixando a desejar em alguns detalhes, vamos lá.
    de certa forma percebe-se um planejamento de sua redação mas na hora de por em pratica vc se confundiu e deixou detalhes passar em branco, Em sua INTRODUÇÃO você apresentou suas teses e um repertorio, muito bem, mas você não apresentou o tema e nem escreveu com a estrutura correta, isso deixou a desejar.
    Nos seus DESENVOLVIMENTOS você cometeu o erro de confundir a sequências das teses, os desenvolvimentos devem retratar as teses de maneira consecutiva á elas na introdução, isso prejudica sua nota. Além da estrutura do paragrafo não estar correta, escrita de maneira desorganizada e deixando o leitor confuso.
    Sua CONCLUSÃO também deixou a desejar em sua estrutura e organização, os leitores que não entendam do assunto se sentem desorientados ao ler, E também faltou o elemento de Meio e Detalhamento.

    Em modo geral você tiraria +/- 600
    você tem muito potencial e conhecimento externo, so basta saber como aplicar
    boa sorte nas próximas redações

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  2. Introdução:
    O artigo 205 da constituição federal [1] de 1988, [2] defende que a educação é direito de todos e dever do estado. [3] No entanto, tal documento parece não ter se reverberado quando se observa o cenário atual no brasil [4] [5] no qual a educação ainda enfrenta desafios como a falta de investimentos e de uma boa infraestrutura.

    Obs.:
    1 – As iniciais de “Constituição Federal” são maiúsculas, já que é um nome de um documento.
    2 – Equívoco de vírgula, pois não se separa sujeito de verbo.
    3 – A inicial de “Estado” é maiúscula.
    4 – A inicial de “Brasil” é maiúscula, visto que um nome de país.
    5 – Ausência de vírgula.
    – Aqui tenho um conselho para te dar, sempre separe TRANSIÇÃO de TESE. Assim, será mantido uma organização, poderia ter feito dessa forma: colocaria um ponto final depois de “desafios” e iniciaria um novo período desse modo “Nesse sentido, dois fatores são relevantes: a falta de investimentos e a ausência de uma boa infraestrutura”.

    Desenvolvimento 01:
    Sob um primeiro plano, a falta de uma boa infraestrutura [1] pode trazer consequências como o abandono, evasão escolar e reprovação, já que a estrutura da escola não tem os itens básicos para atenderem [2] as necessidades dos alunos [3] como o fornecimento de água, energia elétrica, limpeza dos ambientes, salas de aula confortáveis e etc. [4] Nessa perspectiva, essa falta de estrutura [5] pode também influenciar muito na educação. [6] Segundo um estudo realizado pelo banco interamericano de desenvolvimento (BID), o desempenho dos alunos que estudam em ambientes com boa infraestrutura é superior aos que estão em escolas que não utilizam ambientes adequados. [7]

    Obs.;
    – Antes de eu começar a falar os erros gritantes, aconselho SEMPRE a fazer um tópico frasal antes de iniciar a argumentação, esse irá resumir o seu assunto do parágrafo em apenas um frase, sendo ligado com o tema e a tese. Isso também serve para o desenvolvimento 2.
    1 – Isso aqui é só no desenvolvimento 2, você deve SEMPRE seguir a ordem de argumentação da sua tese, pois, se não seguir, perderá na c3. Aqui, o seu assunto deve ser sobre “a falta de investimentos”.
    2- Erro de concordância, o correto é “atender”.
    3 – Ausência de vírgula.
    4 – NUNCA use “etc” na sua redação, pois é algo muito vago.
    5 – Esse assunto sobre falta de estrutura não é aqui.
    6 – Como é que vai “influenciar”? Fale.
    7 – Esse dado comprova a sua argumentação?
    – Faltou o tópico frasal, expliquei logo acima.
    – Cuidado com os tamanhos dos períodos, perceba que esse seu primeiro ficou enorme.
    – Faltou uma explicação do tópico frasal. Para isso, use:
    . Isso ocorre porque…
    . Esse panorama acontece porque…
    . Isso é fruto de…
    . Isso se deve ao fato de…
    . Isso se dá, sobretudo, porque…
    – Escolha um desses e use no segundo período para explicar o tópico frasal, faça a mesma coisa no d2, só que, com um diferente.
    – Faltou, também, o encerramento do parágrafo: aqui você fica responsável em concluir a sua ideia, fazendo uma reafirmação do seu ponto de vista para o corretor. Para isso, inicie-o com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, desse modo. Faça isso no d2 também.

    Desenvolvimento 02:
    Ademais, vale lembrar da citação [1] do economista britânico, Sir Arthur Lewis, “educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” Essa citação do economista significa que vale a pena investir na educação, [2] e Sir Arthur Lewis como o homem sucedido que foi, só comprova a sua citação. [3] Contudo, não é o que acontece no Brasil [4] visto que o investimento em educação ainda é insuficiente, já que, segundo o portal do MS, nos últimos 4 anos [5] o país reduziu o investimento em educação em 56%. Logo, é evidente que o país necessita de mais investimentos na educação.

    Obs.:
    – Antes de mais nada, gostaria de falar uma coisa muito importante, apesar de eu já ter visto uma ou outra redação nota mil com o repertório no início do parágrafo, recomendo a não fazer isso, faça o tópico frasal do jeito que eu falei acima.
    1 – Troque “citação” por uma dessas “ideia/máxima/pensamento”.
    2 – Equívoco de vírgula.
    3 – Troque novamente essa palavra, pois ela é muito informal na redação.
    4 e 5 – Ausência de vírgulas.
    – faltou se aprofundar na argumentação, visto que só está pincelado por cima, poderia ter explicado, por exemplo, o motivo de ocorrer a falta de investimento no setor educacional.

    Conclusão:
    Portanto, os desafios da educação no Brasil devem ser combatidos. E para resolver essa problemática, cabe ao Governo Federal [1] [2] juntamente ao Ministério da educação (MEC) [3] distribuir verbas através [4] do Fundo Nacional de Desenvolvimento(FNDE) – como responsável pela execução de políticas educacionais do MEC e tendo como missão transferir recursos financeiros para garantir uma educação de qualidade a todos. Dessa forma, as escolas poderão obter os itens básicos para atender as necessidades dos alunos e também poderá dar uma melhora na infraestrutura.

    Obs.:
    1 – As iniciais de “governo federal” são minúsculas.
    2 e 3 – Ausência de vírgulas.
    4 – Uso inadequado da palavra “através”, uma vez que significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
    – Senti falta de mais detalhamento, eu percebi que você detalhou o agente, não é uma coisa que eu aconselho a fazer, pra ser bem sincero, acho uma perda de tempo, aconselho a detalhar o MEIO, nesse casso, detalhar como ocorrerá essa distribuição de verbas.

    Nota:
    c1: 120
    c2: 120
    c3: 120
    c4: 160
    c5: 160
    TOTAL: 680//

    Infelizmente não tive como explicar tudo detalhadamente, pois não tem como aprender muita coisa com apenas uma correção. Eu irei montar um grupo particular no WhatsApp, caso queira participar ou conheça alguém que queira, mande-me uma mensagem. As vagas são LIMITADAS.

    j

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  3. Boa tarde

    Introdução: Você não apresentou uma tese muita clara e objetiva. Faltou mais períodos para você contextualizar melhor. Sua tese deve ser curta e clara, uma frase resumida. É necessário também, sua introdução ter uma conclusão dela no último período, isso já desconta ponto na C3.

    D1: O seu primeiro período ficou muito extenso, ficaria melhor se você o dividisse em DOIS períodos. O Primeiro você reafirmaria seu argumento citado na introdução, e, no segundo, você justificaria/explicaria/contextualizaria ele, dessa forma ficaria melhor estruturado. Faltou também, a conclusão do primeiro desenvolvimento, o que te faz perder bastante ponto na C3. Resumindo, pecou na estruturação.

    D2: Gostei muito do repertório, demonstra que você tem conhecimento em outras áreas, o que é importante. Porém, 3 erros, sendo eles:

    – Usou dois repertórios em um desenvolvimento só
    – Só apresentou 2 períodos, deixando o texto super extenso
    – Não apresentou conclusão

    Conclusão: ”E para resolver essa problemática”, faltou a vírgula depois do ”E”, já desconta também ponto na C1. Além disso, ”E” não é um conectivo bem aceito no ENEM, existe muitos outros melhores, como: Sendo assim, Diante disso… Todos esses se encaixariam melhor. Você colocou o agente, ação e consequência. Faltou o meio e detalhamento.

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 120
    C5: 120

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