TEMA: OBJETIFICAÇÃO DA MULHER – (ESTILO ENEM)

  • 0

Na distopia canadense “The handmaid’s tale” é retratada uma sociedade patriarcalista, em qual as mulheres, não casadas com os chamados “comandantes”, são usadas como aias, essas mulheres são forçadas a realizarem “cerimônias”, em que os comandantes as forçam a terem relações sexuais enquanto suas mulheres seguram as mãos da aia. Fora das telas, as mulheres enfrentam diariamente uma luta pela igualdade de gênero, visto que, em pleno secúlo XXI, ainda existe a figura da mulher como inferior ao homem, entretanto outros desafios passam despercebidos na sociedade, como a objetificação da mulher.
A objetificação do corpo feminino é consequência direta de uma sociedade patriarcal, em que as mulheres são vistas primeiro como objeto sexual do homem ao invés de serem vistas como indivíduo. Desse modo, para atender esse “dever”, o corpo da mulher foi submetido ao cumprimento de diversos requisitos para que a mesma fosse considerada atraente para o homem. Essa ideia é amplamente promovida pela mídia, visto que, para a atração de público masculino, geralmente, as mulheres são submetidas a comportamentos e vestimentas extremamente sexuais.
Por consequente, um padrão do corpo feminino foi imposto, prepertuado pelo machismo e pela indústria de beleza, em que mostram por meio de propagandas o corpo adequado de uma mulher, gerando assim uma autoobjetificação da mulher. Na música “Carta pra Mim” de Priscila Benner, ela diz “se tira dessas ondas de padrões, não deixa a vida para depois, bonito mesmo é ser feliz…” nesse verso retrata-se a pressão ao qual o corpo da mulher é submetido e em busca de se encaixar nesses padrões, problemas psicológicos são desenvolvidos, como bulimia e anorexia.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, a mídia deve tomar medidas corretivas, censurando propagandas em que o conteúdo faz apelação ao corpo da mulher como objeto, além de divulgar o empoderamento feminino, desconstruindo assim os esteriótipos impostos, com o fim de solucionar a problemática da objetificação da mulher.

Compartilhar

3 Correções

  1. Seu texto ficou muito bom, e seu ponto de vista foi fortemente defendido, o que é muito importante. Porém, algumas coisinhas poderiam melhorar, como na introdução, onde vc poderia ter encurtado ela um pouco e já ter explicitado o seu ponto de vista acerca do assunto e as teses que vc defenderia (uma dica: é muito bom trabalhar com causa e consequência, pois garante fluidez e uma linha de raciocínio bem mais fácil de desenvolver). E na sua conclusão vc poderia ter citado como agente algum órgão (como a Secretaria Especial de Comunicação Social) e não apenas mídia, pois dá uma ideia um pouquinho ampla (é como colocar apenas Estado ao invés de um órgão). Além disso, vc poderia ter feito uma última frase retomando a sua alusão da introdução, pois isso deixaria seu texto totalmente linkado.
    Enfim… sua redação ficou muito boa e tem um bom potencial, basta dar atenção a alguns aspectos como esses que citei, investir pesado no repertório (que enriquesse muito a redação) e praticar bastante que vc conseguirá desenvolver uma texto perfeito.
    Espero ter ajudado! :)

    • 1
  2. Redação muito boa!A escrita está boa, muito bem explicada e exemplificada. Bastante uso das áreas de conhecimento geral, realmente está na média dos 900 pontos, mas cuidado, procure, na sua intervenção, colocar pelo menos 2 agentes e se for colocar a mídia tente especificar qual setor e por onde ela deve faze-lo, por exemplo. mas está bem explicada
    obs: vc viu vídeo da Aladim? “portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse”

    • 0
  3. Redação simplesmente maravilhosa, não vi erros de escrita, explicou muito bem a situação, propôs uma solução eficiente e adequada, as citações tanto do trecho da música quanto da série foram muito boas mesmo, se tiver algum erro provavelmente vai ser pelo uso de vírgula ou ponto. Enfim, acho que sua redação consegue pelo menos uns 900 pontos, parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.