Após a Terceira Revolução Industrial a população sofreu uma intensa transformação nos seus hábitos alimentares. Nesse contexto, o mercado alimentício se desenvolveu ao incorporar os alimentos ultra-processados. Hodiernamente, observa-se os efeitos desses, principalmente, na saúde das crianças e jovens brasileiros. Assim, levanta-se o debate à cerca das causas e dos riscos que permeiam a obesidade infanto-juvenil no país.
Em primeira análise, destaca-se elementos que contribuem para a situação do elevado índice de obesidade infantil. Nessa ótica, têm-se as estratégias de marketing de empresas que visam a atração do público infantil; como exemplo, é viável citar o produto Mac Lanche Feliz, ao passo que esse, ao assimilar personagens conhecidos das crianças, induz à compra. Ademais, perpetua-se no Brasil o desconhecimento sobre a educação paladar, prática, saudável, para o contato das crianças com os alimentos. Assim, vê-se um cenário favorável à obesidade entre os jovens.
Em segunda análise, há urgência no debate sobre as consequências da doença para a sociedade. Patologias crônicas, doenças cardiorrespiratórias, distúrbios físicos e psicossociais são algumas das inúmeras dificuldades que crianças no sobrepeso poderão desenvolver ao longo de seu crescimento. Nesse contexto, cálculos recentes mostram um aumento alarmante do número de adultos obesos na próxima década, fator que será um dos resultados da falta de tratamento da obesidade infantil.
Infere-se, portanto, a necessidade da criação de programas socioeducativos pelo Governo Federal e da mobilização social, para a atenuação da obesidade infantil no Brasil. Para tal, o Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação devem interferir na educação básica, por meio da atualização da grade curricular, ao passo que vise práticas saudáveis para reeducação alimentar. Outrossim, às famílias e toda a sociedade devem se mobilizar, por meios que possibilitem o acesso a alimentos saudáveis e saborosos às crianças. Só assim, indubitavelmente, ocorrerá, uma significativa modificação de padrões alimentares, uma atenuação dos casos de obesidade e a garantia do desenvolvimento alimentar infantil.
stefanibrb_
Começou com uma alusão histórica,
Palavras conectivas bem utilizadas,
1° Argumentação: Marketing que visam a atração do público infantil
2° Argumentação: Doenças que geram dificuldades no sobrepeso da criança.
Solução: Programas Socioeducativos.
Agente: Governo Federal, Ministério da Saúde e da Educação
Ação: Mobilização social.
obs: Ótimas argumentações, conectivos bem utilizados, palavras conhecimento diverso, agentes significativos, boa solulção.
juhandelina
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): Alguns erros são encontrados, a exemplo de “se desenvolveu (desenvolveu-se)”, ” das crianças e *dos* jovens brasileiros”, etc. Por isso, 160.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): Seu texto é dissertativo-argumentativo, mas não possui uma argumentação consistente vinculada a seu repertório sociocultural, principalmente no D2 que não aponta o veículo o qual você fez encontrou a porcentagem. Por isso, 120.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): Como sua argumentação apresenta falhas, seu ponto de vista não está amplamente explícito. Por isso, 120.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): Seu conectivos são variados, mas seu texto não está completamente coeso, por falta de alguns mecanismos linguísticos em alguns períodos. Por isso, 160.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Infere-se, portanto, a necessidade da criação de programas socioeducativos pelo Governo Federal e da mobilização social, para a atenuação da obesidade infantil no Brasil. Para tal, o Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação (AGENTE) devem (AÇÃO) interferir na educação básica, por meio (MEIO/MODO) da atualização da grade curricular, ao passo que vise práticas saudáveis para reeducação alimentar (FINALIDADE). Outrossim, às famílias e toda a sociedade (AGENTE) devem (AÇÃO) se mobilizar, por meios (MEIO/MODO) que possibilitem o acesso a alimentos saudáveis e saborosos às crianças. Só assim, indubitavelmente, ocorrerá, uma significativa modificação de padrões alimentares, uma atenuação dos casos de obesidade e a garantia do desenvolvimento alimentar infantil.” Por isso, 160.
Continue praticando, melhorando e persistindo, torço por você!!! (:
bicodeviuva
1)boa redação, tem um bom esqueleto de texto e provavelmente um bom projeto de texto foi realizado.
Mudaria pouca coisa nela, e uma dessas coisas seria na intervenção. Ao invés de fazer os agente ”interferir” eu usaria ”intervir”, fica mais conciso.
2) ”Outrossim, às famílias e toda a sociedade devem se mobilizar, por meios que possibilitem o acesso a alimentos saudáveis e saborosos às crianças.”
Que meios seriam esses ? Jornal ? TV? Livro? … Enfim, DETALHE tudo. Me pareceu que quis apenas jogar um agente para completar os 2.
Ademais, boa intervenção, acho que ganharia os 200 por um corretor do enem.
OBS: Corrige a minha sobre obesidade PLSSS kkkkkkk
Bons estudos mano !!!
Fernanda Menezes
Redação boa com uma boa argumentação, uso da norma culta.
Entretanto acho que na conclusão você deve apresentar uma proposta que solucione os problemas nos desenvolvimentos 1 e 2. E é necessário fazer apenas uma proposta de intervenção completa que contenha AÇÃO-AGENTE-MODO/MEIO-EFEITO não necessariamente nesta ordem e o detalhamento de um deles.
Espero ter ajudado um pouquinho!
Brendo
Redação articulada de acordo com o tema . Podemos perceber também um pouco de repertório histórico no primeiro parágrafo usando os conectivos adequados até então .Ultilizacao de várias áreas do conhecimento para defender o ponto de vista. Conclusão ficou um pouco confusa em alguns pontos sendo viável associar ela as opiniões apresentadas no texto . também as conjunções poderiam está sendo substituídas por outras para evitar repetições como podemos perceber nesse texto . Infelizmente faltou um pouco de organização das ideias do autor prejudicando um pouco sua autoria em relação o texto e sua argumentação . Nota 760
Marlonribeiro
Bom dia!
Não consegui enxergar os pontos que você citou sobre a minha conclusão! Na minha redação eu falei sobre as causas e consequências da obesidade infantil e sobre a educação paladar, no meu ponto de vista eu levei eles para a conclusão. Poderia me ajudar e esclarecer o que e como eu poderia melhorar?
Brendo
Por exemplo . Vc não acha que poderia colocar um meio de intervenção sobre as políticas de propagandas de empresas que procuram incentivar crianças a consumir alimentos processados? Como também ; será que não faltou um pouco de uso de dados estatísticos como no segundo parágrafo . Acho que a repetição do conectivos na minha opinião não caiu bem …
Maria Carolina
Parabéns, ótima redação, vc tem argumentos muito bons, soube defender muito bem a sua tese, só sugiro que acrescenté algumas mídias para fortalecer ainda mais seus argumentos, quanto ao resto está ótimo, soube fazer uma proposta de intervenção muito boa, detalhou bastante e seguiu todos os requisitos, excelente redação.👏
analaura_1
Ótima redação! A maneira como organizou os argumentos e como concluiu, me deixou “presa” ainda mais no assunto. Para deixar seu texto ainda mais “rico” , tente colocar citações como séries/filmes que citam esse problema que é a obesidade.
Kauane
Sinceramente, gostei muito da redação! Durante ela me vi presa no assunto e você realmente soube conduzir a redação perfeitamente me prendendo no desenvolvimento. Apenas senti falta de algumas citações e dados, fora isso, tudo perfeito!