Tema: O Voto como ferramenta de transformação da sociedade

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(corrijam no modelo ENEM por favor!!!)

O conceito de democracia surgiu em Atenas, na Grécia Antiga durante meados século VI a.C., dessa forma os cidadãos puderam exercer, a partir do voto, seu direito de participar na política definindo seus governantes. Contudo, apenas pessoas de determinadas classes sociais tinham essa liberdade. Atualmente, no Brasil, esse cenário mudou, o exercício da democracia permanece, porém agora, é direito de todos. No entanto, apesar dessa soberania popular, ainda existem aqueles que não conhecem o poder de transformação do voto e se permitem não participar, ou então, iludem-se por falsas promessas.

Nesse contexto, é válido salientar que nas eleições de 2020, 29,5% dos eleitores aptos a votar, optaram por não participar do segundo turno das eleições. Dessa forma, evidenciaram que, mesmo tendo o direito de escolher seus governantes, optaram pela irresponsabilidade de se abster de seu dever quanto a política brasileira como cidadãos desse país.

Em segundo plano, existem aqueles que, diferentemente desses 29,5%, exercem seu poder de sufrágio, mas de forma errônea. Nesse caso, os cidadãos deixam-se levar por falsas promessas, sem realmente analisar e se aprofundar nos perfis dos candidatos, ou apenas utilizando seus votos como moedas de troca com políticos que oferecem presentes em troca de votos. Sendo essas, as mesmas pessoas que cobram os resultados durante os quatro anos dos mandatos políticos, mas como disse Mahatma Gandhi, ativista indiano, “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver”, cada cidadão deve, antes de cobrar, agir como um ser humano e cidadão responsável.

Portanto, faz-se necessário que as instituições educacionais salientem o desenvolvimento de um senso crítico em seus alunos, para que os mesmos saibam se responsabilizar politicamente em seu país, através da análise dos candidatos. Ademais, cabe também às famílias instruir a seus filhos acerca do assunto, para que os mesmos adentrem na sociedade política cientes da importância de seus direitos, mas também dos seus deveres. Para que assim, torne-se possível a existência de uma sociedade responsável e que realmente exercite sua cidadania.

 

 

 

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3 Correções

  1. Competência 1: nível 4- apresenta poucos erros gramaticais e de pontuação.
    Competência 2: nível 5- compreendeu bem o tema da redação e usou vários repertórios para salientar o argumento.
    Competência 3: nível 3- organização mediana em relação a estrutura proposta.
    Competência 4: nível 5- bom uso de conectivos ao longo do texto.
    Competência 5: nível 4- proposta não está completa. Falta o meio/modo do qual será realizada.
    Nota final: 840.

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  2. Olá, tudo bem??????
    Vou dá minha opinião sobre sua redação, lembrando que não sou especialista rs
    Eu gostei muito do seu repertório na introdução, combinou muito com o tema. Porém, você poderia ter se aprofundado um pouquinho mais nas suas teses.
    Seu segundo parágrafo teve um bom argumento, mas ficou muito “pobre” digamos assim, você pode se aprofundar mais nos seus detalhes sobre seu ponto de vista, e explicá-los melhor.
    Seu terceiro parágrafo ficou muito bom, mas as últimas 3 linhas ficaram confusas, tente esclarecer mais.
    A conclusão está muito bom, parabéns. Está seguindo tudo o que é cobrado pelo Enem.

    Continue escrevendo e com certeza se dará muito bem.
    Espero ter ajudado, bons estudos;)

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  3. Introdução ficou muito bom, você utilizou uma excelente citação.
    Desenvolvimento 1: coerente de acordo com o tempo, gostei de como utilizou os conectivos.
    Desenvolvimento 2: na minha visão ficou ótimo! Pois você pegou um pouco da área da psicologia e argumento muito bem.
    Proposta de intervenção ficou impecável, gostei de como você interviu a problemática.
    Porém, o erro foi somente utilizar a palavra “algoritmo” repetidas vezes.
    Ao meu ver você, nessa redação você tiraria 920.

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