O filme “O menino que descobriu o vento” narra a história real de Willian Kamkwamba que por meio de livros trouxe energia e água para sua vila, onde morava. Com base nisso, fica evidente que os livros são a ferramenta para a transformação de um povo. No entanto, há uma falta de interesse e um grande desincentivo no que concerne à leitura.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falta de conteúdos mais atrativos para amenizar o desinteresse pela leitura. Segundo o escritor e psiquiatra português Antonio Lobo Antunes, um povo que nunca lê será um povo escravo. Sendo assim, pode-se observar que a leitura transforma e, também, liberta um indivíduo.
Além disso, é fundamental apontar o desincentivo que há nas escolas em relação à leitura, devido à falta de medidas governamentais e, também, a de estímulos que os professores deveriam dar. Segundo William Arthur Lewis, educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. Diante de tal exposto, fica claro que a desestimulação da leitura não pode perdurar.
Depreende-se portanto a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é necessário que as escolas por meio de palestras feitas na mesma, oriente a importância da leitura para que assim ela seja algo prazerosa e até mesmo transformadora na vida de quem lê. Assim, quem usa da leitura não será escravo, como diz Antonio, pois poderá usá-la como uma ferramenta de transformação.
stefanydamasceno
oi! parabéns pela redação!
vamos lá…
O filme “O menino que descobriu o vento” narra a história real de Willian Kamkwamba(1) que por meio de livros(2) trouxe energia e água para sua vila, (3)onde morava. Com base nisso, fica evidente que os livros são a ferramenta para a transformação de um povo. No entanto, há uma falta de interesse e um grande desincentivo no que concerne à leitura.
1- falta uma vírgula
2- ”por meio de livros” deve estar entre vírgulas
3- não existe virgula com esse pronome.
Os argumentos estão muito bons! só estude mais pontuação.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falta de conteúdos mais atrativos para amenizar o desinteresse pela leitura. Segundo o escritor e psiquiatra português Antonio Lobo Antunes, um povo que nunca lê será um povo escravo(4). Sendo assim, pode-se observar que a leitura transforma e, também, liberta um indivíduo.
4- seu único erro foi não ter citado o por quê o povo será escravo(deixou uma ideia vaga
Além disso, é fundamental apontar o desincentivo que há nas escolas em relação à leitura,(5)devido à falta de medidas governamentais e, também, a(6)de estímulos que os professores deveriam dar. Segundo William Arthur Lewis, educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido(7). Diante de tal exposto, fica claro que a desestimulação da leitura não pode perdurar.
5- não existe vírgula aí
6- poderia colocar: ”à falta de medidas governamentais e de estímulos”
7- explique o por quê (ideia vaga)
Depreende-se portanto(8) a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso(9) é necessário que as escolas(10) por meio de palestras feitas na mesma, oriente(11) a importância da leitura para que assim ela seja algo(12) prazerosa e até mesmo transformadora na vida de quem lê. Assim, quem usa da leitura não será escravo, como diz Antonio, pois poderá usá-la como uma ferramenta de transformação.
10- FALTOU VÍRGULA
11- deveria estar no plural,pois concorda com ”escolas”
12- pode retirar esse ”algo”
SEUS ARGUMENTO SÃO MUITO BONS. SÓ ESTUDE MAIS SOBRE PONTUAÇÃO E APROFUNDE SEUS ARGUMENTOS,EXPLIQUE,MOSTRE QUE VOCÊ TEM INFORMATIVIDADE. boa sorte!
nota:800
cartola682
O filme “O menino que descobriu o vento” narra a história real de Willian Kamkwamba(1) que por meio de livros trouxe energia e água para sua vila, onde morava. Com base nisso, fica evidente que os livros são a ferramenta para a transformação de um povo. No entanto, há uma falta de interesse e um grande desincentivo no que concerne à leitura.(2)
1 – vírgula
2 – tese
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falta de conteúdos mais atrativos para amenizar o desinteresse pela leitura. Segundo o escritor e psiquiatra português Antonio Lobo Antunes, um povo que nunca lê será um povo escravo(11). Sendo assim, pode-se observar que a leitura transforma e, também, liberta um indivíduo.(3)
3 – Procura aprofundar a argumentação.
11 – Explique o porquê de você pensar que um povo que nunca lê será um povo escravo.
Além disso, é fundamental apontar o desincentivo que há nas escolas em relação à leitura, devido à falta de medidas governamentais e, também, a(4) de estímulos que os professores deveriam dar(12). Segundo William Arthur Lewis, educação nunca foi despesa(6). Sempre foi investimento com retorno garantido. Diante de tal exposto, fica claro que a desestimulação(5) da leitura não pode perdurar.
4 – não precisa desse ‘a’
5 – trocar por “desencorajamento”
6 – Recomendo a argumentar sobre a citação que você trouxer. Por exemplo, aqui você poderia explicar o porquê de a educação ser um investimento com retorno garantido.
12 – Quais estímulos os professores deveriam dar?
Depreende-se(7) portanto(7) a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso(8) é necessário que as (agente) escolas(9) por meio(meio) de palestras feitas na mesma, oriente a importância da(ação) leitura para que assim ela seja algo prazerosa(10) e até mesmo transformadora na vida de quem lê(finalidade). Assim, quem usa da leitura não será escravo, como diz Antonio, pois poderá usá-la como uma ferramenta de transformação.(Detalhamento)
7 – vírgula
8 – vírgula
9 – vírgula
10 – algo prazeroso
Laysaa0
Olá, tudo bem?
A sua redação está boa, mas precisa de uns “ajustes.”
– A sua introdução está boa, mas poderia ser melhor desenvolvida e contextualizada;
– Levando a contextualização e desenvolvimento como atos necessários para uma boa redação os seus desenvolvimentos também precisam, você usou duas frases ( uma em cada desenvolvimento) mas poderia descreve-las melhor e mostrar a sua opinião sobre o problema e
– a conclusão que está boa, só precisa de ajustes.
espero ter ajudado, bons estudos!! ;)
oneperson
[introdução]
O filme, “O menino que descobriu o vento”, narra a história real de Willian Kamkwamba que por meio de livros trouxe energia e água para sua vila, onde morava. Com base nisso, fica evidente que os livros são a ferramenta para a transformação de um povo. No entanto, há uma falta de interesse e um grande desincentivo no que concerne à leitura.
repertório: OK
contextualização com o tema: OK
direcionamento de tese: OK (porém, vc pode fazer de uma forma melhor colocando no final da apresentação das suas teses “no Brasil”, já que, o enem sempre traz um problema para a nossa realidade e também ligar a sua problematização com o seu repertório.)
exemplo: […] portanto, é evidente que os livros são ferramentas para a transformação de um povo, logo, se faz necessário discutir a falta de interesse da população e o grande desincentivo provocado pelo Estado no que concerne a leitura no Brasil.
erros ortográficos: X (acho que vc poderia ter colocado o título do filme entre vírgulas, mas não sei pq não sou boa com pontuação e vc não usou plural em “ferramentas”)
[desenvolvimento 01]
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falta de conteúdos mais atrativos para amenizar o desinteresse pela leitura. Segundo o escritor e psiquiatra português Antonio Lobo Antunes, um povo que nunca lê será um povo escravo. Sendo assim, pode-se observar que a leitura transforma e, também, liberta um indivíduo.
repertório: OK (vc precisa fazer seu repertório ser produtivo, o que o que o escritor disse tem a ver com o que vc está dizendo? se for usar a frase de alguém na redação escreva ela entre aspas)
direcionamento de tese: X (vc deve começar seu parágrafo, depois do conectivo, apresentando sua tese, que no caso é a ausência de interesse dos brasileiros)
manutenção temática: X (manutenção temática é basicamente repetir o tema proposto nos seus parágrafos e vc não fez isso.)
argumentação: X (está incompleta. vc já começou falando sobre a falta de conteúdo mais atrativos ao público o que é legal, mas seria melhor vc escrever isso não no comecinho do parágrafo, ok? vc poderia usar isso na sua argumentação, porém dando exemplos como a precariedade das bibliotecas das escolas, pois na maioria das vezes os livros não são do interesse dos estudantes, ou falar sobre quais são esses livros que mais interessam a nossa população. pq a literatura liberta e transforma alguém? deixe tudo bem claro para quem irá corrigir seu texto. )
erros ortográficos: X (segundo o google, o nome do psiquiatra tem acento António)
[desenvolvimento 02]
Além disso, é fundamental apontar o desincentivo que há nas escolas em relação à leitura, devido à falta de medidas governamentais e, também, a de estímulos que os professores deveriam dar. Segundo William Arthur Lewis, educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. Diante de tal exposto, fica claro que a desestimulação da leitura não pode perdurar.
repertório: OK
direcionamento de tese: OK (está +ou- certo, vc não falou sobre escolas na sua introdução e está citando isso aqui. vc quer falar sobre o desincentivo no âmbito escolar deixei isso claro lá na introdução.)
manutenção temática: X (lembre de usar a frase tema durante sua redação)
argumentação: X (quais são essas medidas governamentais que faltam? o que acarreta a ausência de incentivo a leitura por parte dos professores? é por conta da falta de capacitação ou verbas nas escolas para comprar livros para todos?sempre bom dar exemplos.)
erros ortográficos: X (não precisa daquela ponto depois de “despesa”, talvez uma vírgula)
“[…] a de estímulos que os professores deveriam dar”, nessa parte seria melhor escrever assim:[…] a ausência de estímulos por parte dos professores para com os estudantes, como por exemplo, a organização de um clube de livro utilizando livros da biblioteca.
[conclusão/intervenção]
Depreende-se portanto a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é necessário que as escolas por meio de palestras feitas na mesma, oriente a importância da leitura para que assim ela seja algo prazerosa e até mesmo transformadora na vida de quem lê. Assim, quem usa da leitura não será escravo, como diz Antonio, pois poderá usá-la como uma ferramenta de transformação.
agente: ok
ação: ok
modo/meio: ok
detalhamento: x (como serão realizadas essas palestras? por repasse de verba do ministério da educação ou parceria com uma empresa privada, tipo, a livraria saraiva? o que será dito nessas palestras? tem de deixar bem mastigadinho, entende?)
finalidade: ok
fechamento/retomada: ok (acho que colocar o nome todo do psiquiatra seria melhor)
erros ortográficos: X (acho que “portanto” deveria estar entre vírgulas e que deveria ter vírgula depois de “para isso”. vc não colocou acento em António, não usou plural em “orientem”. penso que seria melhor conjugar tudo no futuro, tipo: orientará. “algo prazerosO e transformador” e não prazerosA e transformadorA)
obs: use mais conectivos, e busque temas que sejam mais a cara do enem no sentido de “Os desafios do hábito da leitura na atual sociedade brasileira”, entende? pq assim fica até mais tranquilo pensar nas suas teses e fazer a manutenção temática.
C1 – 120
C2 – 80
C3 – 80
C4 – 120
C5 – 120
NT – 520
não sou uma corretora profissional, porém, tentei ajudar com o que sei até o momento. não posso afirmar sobre sua nota ser essa mesmo, mas, vc está indo bem só precisa treinar mais um pouco. espero ter ajudado e bons estudos!