TÍTULO:Tinha uma pedra no meio do caminho
Consoante ao poeta Cazuza, “Eu vejo o futuro repetir o passado”, o parto como questão de saúde pública no Brasil não é um problema atual. Desde o período colonial segundo relatos de Von Martius, não existiriam mais de 12 médicos formados,essa vicissitude é uma realidade. De mesmo modo, na contemporaneidade, as dificuldades persistem devido a educação falha no nesse setor o que causa o despreparo nos hospitais.
A lei n° 9.394 de 1996, garante o padrão de qualidade do ensino, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante Aristóteles no livro “Ética e Nicômaco”, a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo se verifica que esse conceito encontra-se deturpado no país à medida que é oferta não apenas de um planejamento de estudos de maior nível, como também escolas estruturadas para este fim não está presente em todo o território nacional,o que faz os direitos permanecerem no papel.
Segundo Immanuel Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Nessa lógica,ressalva-se a importância de uma boa base escolar, para o maior número de estudantes alcançaram a formação nesta área e, assim atingir o número de profissionais demandado, isso suprirá crescentemente a carência de preparo na saúde.
Parafraseando Drummond, para que se retire as pedras do meio do caminho,destarte, são necessárias ações. Nesse sentido, urge que o Estado, por meio do envio de recursos ao ministério da Saúde, promova a construção de hospitais com maior capacidade de atendimento na obstetrícia e a capacitação dos profissionais, através de cursos específicos para maior especialização no campo, para atuarem não apenas nesses hospitais,mas em hospitais em locais necessitados também,objetivando a ampliação do acesso à saúde as mulheres, assegurando a estas, por fim, o acesso garantido constitucionalmente.
[email protected]
C1:160
C2:120
C3:120
C4:150
C5:135
Olá irei fazer algumas ressalvas sobre sua redação:
Introdução: coloque apenas um repertório sócio cultural.Deixe esclarecido qual a tese 1 e tese 2.
Des 1: poderia trazer maior abrangência na construção da crítica-problema.
Des2: Muito bom. Porém,deveria ter abordagem relacionado a fatores do parto brasileiro e influências poderia anexar continuamente.
Conclusão: OK citar Drummond sobre relacionar ao título. Entretanto, por que o problema deve ser resolvido pelo Estado?! Coloque uma paráfrase que instiga na solução -problema . No mais , ótima redação.
VictorA.L.
Em relação à competência 1 no meu ver você apresenta domínio mediano a bom da linguagem escrita formal, contudo sua escolha de registro é bem legal, achei uma recorrência:1 parágrafo em ” no nesse setor”
3 parágrafo em “número de estudantes alcançaram”;
Competência 2 sua argumentação pode melhorar, mas vejo que você captou o que é o texto dissertativo- argumentativo ; competência 3 percebo que você pode focar nessa parte que vai ajudar nas outras competências já que você captou a estrutura do texto dissertativo-argumentativo tem boa escolha de registro, relacionando e organizando isso tem grande potencial;
Competência 4 vai de encontro com o que eu disse na comp. 3 você tem um entendimento dos mecanismo linguísticos ;
Competência 5 a conclusão, no meu ver, fica um tanto “pobre” quando apresentada como um investimento do governo em tal ponto, nas minhas redações tento sempre relacionar isso com outros pontos.
Assim espero não ter ofendido voc
Viviane4653aaaaajj
Parágrafo 1: escolha apenas um repertório pra começar a tua introdução. Lembre-se, o mais importante é a contextualização e vc n deixou isso explícito.
Qual a sua tese? É necessário ter duas e deixar de forma explícita.
Parágrafo 2- tópico longo dms, cansativo. Seja direta, objetiva, clara. Dívida em no mínimo 3 períodos (tópico frasal + repertório sociocultural + ponto de vista)
Parágrafo 3- a questão da educação já foi discutida no parágrafo 2, é necessário que haja 2 teses diferentes pra discutir na redação, uma no D1 e outra no D2.
Cuidado para n tangenciar o tema (O parto como questão de saúde pública no Brasil)
Palavras-chaves: parto, saúde pública, Brasil
Encontre objetivos e entraves que levam a essa discursão. Obs: pq é um problema? Poderia ter dito sobre a violência obstétrica, a precarização de maternidades, a falta de infraestrutura hospitalar, parto normal ou cesariana e os riscos… teria muito assunto pra discutir.
Parágrafo 4- tá perfeito, só coloca o início para o final, pra fechar com chave de ouro. Obs: a proposta de intervenção tem o objetivo de finalizar, concluir uma ideia. Então seria bem mais seguro tu concluir teu pensamento, voltando pro teu título apenas no final. Abraço.
C1: domínio da norma padrão escrita: 160
C2: adequação a proposta de redação: 80
C3: seleção de informações e argumentos: 120
C4: elaboração da proposta de intervenção: 160
Total: 560
Não desista, continue tentando ❤️
Vittória
Introdução: De mesmo modo, na contemporaneidade, as dificuldades persistem devido (tese 1: a educação falha nesse setor) o que causa o (tese 2: despreparo nos hospitais).
Argumentação 1: Obrigada pela dica, estou com muita dificuldade em trabalhar pra que as frases fiquem mais curtas kkkk, porém, tentado sempre né
Argumentação 2: Escrevi sobre a educação como sendo um modo de suprir a carência do sistema falho dos hospitais, porém eu não consegui deixar claro no texto, relendo ele pude ver isso mtt claro mds kkk
Conclusão: Muito obrigada mesmo, vou deixa o inicio da finalização mais claro da próxima hahah e acho que você esqueceu de pontua a C5 :(
Beatrizgentilh
I-120
II-120
III-80
IIII-160
IIIII-140
Boa tarde!
Introdução: Elaborou bem, porem pode melhorar.
Desenvolvimento: Você fugiu da tese no D2. Começou bem no D1, mas no D2 se perdeu já que era para falar dos DESPREPAROS DOS HOSPITAIS.
Conclusão: Achei interessante, mas cuidado com as repetições de palavras.
Dicas:
* Leia redações exemplares.
*Use sinônimos. Não tem problema em repetir varias vezes as palavras do tema.
* Coloque as palavras chaves do tema na Introdução, assim o corretor vai saber que você entendeu o tema.
* Use repertorio legitimo, pertinente, produtivo e que tenha relação com uma das palavras temas.
Você é capaz de conseguir o mundo. Bjs
lanaP
Boa tarde Vittória! O tema “O parto como questão de saúde pública no Brasil” refere-se mais precisamente à questão da escolha que a mulher possui entre o parto normal e a cesárea, ou seja, em questão da saúde, qual a melhor opção e por quê. Nesse sentido, você não citou absolutamente nada em relação, ou seja, acabou citando os frutos do problema (profissionais não tão capacitados e uma infraestrutura hospitalar não tão boa) e esqueceu do principal objetivo do tema.
Acredito que seu principal erro foi este, e ele acaba por amenizar todos os outros erros, visto que você entendeu em partes o que o tema te pede. Por isso te peço que caso você tenha lido textos de apoios que não cite a escolha da mulher, que me passe tal site e eu darei uma olhada (posso estar errada nesta correção e desejo melhorar de acordo com meus erros), pois mediante os meus conhecimentos o tema retrata objetivamente a questão do parto cesariano e o parto normal.
Desde já, achei a sua escrita muito boa, você utilizou ótimos argumentos e um repertório sociocultural muito bem elaborado visto que retrata a história do Brasil (Período Colonial). Acredito que você possa ter entendido o tema (pois sua conclusão teve argumentos que se encaixam), porém, focou apenas nos frutos do mesmo e esqueceu de citar as consequências e consequentemente a palavra “parto” que está em evidência no tema. Qualquer dúvida estou aqui para dialogarmos, boa sorte e que sua redação fique cada vez melhor!
Vittória
Nossaaa, muito obrigada mesmo pelo seu ponto de vista!
Eu não tinha visto por esse lado,que ”parto” se referia a tipos de parto.
Eu não li nenhum texto de apoio para escrever essa redação, na verdade, e tenho um documento no Excel com mais de 200 temas porém não contém nenhum texto de apoio.
Muito obrigada