Tema: O estigma associado às doenças mentais no Brasil

  • 2

A Constituição Federal afirma que nenhum cidadão pode receber tratamento degradante e preconceito, portanto é dever do Estado combater o preconceito. Porém essa garantia não está sendo cumprida corretamente devido ao estigma associado às doenças mentais no Brasil, o que ocorre por questões tanto históricas quanto sociais.

Em primeiro lugar, quanto às questões históricas, desde a idade primitiva as pessoas com transtornos mentais, principalmente os mais acentuados como o autismo, sofriam preconceito devido à dificuldade para conviverem na sociedade da época. Este estigma prevalece até a atualidade. Por isso, para contribuir para a redução desse tipo de preconceito, são necessárias políticas públicas para que os indivíduos com doenças mentais possam ser integrados na sociedade.

Em segundo lugar, quanto às questões sociais, é natural da sociedade excluir certos grupos que possuem divergências, tanto ideológicas, quanto comportamentais e psiquiátricas. Nesse sentido, o pesquisador Charles Darwin afirmou que, para uma espécie evoluir, ocorre a seleção natural, em que alguns grupos são excluidos naturalmente para que seus genes danosos não sejam herdados e assim ocorrer a evolução da espécie. Porém, na espécie humana isso deve ser diferente, por isso, o estigma associado às doenças mentais deve ser contornado por meio de campanhas públicas que propagam que os transtornos mentais são algo normal e não comprometem a sociedade.

Vê-se, pois, que tanto questões históricas quanto sociais contribuem negativamente no estigma associado às doenças mentais no Brasil, reclamando intervenções de caráter urgente. É necessário que o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação, por meio da oferta de cursos tecnicos adaptados à indivíduos com doenças mentais, promova a integração dessas pessoas na sociedade a fim de reduzir o preconceito que elas sofrem. É necessário também que o Ministério da Saúde, por meio de campanhas em praças e escolas, mude a mentalidade que os brasileiros têm em torno das pessoas com doenças mentais. Isso será feito a fim de reduzir a exclusão que este grupo sofre na sociedade. Tais medidas contribuirão positivamente para a melhora do estigma associado às doenças mentais no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    “É necessário também que o Ministério da Saúde, por meio de campanhas em praças e escolas, mude a mentalidade que os brasileiros têm em torno das pessoas com doenças mentais.”
    Você poderia escrever, ao invés de: “mude a mentalidade”, “É necessário também que o Ministério da Saúde, por meio da realização de campanhas em praças e escolas, promova a conscientização dos brasileiros acerca do assunto, a fim de diminuir os casos e a prática de preconceito no Brasil”
    OBS: sou estudante do 1 ano do ensino médio, portanto, talvez minha mudança nessa parte da conclusão não seja ideal, mas, espero ter ajudado…

    • 1
  2. Olá!
    INTRODUÇÃO:
    “A Constituição Federal afirma que nenhum cidadão pode receber tratamento degradante e *preconceito* portanto é dever do Estado combater o preconceito.” Você repetiu a palavra preconceito 2x, poderia ser ” tratamento degradante e preconceituoso”. Logo depois do PORÉM você tem que colocar uma vírgula, pois é uma conjunção adversativa. Você deveria deixar mais claro seus argumentos 1 e 2.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    Logo quando comecei a ler sentir falta do seu tópico frasal. Você apresentou seu repertório… ok, mas precisa defender melhor seu argumento, PORQUE essas pessoas precisam receber essas politicas públicas?

    DESENVOLVIMENTO 2:
    Você precisa defender melhor seu argumento. Porque na espécie humana deve ser diferente?

    CONCLUSÃO:
    Você poderia melhor um pouco nas suas propostas. Porque mudar a mentalidade das pessoas é um pouco complicado. Lembra que as suas propostas tem que ser exequíveis.

    Não sou profissional, sou apenas uma estudante. Obrigada pela compressão!
    NOTA:780

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.