Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto no clássico “O triste fim de Policarpo Quaresma”, teve como característica marcante o nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto estigmas associados à saúde mental na sociedade, tornam essa nação ainda mais distante da imaginada pelo sonhador personagem. Todavia, essa problemática se deve, seja pela negligência do Estado, seja pela desinformação social.
“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles” essa afirmação é atribuída à filósofa Simone de Beauvoir e pode ser aplicada à problemática, visto a naturalidade social com a situação. Hodiernamente, a subjetividade da sociedade implica em viver uma vida de performaces, mostrando sempre uma vida perfeita- como é retratado no livro “sociedade de espetáculos” de Guy Debord- criando uma distância do que é real e excluindo a verdadeira face, onde muitos sofrem de transtornos psíquicos, por não se sentirem incluídos nessa sociedade perfeita.
Somado a isso, a falta de publicidade e iniciativas governamentais, tornam esse problema ignorado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o número de pessoas com depressão no Brasil ultrapassa 10 milhões, e a cada 10 pessoas com depressão 7 são jovens. Visto isso faz-se notório a real situação.
Portanto, é evidente a necessidade de ações para mitigar o problema. Faz-se imprescindível que o Tribunal de Contas da União destine verbas a ações midiáticas informando a sociedade com o intuito de promover a conscientização e o rompimento dessas marcas a doenças mentais na sociedade brasileira. Somente assim estar-se-á mais próximo da nação sonhada por Policarpo Quaresma.
Por favor, alguém pode corrigir pra mim? Obg desde já
gabriel.augz
Você escreve muito bem e a sua estrutura de redação está perfeita. Mas, é notório que tem alguns erros de pontuação no seu texto. É normal e com certeza dá para se tornar craque em pontuação, então minha dica é que você dê uma focada nisso. Como já foi dito, eu senti que no segundo parágrafo você poderia ter expressado sua opinião bem mais. Deixe sempre bem claro sua opinião na redação, e nunca algo oculto ou subjetivo.
Eu acho que você conseguiria 850+, porque sua redação está muito boa, mas esses erros podem reduzir um pouco sua nota.
Gustavo00008
Olá, boa tarde. Quero te ajudar com alguns meros erros.
Sua ortográfica é muito boa, mas tem alguns erros, ligeiramente notórios, mas nada de mais, nesse caso te dou a dica que na hora da corração, e quando você decidir passar a limpo, comparar algumas palavras do seu texto com outros textos existentes na sua prova. Pois todo mundo erra.
Sentir falta de alguns argumentos no segundo parágrafo, e da sua opinião. Quando um texto argumentativo não existe muita opinião, deixa de ser argumentativo e se torna demonstrativo. Ou seja, deixe claro suas opiniões, sem se misturar com a opinião ou dados citada por terceiros, senão apenas mostra que você está interpretando, o que o terceiro disse. Dica use palavras como infelizmente, ou lamentavelmente para expressar sua opinião.
Na conclusão apenas sentir falta de mais informações.
Acho que isso é tudo, me perdoe algum erro, é humano. Espero ter te ajudado, lembre-se que você apenas está no caminho, não se cobre tanto. Ninguém nasce aprendendo, e aquele que quebra a cara mais vezes, sempre apreende melhor.
HSA
Boa noite,
Sou novo aqui e estou começando a fazer algumas correções, peço desculpas caso haja algum erro da minha parte. Baseado no que aprendi até aqui segue a minha avaliação.
Peguei alguns erros de gramática, nada grave mas pode perder alguns pontos, a sua introdução parece não ter sido finalizada.
Achei que sua estrutura de texto ficou muito boa, mas a proposta de intervenção ficou um pouco vago.
Comp 1: 160
Comp 2: 160
Comp 3: 200
Comp 4: 180
Comp 5: 180
Nota: 880
Espero ter ajudado.
Marjoriemenezes
Oi, Leti. Tudo bem? Gostei da sua redação, senti falta de algumas vírgulas, em relação ao aspecto gramatical, por exemplo, depois de “entretanto” usa-se vírgula, e antes de “tornam” não tem vírgula, pois não se separa sujeito de predicado. Nos seus parágrafos de desenvolvimento, no primeiro, senti falta de um dado que solidificasse sua tese, você colocou informação de mais e acabou ficando mais expositiva que argumentativa. No segundo, achei muito vago e muito pequeno, de forma que você não argumentou como o gênero pede. A conclusão faltou um pouco mais de detalhamento, o como e os meios de executar tais ações.
Comp 1: 160
Comp 2: 160
Comp 3: 120
Comp 4: 120
Comp 5: 160