Tema: o efeito da quarentena e da pandemia do novo coronavirus nas crianças

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Pessoas de todas as idades sentem o impacto do distanciamento social e das grandes quantidades de notícias sobre o novo coronavirus, mas é inegável que as crianças são as que mais possuem dificuldades ao tentar se adaptar a nossa nova realidade.

Em primeiro lugar, podemos relevar os sintomas como constante inquietação e ansiedade, juntamente com depressão e desinteresse, são claros sinais desse problema atual.  A grande dificuldade enfrentada pelos pais é controlar essas situações, a maioria das crianças optam por uso de celulares e computadores para diminuir os momentos tediosos do isolamento social e o caso fica ainda mais agravado com a falta de contato, os pequenos que antes que antes tinham a rotina escolar com seus colegas ou brincadeiras em conjunto, hoje precisam se contentar em passar suas horas sem companhia da sua idade.
Eventualmente, pode causar problemas em desenvolvimento social e excesso de timidez, e com o acesso maior de internet devido ao constante tempo livre menos interesse as crianças tem em tentar outro modo de distração.
Entretanto, os meios que podemos ultilizar para minimizar os efeitos da querentena e da pandemia são acessíveis para todos, entre eles estão desenvolver momentos em família com atividades educativas, montar uma rotina onde tem controle de horas nos aparelhos eletrônicos e observar o estado emocional e físico.

Treinando redação, preferência por correção de acordo com as competências do enem. Agradeço as quem der um feedback e dicas

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2 Correções

  1. Nota: 600 pontos
    Competência 1: poucos desvios
    Competência 2: não possui repertório legitimado
    Competência 3: poucas opiniões consistentes
    Competência 4: tem muitos elementos coesivos, é a mais completa
    Competência 5: precisa melhorar, detalhe mais a sua proposta de intervenção.
    Apesar dos erros, é uma redação muito boa, parabéns!

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  2. oiii!

    Olha, achei o parágrafo de introdução curto. Como é o primeiro parágrafo de sua dissertação, seria legal que você introduzisse melhor o tema para que o corretor saiba de cara do que você irá tratar no seu texto, e apresentar também a problematização do tema referente ao efeito da quarentena e da pandemia nas crianças.

    Também encontrei alguns problemas de coerência no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento. Acho que facilitaria o entendimento caso fosse escrito da seguinte maneira:
    “Em primeiro lugar, podemos relevar os sintomas como constante inquietação e ansiedade, juntamente com A depressão e O desinteresse, QUE são claros sinais desse problema atual. A grande dificuldade enfrentada pelos pais é controlar essas situações, SABENDO QUE a maioria das crianças optam por uso de celulares e computadores para diminuir os momentos tediosos do isolamento social. E o caso fica ainda mais agravado com a falta de contato, os pequenos que antes tinham a rotina escolar com seus colegas ou brincadeiras em conjunto, hoje precisam se contentar em passar suas horas sem a companhia da sua idade.”

    O segundo parágrafo de desenvolvimento também achei curto. Você soube organizar suas opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, mas isso para o Enem não basta! O Enem exige uma abordagem completa do tema com repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e com uso produtivo. E no seu texto além de não haver repertório algum, pelo fato dos parágrafos estarem muito curtos, isso causa uma superficialidade em relação ao assunto abordado.
    Dica: faça os parágrafos sempre com três períodos, assim você consegue aprofundar melhor as suas ideias.

    Quanto ao parágrafo de conclusão, o Enem exige a presença de 5 elementos válidos que servirão para intervir no problema abordado e construir uma intervenção bem completinha. São eles: agente + ação + modo/meio + detalhamento + efeito.
    Na sua dissertação estão presentes somente a ação e o modo meio!

    Nota final: 680 pontos
    Competência 1: Estrutura sintática boa e poucos desvios (160p)
    Competência 2: Abordagem incompleta do tema; sem repertório legitimado (80p)
    Competência 3: Projeto de texto com poucas falhas e informações, fatos e opiniões desenvolvidos em todo o texto (160p)
    Competência 4: Presença constante de elementos coesivos entre os parágrafos e dentro deles (200p)
    Competência 5: Presença de 2 elementos válidos (80p)

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