Redação modelos Enem. Se possível corrija de acordo com as competências do Enem. Obrigada ❤
Segundo o economista britânico Thomas Malthus, o crescimento populacional superaria a oferta de alimentos, o que desencadeia fome mundial. No entanto, após a Revolução Verde a quantidade de comida ofertada aumentou enormemente de modo que supera sua carência. Contudo, A desigualdade social e a falta de informação da população intensifica o desperdício de alimentos no Brasil.
Em primeiro lugar, vale ressaltar o efeito da desigualdade social no desperdício de alimentos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) 30% de toda a comida produzida no mundo vai parar no lixo enquanto 815 milhões de pessoas, no mundo, passam fome. Nesse sentido, enquanto uma parcela da população passa fome a outra desperdiça exuberantemente o alimento. Com efeito, evidencia -se a necessidade de promover melhoria no que tange a questão.
Em segundo lugar, a falta de informação da população interfere negativamente nesse impasse. O projeto social Gastromotiva, por exemplo, ao utilizar alimentos que seriam jogados fora por outros restaurantes já reaproveitou mais de 35 toneladas de alimentos para fazer refeições por um preço baixo durante o dia e um jantar gratuito para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nessa perspectiva, se todos buscassem saber a proveniência dos alimentos e como utilizá-los da melhor forma, de modo a diminuir o desperdício.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar esse cenário. Cabe ao Estado, na figura do Ministério da Educação, capacitar a população, por meio de cursos gratuitos, para que, capacitados, encontrem mais facilmente emprego e tenham uma renda que lhes garantam alimento, diminuindo ,assim, a desigualdade. Além disso, programas televisivos culinários, como o Mais Você, devem falar sobre assuntos tão importantes como o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo, bem como expor, por meio de “quadros” diários, sobre as melhores formas de aproveitar a comida que seria jogada fora.
AyameAntunes
Oiee, tudo bem?
O tema da sua redação é interessante, e os repertórios que você trouxe foram de grande valia, enriquecendo ainda mais seu ponto de vista.
Muito bom que você tenha citado dados estatísticos e fatos atuais para comprovar seus argumentos.
Minha sugestão, seria que você melhor pensasse na sua conclusão, visto que é a sua intervenção ao tema. Ou seja, propor coisas para evitar que o problema aconteça, trabalhar nas causas. Pois, seu texto ficou mais ou menos nessa linha de raciocínio:
Na introdução sua tese é:
“A desigualdade social e a falta de informação da população intensifica o desperdício de alimentos no Brasil.”
1 parágrafo, argumento= efeito da desigualdade social no desperdício de alimentos
2 parágrafo, argumento= falta de informação da população
Você deve avaliar sua intervenção de acordo com seus argumentos: como trabalhar para que o problema diminua?
No mais, parabéns pelo seu trabalho. Espero ter lhe ajudado.
ahyesterday
Senti falta de uma vírgula no segundo período do primeiro argumento.
Sua proposta está incompleta, falta detalhamento.
Achei o primeiro argumento um pouco expositivo, mas deve ser porque eu não costumo usar estratégias diferentes da causa/consequência, analogia e exemplificação.
O texto terminou de forma abrupta, não tem um desfecho.
Tiraria 40 pontos da competência V e 40 da coesão, pois há repetição de palavras em um mesmo parágrafo.
Anaiara
Olá, tudo bem?
Deixarei algumas anotações sobre o que encontrei em sua redação:
1° parágrafo: Seria bom adicionar que ele é um autor do século 18/19, não só pra legitimar o repertório, mas para que fique entendido que você está falando da teoria malthusiana, como isso não está especifico, abre portas pra que ele possa ter dito isso a qualquer momento, inclusive ontem. DesencadeARIA, erro de conjugação verbal. Seu segundo período tira todo o sentido de usar o primeiro, porque ambos não se ligam, poderia usar após carência “, assim contrariando a teoria Malthusiana”.
2° parágrafo: Seria melhor usar outro termo para se referir ao projeto de texto para evitar repetição. Falta de vírgula após lixo. Repetição de “no mundo” no mesmo período.
3°parágrafo: Mesmo observação de repetição para retomada do projeto e para o segundo período onde você expôs seu repertório, falta pontuação: o período está extremamente grande, ademais foi uma ótima colocação. Repetição de alimentos. O final do último período me confundiu muito, eu fiquei procurando informação, você começa dizendo que se todos soubessem, assim teria que ter uma ação gerado por isso e da maneira como você colocou de modo não se encaixe: “SE (suposição) todos buscassem saber mais sobre problemas ambientais, haveria (ação para a suposição) a diminuição dos desperdícios. Repetição de desperdício.
4° parágrafo: Proposta de intervenção contendo quase todos os agentes: Agente, ação, meio/modo, (falta detalhamento; complementar a proposta com outro agente e outra ação, não é detalhar) e finalidade.
COMPETÊNCIA I: 160- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
COMPETÊNCIA II: 200- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIA III: 200- Argumentação consistente e Repertório sociocultural
COMPETÊNCIA IV: 160- Repetição de palavras e uso de conectivos.
COMPETÊNCIA V: 160- Proposta de intervenção.
TOTAL: 880.
Espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato.
Parabéns pela redação e boa sorte! ^-^