Na década de 1960 o acesso a floresta Amazônia começou a crescer cada vez mais e fazendas foram se estabelecendo. E a partir desse período o desmatamento da Amazônia também cresceu, gerando várias consequências para a sociedade, através do uso intensivo da agricultura e da falta de responsabilidade das nações.
Em uma primeira análise, a agricultura é uma fonte de renda para muitas pessoas e a Amazônia por possuir muito solo faz com que muitas dessas pessoas a desmate intensivamente. Pois, com o corte da vegetação,uma forma de desmatamento, para utilizar o solo com a agricultura pode acarretar em consequência. No filme “o menino que descobriu o vento” mostra que quando o período chuvoso se inicia e o solo não tem nenhuma vegetação para proteger a água provoca inundações e prejudica na produção da agricultura. Com isso, o desmatamento além de prejudicar a floresta também prejudica o produtor.
Cabe salientar que a falta de responsabilidade dos países que constituem a Amazônia também pode está ocasionando o crescimento do desmatamento. O Brasil, por exemplo, que possui 60% da Amazônia, não deve pensar somente nos benefícios de possuir está grande área de tal importância, mas também pensar na mesma proporção em ter a responsabilidade de conserva-la. Pois, as consequências como o desequilíbrio do clima e do ecossistema serão altas se o desmatamento continuar.
Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para combater essa situação. Para tanto, o governo deve promover projetos de práticas de conservação, como o reflorestamento, para que os agricultores saiba produzir de forma que não desmate a floresta Amazônia. E é de suma importante também que todos os governos de cada país que constituem a Amazônia, principalmente a Amazônia legal, crie políticas de responsabilidade e promova através de campanhas a conservação da Amazônia. E, somente assim, o desmatamento poderá ser mitigado e consequências para a sociedade serão evitadas.
Vikki44
A redação está boa, porém tente criar um padrão. Faça de forma que o texto pareça organizado, evite que os parágrafos tenha diferentes tamanhos, deixe uniforme. Cuidado com os erros gramáticas e procure não usar a mesma palavra, use termos que podem se referir a ela. Exemplo, Amazônia poderia ter sido substituída por: floresta, a mesma… entre outros termos que voltariam a ela. E na intervenção é importante falar como, porquê, quem e o que vai gerar, de maneira mais explícita.
naiza
A redação está ótima, com um bom uso de vocabulário e contextualização do tema. As três partes principais de uma redação (Introdução, desenvolvimento e conclusão) estão muito bem feitas. Há apresentação de fatos e referências. As propostas de intervenção são coerentes e possíveis. Apenas tome cuidado com alguns erros gramaticais (que foram poucos) e a repetição de palavras.