A produção cultural é um aspecto primordial de qualquer sociedade. Além da função recreativa, a cultura serve para desenvolver o conhecimento, o senso crítico e a identidade comunitária. Apesar disso, uma concepção de cultura marcada pelo preconceito e a falta de ações governamentais nesse sentido propiciam que grande parte da população brasileira, especialmente moradores de comunidades periféricas, permaneça afastada dos bens culturais.
Durante a Idade Média, o conceito de cultura estava atrelado à classe intelectual, tida como capaz de desenvolver o “cultivo” do espírito. Essa classe era formada, não coincidentemente, pelos mais abastados da sociedade. A partir da Modernidade, os estudiosos perceberam o caráter mais amplo e diversificado da produção cultural.
No entanto, a visão medieval sobre a cultura persiste até hoje, delimitando-a a determinados estilos e classes sociais. Com isso, a cultura presente nas periferias é, muitas vezes, desprezada, em detrimento dos gostos e costumes dos mais privilegiados social e economicamente.
Além disso, as ações governamentais não têm sido eficazes para minimizar a desigual distribuição de acesso aos bens culturais. Tanto no contexto nacional quanto municipal, os espaços destinados à cultura são bastante concentrados. Por outro lado, poucos cidadãos têm condições financeiras para usufruir das iniciativas privadas.
Desse modo, o Poder Legislativo deve elaborar leis que determinem uma cota de recursos públicos da área da Cultura a serem investidos nas comunidades periféricas do país e assegurem a diversidade cultural, de tal modo que os moradores dessas regiões possam se identificar e ter acesso a esses bens.
RaianaMG
Olá, bom dia, tudo bom?
1.Eu gostei muito da sua introdução, mas acho que o uso de “nesse sentido” depois de “ações governamentais” não ficou bem colocado, acredito que sem ele ficaria mais claro;
2.Senti falta de um tópico frasal no seu D1. Ele é importante pois introduz o corretor na sua redação. Cada parágrafo de desenvolvimento funciona como uma mini redação, tem a introdução(tópico frasal), o desenvolvimento do seu pensamento e a conclusão do seu pensamento(É importante pois fecha sua linha de raciocínio e prepara o corretor para a mudança de assunto sem que seja jogado para outro desenvolvimento) isso mostra organização, importante na C3;
3.Ok, começamos a ter um problema no D1, você passou para o texto expositivo, não houve criticidade, você apenas apresentou fatos históricos;
4.Outro problema que notei é que você não está seguindo os argumentos que propôs na introdução, eu posso ter me enganado mas acreditava que os argumentos eram “preconceito e a falta de ações governamentais” e infelizmente você não falou do preconceito no seu D1, caso eu tenha me confundido, busque apresentar de uma melhor forma seus argumentos. Independente disso você fugiu da tipologia textual;
5.Seu D2 tem uma maior argumentação, mas ainda falta bastante coisa, como seguir a ordem dos argumentos(Que no caso seria as ações governamentais);
6. Outro problema na sua redação é que o tamanho dos parágrafos é bem distinto.A introdução deve ser um parágrafos breve já que você vai apenas apresentar sua redação ao corretor, os desenvolvimentos maiores pois irá argumentar e defender um ponto de vista e a conclusão um pouco grande pois irá apresentar 4 elementos e no mínimo um detalhamento na proposta de intervenção;
7.Conferindo proposta de intervenção:Desse modo, o Poder Legislativo(AGENTE) deve elaborar leis que determinem uma cota de recursos públicos da área da Cultura a serem investidos nas comunidades periféricas do país e assegurem a diversidade cultural(AÇÃO), de tal modo que os moradores dessas regiões possam se identificar e ter acesso a esses bens.
Busque usar O/A/OS/AS para AGENTE
DEVE para AÇÃO
POR MEIO/MEDIANTE/POR INTERMÉDIO para MODO/MEIO
PARA QUE/AFIM/COM A FINALIDADE/ ASSIM, SERÁ POSSÍVEL para FINALIDADE.
8.Cada elemento da proposta vale 40 pontos, com os 5 você tem os 200 pontos.
9.Busque fazer apenas dois desenvolvimentos completos, cada um seguindo os argumentos propostos.
C1:140
C2:100
C3:80
C4:100
C5:80
Nota:500
Continue estudando, irá melhorar.
maripprieto
Oi, Luis. Bom dia!
Primeiramente, gostaria de ressaltar que sua introdução está muito boa e o tamanho está ótimo, porém a sua introdução está completamente maior que os outros parágrafos. Acho que você poderia explicar melhor os outros e desenvolver mais um pouco eles, para a estrutura ficar mais harmônica.
Passando para os desenvolvimentos, os argumentos (que você introduziu na introdução) não foram trabalhados neles, você tem que se atentar a esses detalhes. Senti falta de ver o seu ponto de vista, a sua marca de autoria e também senti falta de tópicos frasais na abertura de cada desenvolvimento.
A sua conclusão não possui os 5 elementos necessários (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento).
DICAS:
1. Faça um brainstorming assim que terminar de ler a proposta. Anote as suas ideias e monte a estrutura da sua redação.
2. Divida a sua redação em 9 partes! Talvez isso te ajude… Dividir em A, B, C, D, E, F, G, H e I. Dessa forma:
INTRODUÇÃO – A + B (Apresentação do tema + Problematização) e C (Tese).
DESENVOLVIMENTO (2x) – D (Tópico frasal) e E + F (Comprovação por meio de repertório + Conexão do repertório com o tema).
CONCLUSÃO – G (Apresentação da proposta), H (Detalhamento da proposta de intervenção) e I (Fechamento do texto).
Portanto…
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 80
Competência 4: 120
Competência 5: 80
TOTAL: 560
Rodrigo Capelini
Olá, Luis. Tudo bem? Não vou fazer uma correção com pontuação numérica, pois não sou especialistas, mas vou dar meu parecer como alguém que está treinando já há algum tempo e já passou em várias federais, tendo iniciado minha última graduação na UNESP.
Acho que você domina bem a linguagem formal, além de ter diversificado os conectivos. Sua introdução é boa! Você coloca um contexto e dá para identificar sua tese, a qual você segue corretamente no resto do texto. Dá para identificar muito bem a qual parte da tese cada parágrafo se refere. No entanto, acho que falta um pouco de embasamento teórico na sua argumentação. A introdução está de bom tamanho, no entanto os parágrafos poderiam ser mais desenvolvidos e assim serem aprofundados. A proposta de intervenção também poderia ser mais bem explicada! Então acho que no geral seria isso, a meu ver. Parágrafos maiores, talvez até poderia tirar um, mas explicar e melhor aprofundar os outros. E explicar melhor sua proposta de intervenção! Abraço!