Tema: O desafio do acesso aos bens culturais por parte da periferia

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A produção cultural é um aspecto primordial de qualquer sociedade. Além da função recreativa, a cultura serve para desenvolver o conhecimento, o senso crítico e a identidade comunitária. Apesar disso, uma concepção de cultura marcada pelo preconceito e a falta de ações governamentais nesse sentido propiciam que grande parte da população brasileira, especialmente moradores de comunidades periféricas, permaneça afastada dos bens culturais.

Durante a Idade Média, o conceito de cultura estava atrelado à classe intelectual, tida como capaz de desenvolver o “cultivo” do espírito. Essa classe era formada, não coincidentemente, pelos mais abastados da sociedade. A partir da Modernidade, os estudiosos perceberam o caráter mais amplo e diversificado da produção cultural.

No entanto, a visão medieval sobre a cultura persiste até hoje, delimitando-a a determinados estilos e classes sociais. Com isso, a cultura presente nas periferias é, muitas vezes, desprezada, em detrimento dos gostos e costumes dos mais privilegiados social e economicamente.

Além disso, as ações governamentais não têm sido eficazes para minimizar a desigual distribuição de acesso aos bens culturais. Tanto no contexto nacional quanto municipal, os espaços destinados à cultura são bastante concentrados. Por outro lado, poucos cidadãos têm condições financeiras para usufruir das iniciativas privadas.

Desse modo, o Poder Legislativo deve elaborar leis que determinem uma cota de recursos públicos da área da Cultura a serem investidos nas comunidades periféricas do país e assegurem a diversidade cultural, de tal modo que os moradores dessas regiões possam se identificar e ter acesso a esses bens.

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3 Correções

  1. Olá, bom dia, tudo bom?
    1.Eu gostei muito da sua introdução, mas acho que o uso de “nesse sentido” depois de “ações governamentais” não ficou bem colocado, acredito que sem ele ficaria mais claro;
    2.Senti falta de um tópico frasal no seu D1. Ele é importante pois introduz o corretor na sua redação. Cada parágrafo de desenvolvimento funciona como uma mini redação, tem a introdução(tópico frasal), o desenvolvimento do seu pensamento e a conclusão do seu pensamento(É importante pois fecha sua linha de raciocínio e prepara o corretor para a mudança de assunto sem que seja jogado para outro desenvolvimento) isso mostra organização, importante na C3;
    3.Ok, começamos a ter um problema no D1, você passou para o texto expositivo, não houve criticidade, você apenas apresentou fatos históricos;
    4.Outro problema que notei é que você não está seguindo os argumentos que propôs na introdução, eu posso ter me enganado mas acreditava que os argumentos eram “preconceito e a falta de ações governamentais” e infelizmente você não falou do preconceito no seu D1, caso eu tenha me confundido, busque apresentar de uma melhor forma seus argumentos. Independente disso você fugiu da tipologia textual;
    5.Seu D2 tem uma maior argumentação, mas ainda falta bastante coisa, como seguir a ordem dos argumentos(Que no caso seria as ações governamentais);
    6. Outro problema na sua redação é que o tamanho dos parágrafos é bem distinto.A introdução deve ser um parágrafos breve já que você vai apenas apresentar sua redação ao corretor, os desenvolvimentos maiores pois irá argumentar e defender um ponto de vista e a conclusão um pouco grande pois irá apresentar 4 elementos e no mínimo um detalhamento na proposta de intervenção;
    7.Conferindo proposta de intervenção:Desse modo, o Poder Legislativo(AGENTE) deve elaborar leis que determinem uma cota de recursos públicos da área da Cultura a serem investidos nas comunidades periféricas do país e assegurem a diversidade cultural(AÇÃO), de tal modo que os moradores dessas regiões possam se identificar e ter acesso a esses bens.
    Busque usar O/A/OS/AS para AGENTE
    DEVE para AÇÃO
    POR MEIO/MEDIANTE/POR INTERMÉDIO para MODO/MEIO
    PARA QUE/AFIM/COM A FINALIDADE/ ASSIM, SERÁ POSSÍVEL para FINALIDADE.
    8.Cada elemento da proposta vale 40 pontos, com os 5 você tem os 200 pontos.
    9.Busque fazer apenas dois desenvolvimentos completos, cada um seguindo os argumentos propostos.
    C1:140
    C2:100
    C3:80
    C4:100
    C5:80
    Nota:500
    Continue estudando, irá melhorar.

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  2. Oi, Luis. Bom dia!
    Primeiramente, gostaria de ressaltar que sua introdução está muito boa e o tamanho está ótimo, porém a sua introdução está completamente maior que os outros parágrafos. Acho que você poderia explicar melhor os outros e desenvolver mais um pouco eles, para a estrutura ficar mais harmônica.
    Passando para os desenvolvimentos, os argumentos (que você introduziu na introdução) não foram trabalhados neles, você tem que se atentar a esses detalhes. Senti falta de ver o seu ponto de vista, a sua marca de autoria e também senti falta de tópicos frasais na abertura de cada desenvolvimento.
    A sua conclusão não possui os 5 elementos necessários (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento).

    DICAS:
    1. Faça um brainstorming assim que terminar de ler a proposta. Anote as suas ideias e monte a estrutura da sua redação.
    2. Divida a sua redação em 9 partes! Talvez isso te ajude… Dividir em A, B, C, D, E, F, G, H e I. Dessa forma:
    INTRODUÇÃO – A + B (Apresentação do tema + Problematização) e C (Tese).
    DESENVOLVIMENTO (2x) – D (Tópico frasal) e E + F (Comprovação por meio de repertório + Conexão do repertório com o tema).
    CONCLUSÃO – G (Apresentação da proposta), H (Detalhamento da proposta de intervenção) e I (Fechamento do texto).

    Portanto…
    Competência 1: 160
    Competência 2: 120
    Competência 3: 80
    Competência 4: 120
    Competência 5: 80
    TOTAL: 560

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  3. Olá, Luis. Tudo bem? Não vou fazer uma correção com pontuação numérica, pois não sou especialistas, mas vou dar meu parecer como alguém que está treinando já há algum tempo e já passou em várias federais, tendo iniciado minha última graduação na UNESP.
    Acho que você domina bem a linguagem formal, além de ter diversificado os conectivos. Sua introdução é boa! Você coloca um contexto e dá para identificar sua tese, a qual você segue corretamente no resto do texto. Dá para identificar muito bem a qual parte da tese cada parágrafo se refere. No entanto, acho que falta um pouco de embasamento teórico na sua argumentação. A introdução está de bom tamanho, no entanto os parágrafos poderiam ser mais desenvolvidos e assim serem aprofundados. A proposta de intervenção também poderia ser mais bem explicada! Então acho que no geral seria isso, a meu ver. Parágrafos maiores, talvez até poderia tirar um, mas explicar e melhor aprofundar os outros. E explicar melhor sua proposta de intervenção! Abraço!

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