Tema: O combate a apropiação cultural na sociedade brasileira

  • 1

No período colonial, indígenas e africanos não tinham o direito de manifestar suas culturas e religiões, sendo eles catequizados e forçados a seguir à cultura de seu colonizador. Trazendo para a atualidade, a apropriação cultural na sociedade brasileira é recorrente, tendo em conta que cidadãos de outras culturas são vítimas da violência caudada pelo racismo estrutural e da desvalorização motivada pela industria cultural. 

De inicio, é relevante destacar que a apropriação da cultura no Brasil se vem do racismo estrutural presente na sociedade, este que vem se desenvolvendo desde o tempo da colonização, ferindo de formas fisicas e morais diversos cidadãos. Nesse contexto, a violência vivenciada por Kailane Campos, que ao manifestar a sua religião de matriz africana, acabou sendo apedrejada por intolerantes. Desse modo, o racismo na estrutura do Brasil, acaba gerando um alto teor de agressões e também leva a censura das expressões culturais. 

Ademais, a apropriação e a desvalorização da cultura causada pela indústria cultural, faz com que pessoas que compartilham da mesma cultura dos antigos colonizadores, utilizam-se de elementos e uma cultura da qual não fazem parte. Isto se dada desde o período colonial brasileiro, onde europeus doutrinavam sua cultura aos nativos brasileiros e escravos, além de causarem agressões físicas e morais a aqueles que se rebelavam. Assim, tal acontecimento histórico ocasionou na invisibilização e perda do significado de vários elementos culturais. 

Portanto, é preciso que o congresso nacional, em conjunto com o meio midiático, elabore leis para a proteção de culturas marginalizadas como também contra as agressões morais e físicas. Além disso, é necessário a divulgação de campanhas e artistas defensores e pertencentes dessas culturas, sendo tal tarefa realizada em redes sociais com maior percentual de usuários, revistas e anúncios em emissoras de televisão. Desta forma, casos como o de Kailane Campos, estarão apenas nos livros de historia.  

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua redação está ótima.
    Seu repertório está condizente com o tema.
    Parabéns
    A gramática está ótima.
    Você compreendeu o tema.
    A articulação do texto está impecável.
    Usou muito bem os conectivos.
    Sua redação provavelmente ficaria perto da nota mil.
    Você está preparado para o Enem!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.