Aprendiz

Tema: Medidas para reduzir a violência no trânsito

  • 0

  A partir da Revolução Industrial, o mundo passou por profundas transformações não só socioeconômicas como, principalmente, tecnológicas. Nesse contexto, através desse fenômeno, foi possível a invenção do primeiro carro da humanidade. Hodiernamente, com a evolução dessas máquinas, observa-se o quanto pode ser perigoso dirigir irresponsavelmente, no que diz respeito ao consumo de álcool no volante e o uso desenfreado de celulares ao dirigir.

  É de conhecimento geral que, no Brasil, é proibido conduzir veículos com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de bebidas alcoólicas. Contudo, muitos indivíduos, mesmo sabendo das consequências, acabam por ingerir bebidas alcoólicas sendo motoristas pois possuem a mentalidade de que se outros fazem, não há problema em fazer. Tal fato, é explicado pelo conceito filosófico de Moral de Rebanho, de Friedrich Nietzsche, que afirma a existência dum comportamento humano puramente submisso e irrefletido sobre os valores dominantes da civilização. Desse modo, a sociedade brasileira age de acordo com a Moral de Rebanho, uma vez que, apesar de haver leis do Estado, estão acostumados a infringi-la.

  Em paralelo a isso, atualmente, no auge da era digital é impossível permanecer por um longo período sem o aparelho telefone-celular. Nesse sentido, as pessoas não deixam de olhar seus celulares nem por um segundo, como um vício, o que pode acabar num acidente. Segundo estudos realizados pelo MTPA (Ministério de Transporte, Portos e Aviação) aproximadamente 24% dos acidentes no trânsito são causados pela falta de atenção do condutor. Dessa forma, o uso de celulares ao dirigir é fatal, haja em vista que a distração deste pode levar vidas.

  Portanto, medidas estratégicas são necessária para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação deve desenvolver palestras, para alunos de todas as séries e abertas para os pais, por meio de programações em escolas de todo o território brasileiro. Tais palestras serão apresentadas por uma equipe do Detran (Departamento Estadual De Trânsito), tendo como objetivo explicar a importância de se dirigir com responsabilidade. Por fim, é imperioso que o povo brasileiro se encare como responsável pelo problema, pois, de acordo com Platão, o primeiro passo para mover o mundo é mover a si mesmo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Hodiernamente, com a evolução dessas máquinas, observa-se o quanto pode ser perigoso dirigir irresponsavelmente, no que diz respeito ao consumo de álcool no volante e o uso desenfreado de celulares ao dirigir. —> Apresenta tese com as causas do problema, sem fugir ao tema.

    Tal fato, é explicado pelo conceito filosófico de Moral de Rebanho, de Friedrich Nietzsche, que afirma a existência dum comportamento humano puramente submisso e irrefletido sobre os valores dominantes da civilização —> Repertório produtivo.

    Tal fato, é explicado pelo conceito –> não tem vírgula para separar sujeito de predicado.

    Desse modo, a sociedade brasileira age de acordo — > Evitar generalizações

    Segundo estudos realizados pelo MTPA (Ministério de Transporte, Portos e Aviação) –> falta vírgula

    Esses estudos falam da falta de atenção, mas não da falta de atenção por causa do celular.

    Portanto, medidas estratégicas são necessária para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação (agente) deve desenvolver palestras(ação), para alunos de todas as séries e abertas para os pais(detalhamento), por meio(meio) de programações em escolas de todo o território brasileiro. Tais palestras serão apresentadas por uma equipe do Detran(detalhamento) (Departamento Estadual De Trânsito), tendo como objetivo (finalidade)explicar a importância de se dirigir com responsabilidade. Por fim, é(detalhamento) imperioso que o povo brasileiro se encare como responsável pelo problema, pois, de acordo com Platão, o primeiro passo para mover o mundo é mover a si mesmo.

    Repetição de palavras (evitar) –> bebidas alcoólicas, celulares,

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5:200

    • 1
  2. No geral, seu texto ficou bom, há alguns erros ortográficos, prefere-se utilizar pronomes demonstrativos como “essa” ao invés de “esta”, mas nada muito grave. Também pode se encontrar algumas marcas de oralidade, mas também são raras. Você trouxe repertório legitimado, o que é muito bom. Entretanto, você fez 2 propostas de intervenção na conclusão, mas nenhuma completa. Parabéns!

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 120

    Nota final: 800

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.