Tema: Juventude brasileira e o consumo de álcool. – Correção modelo Enem, com nota.

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De acordo com dados divulgados pela OMS, cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem anualmente por conta do consumo de Álcool. Diante disso, observa-se que o excesso de álcool prejudica fortemente as pessoas, atingindo principalmente os jovens, visto que eles têm mais facilidade de fazer o uso excessivo. Dessa forma, devido a falta de debate e de uma lacuna educacional, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.

Primeiramente, faz-se necessário ressaltar que o silenciamento é uma causa que atua gravemente no problema. Segundo Faucolt, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o uso excessivo de álcool, o que contribui com a falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada.

Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é uma base educacional lacunar. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao excesso de álcool por adolescentes, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que, não tem trazido esses conteúdos para dentro da sala de aula.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um lugar para haver rodas de conversas, que envolva debates sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período de contraturnos, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e ex-alcoólatras. Além disso, esses eventos podem ser abertos para pessoas de fora, a fim de que mais pessoas entendam os problemas que o excesso de álcool pode causar no ser humano. Dessa forma, poderá se consolidar um Brasil melhor.

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3 Correções

  1. Boa noite!!
    Adorei a redação!
    Competência 1: Nota 180
    Competência 2: Nota: 200
    Competência 3: Nota: 180
    Competência 4: Nota: 180
    Competência 5: Nota: 200
    Total: 940

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  2. Acredito que seu texto ficou muito bom. Parabéns!!!
    1 – Uso correto do Português; Teve um bom domínio da norma culta. Nota 200
    2 – Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo; Seu texto tem uma estrutura impecável de uma dissertação argumentativa. E você defendeu muito bem o tema. Nota:200
    3 – Defender seu Ponto de Vista com argumentos; Eu vi uma boa defesa do ponto de vista, acredito que você possui um bom conhecimento. Nota:180
    4 – Demonstrar capacidade de argumentação; Achei seu texto com boa argumentação, fugindo do óbvio. Nota:200
    5 – Elaborar a Proposta de Intervenção: uma boa proposta de intervenção. Nota: 200
    Nota total: 980

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  3. ANÁLISE GERAL
    Foi feita uma ótima introdução, com contextualização por meio de dados de organização prestigiada, relação do dado apresentado com o tema e a apresentação da tese.
    Muito bem desenvolvidos, os parágrafos de desenvolvimento apresentaram os 4 quesitos necessários neles: o tópico frasal, a comprovação da tese, a relação do repertório com o tema e a consequência ou conclusão do parágrafo.
    Por fim, a conclusão foi excelente, sem retomada da tese, que poderia estar presente, mas com uma proposta belíssima de se ver.
    NOTA
    Competência 1: 200
    – Houve apenas um erro: na 6ª linha do terceiro parágrafo, após o “visto que”, não deveria haver vírgulas, pois há uma oração subordinada substantiva objetiva direta, e não se separa objeto de complemento.
    Competência 2: 200
    – Estrutura impecável de uma dissertação argumentativa.
    – Na primeira linha, deveria ser exposto o significado da sigla OMS, pois isso é analisado em concursos. Por exemplo: De acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) OU De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um 1000 no ENEM, provavelmente, não seria tirado apenas por isso, mas é bom ter atenção. Não apresentar o significado de uma sigla pode desvalidar o argumento, se o corretor não conhecê-la ou não encontrá-la ao realizar uma pesquisa. Obs.: Não tirei pontos por isso, visto que o dado foi usado para contextualizar e não argumentar de fato.
    Competência 3: 200
    – A estrutura dos parágrafos de desenvolvimento estavam impecáveis e é visível a familiaridade com o tema.
    – Você poderia ter utilizado mais de uma estratégia de argumentação, como uma alusão histórica ou um dado, não só citações filosóficas, mas, tenho que admitir, elas encaixaram lindamente no texto.
    Competência 4: 160
    – Faltou o paralelismo entre os parágrafos de argumentação, como você começou o primeiro com “primeiramente”, o segundo deveria ter iniciado com “segundamente”. Sugiro colocar ‘mormente”, no primeiro, de forma que “em segundo plano” seja cabível.
    Competência 5: 200
    _ Que 200 merecidos! Proposta maravilhosa, com ação, agente, modo, efeito, meio e detalhamento. Parabéns!
    Total: 960

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