Iniciante

Tema: investimento em inovação

  • 0

A fim de encontrar um vencedor num cenário de bipolaridade mundial, a corrida tecnológica durante a Guerra Fria proporcionou diversos avanços na medicina. Tovadia, sem que haja um possível papel de “vencedor/ganhador”, o mundo acaba deixando de priorizar o investimento científico, o que acarreta num quadro de fragilidade frente aos diferentes impasses na área da saúde, como mostrara a pandemia do COVID-19.
Primeiramente, vale trazer o discurso de Marx no qual ele diz que dentro de uma sociedade capitalista, sua base encontra-se na economia. Sob tal ótica, não é surpresa que inúmeros governantes preferem não investir devidamente em pesquisas e desenvolvimento na área da saúde pública, uma vez que não enxergam nela um meio conseguirem um grande feedback financeiro.
Em segundo lugar, é possível aferir que, uma vez investindo em inovação, destinar tais recursos à um só lugar também pode agravar o quadro. Desta maneira, traçar um só caminho para estes recursos, como financiar somente Universidades, por exemplo, acaba excluindo diversas pessoas que outrora poderiam agregar muito para um avanço social.
Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática. Segundo Benjamin Franklin, “investir em conhecimento gera sempre os melhores juros”. Assim sendo, é dever do Governo destinar parte de sua verba advinda da arrecadação de impostos para financiar pesquisas na área da saúde. Outrossim, será papel do Ministério da Saúde em parceria com Assistentes Sociais, encontrar os melhores lugares para os quais tais verbas serão destinadas, além de darem lugar a pesquisas e investigações independentes.

Compartilhar

1 Correção

  1. Tema muito bom de ser abordado. Você citou um contexto histórico, organizou em uma boa forma os parágrafos, deixando-os intercalados;uma boa intervenção, boa gramática. Creio que não ficou tão clara sua tese, mas nada que extrapole. Continue a praticar, muito sucesso para você. Espero ter ajudado 💕

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.