O Brasil é um país de dimensões continentais e abriga uma das maiores malhas rodoviárias do mundo, pelas quais cerca de 60% do transporte de cargas brasileiro é feito, dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Diante tamanha grandiosidade e importância para a economia do país, logística e infraestrutura do modal rodoviário são fundamentais. Entretanto, a realidade está distante do ideal.
A concentração do transporte brasileiro nas estradas somado à falta de investimento em melhorias e recursos logísticos das mesmas atrasam um possível crescimento econômico da nação. A realidade do transporte rodoviário brasileiro é deplorável. Estradas em condições precárias, constante alta do preço de combustíveis, pouca ou nenhuma assistência aos trabalhadores do meio e um futuro desesperançoso, levando em consideração a falta de planos de investimento no meio por parte do Estado.
Ainda segundo os estudos da CNT, é possível afirmar que cerca de 25% dos custos operacionais seriam diminuídos se houvessem melhores condições da estrutura rodoviária. Saindo da ótica teórica e olhando pela vivência de quem experiencia tal realidade, é importante lembrar que as condições do transporte foram pauta de grandes manifestações em 2018 na Greve dos Caminhoneiros, que parou o país.
Em síntese, é necessário o investimento urgente do Estado em logística das rodovias, este que será feita por meio de aplicação de dinheiro em parcerias público-privadas entre o governo e concessionárias rodoviárias, revitalizando as vias, criando patrulhas de fiscalização do preço dos combustíveis e montando planos de apoio aos motoristas, consequentemente melhorando as condições de trabalho e a realidade do transporte de cargas. À longo prazo é necessário liberação de capital aos demais modais de transporte, despressurizando as estradas e criando a distribuição dinâmica entre os diversos tipos de deslocamento de carga, findando em um país que efetivamente use todos os seus recursos para a melhor realização do transporte, assim, alavancando a economia.
Ar.thur
COMPETÊNCIA I: 160
Você apresenta um bom domínio da norma culta da língua, porém tenho algumas observações que valem a pena destacar ( vale também salientar que estou desconsiderando a carência de vírgulas no texto):
1. O primeiro parágrafo contém a seguinte frase: “pelas quais cerca de 60% do transporte de cargas brasileiro é feito”. Sugestão de alteração: “onde cerca de 60% do transporte de cargas brasileiro é realizado”. Há a troca do “pelas quais” por um pronome relativo que indique lugar.
2. No segundo parágrafo tem-se : “A concentração do transporte brasileiro nas estradas somado à falta de investimento em melhorias e recursos logísticos das MESMAS”. Mesmo é um pronome demonstrativo e não um pronome do caso reto.
COMPETÊNCIA II: (160)
Você elabora o texto com uma boa abordagem inicial ao definir que irá somente focar nas problemáticas do modal rodoviário do país, porém seria bastante interessante e construtivo para o seu texto, apresentar diferentes perspectivas ao explorar os outros modais de transporte.
COMPETÊNCIA III: (120)
Na minha opinião faltou dados ou referências que pudessem embasar as afirmações “A realidade do transporte rodoviário brasileiro é deplorável”, “estradas em condições precárias, constante alta do preço de combustíveis, pouca ou nenhuma assistência aos trabalhadores do meio e um futuro desesperançoso” e “levando em consideração a falta de planos de investimento no meio por parte do Estado”
COMPETÊNCIA IV: (160)
Apesar da falta de fontes e referências no segundo parágrafo, você conseguiu demonstrar que tem conhecimento de mecanismos necessários para a construção de uma boa argumentação.
COMPETÊNCIA V: (120)
Houveram várias propostas de intervenção porém não houve nenhum tipo de ligação com seu desenvolvimento ou detalhamento operacional que pudesse dar uma sustentação lógica para sua conclusão.
diegohpinheiro
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica.
Nota: 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato.
nota: 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
nota: 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação.
nota: 160
5. Proposta de intervenção
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos
Nota: 200