Iniciante

Tema: Infraestrutura do transporte no Brasil

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O Brasil é um país de dimensões continentais e abriga uma das maiores malhas rodoviárias do mundo, pelas quais cerca de 60% do transporte de cargas brasileiro é feito, dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Diante tamanha grandiosidade e importância para a economia do país, logística e infraestrutura do modal rodoviário são fundamentais. Entretanto, a realidade está distante do ideal.

A concentração do transporte brasileiro nas estradas somado à falta de investimento em melhorias e recursos logísticos das mesmas atrasam um possível crescimento econômico da nação. A realidade do transporte rodoviário brasileiro é deplorável. Estradas em condições precárias, constante alta do preço de combustíveis, pouca ou nenhuma assistência aos trabalhadores do meio e um futuro desesperançoso, levando em consideração a falta de planos de investimento no meio por parte do Estado.

Ainda segundo os estudos da CNT, é possível afirmar que cerca de 25% dos custos operacionais seriam diminuídos se houvessem melhores condições da estrutura rodoviária. Saindo da ótica teórica e olhando pela vivência de quem experiencia tal realidade, é importante lembrar que as condições do transporte foram pauta de grandes manifestações em 2018 na Greve dos Caminhoneiros, que parou o país.

Em síntese, é necessário o investimento urgente do Estado em logística das rodovias, este que será feita por meio de aplicação de dinheiro em parcerias público-privadas entre o governo e concessionárias rodoviárias, revitalizando as vias, criando patrulhas de fiscalização do preço dos combustíveis e montando planos de apoio aos motoristas, consequentemente melhorando as condições de trabalho e a realidade do transporte de cargas. À longo prazo é necessário liberação de capital aos demais modais de transporte, despressurizando as estradas e criando a distribuição dinâmica entre os diversos tipos de deslocamento de carga, findando em um país que efetivamente use todos os seus recursos para a melhor realização do transporte, assim, alavancando a economia.

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2 Correções

  1. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica.
    Nota: 160
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato.
    nota: 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    nota: 160
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação.
    nota: 160
    5. Proposta de intervenção
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos
    Nota: 200

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  2. COMPETÊNCIA I: 160
    Você apresenta um bom domínio da norma culta da língua, porém tenho algumas observações que valem a pena destacar ( vale também salientar que estou desconsiderando a carência de vírgulas no texto):

    1. O primeiro parágrafo contém a seguinte frase: “pelas quais cerca de 60% do transporte de cargas brasileiro é feito”. Sugestão de alteração: “onde cerca de 60% do transporte de cargas brasileiro é realizado”. Há a troca do “pelas quais” por um pronome relativo que indique lugar.

    2. No segundo parágrafo tem-se : “A concentração do transporte brasileiro nas estradas somado à falta de investimento em melhorias e recursos logísticos das MESMAS”. Mesmo é um pronome demonstrativo e não um pronome do caso reto.

    COMPETÊNCIA II: (160)
    Você elabora o texto com uma boa abordagem inicial ao definir que irá somente focar nas problemáticas do modal rodoviário do país, porém seria bastante interessante e construtivo para o seu texto, apresentar diferentes perspectivas ao explorar os outros modais de transporte.

    COMPETÊNCIA III: (120)

    Na minha opinião faltou dados ou referências que pudessem embasar as afirmações “A realidade do transporte rodoviário brasileiro é deplorável”, “estradas em condições precárias, constante alta do preço de combustíveis, pouca ou nenhuma assistência aos trabalhadores do meio e um futuro desesperançoso” e “levando em consideração a falta de planos de investimento no meio por parte do Estado”

    COMPETÊNCIA IV: (160)
    Apesar da falta de fontes e referências no segundo parágrafo, você conseguiu demonstrar que tem conhecimento de mecanismos necessários para a construção de uma boa argumentação.

    COMPETÊNCIA V: (120)
    Houveram várias propostas de intervenção porém não houve nenhum tipo de ligação com seu desenvolvimento ou detalhamento operacional que pudesse dar uma sustentação lógica para sua conclusão.

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