Estudante

tema: Importância da arte para o desenvolvimento crítico dos cidadãos

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Redação modelo Vunesp.

https://guiadoestudante.abril.com.br/redacao/fuvest-2022-veja-9-possiveis-temas-de-redacao/

A arte sempre esteve representando a visão humana. Em seus primórdios com a pintura, com simples representações do cotidiano; agregando, em seguida, a música e o teatro; e na modernidade atingindo todos os sentidos. Essas representações da vida são importantes para um melhor entendimento histórico, além de serem capazes de criar mundos.

Sua face histórica pode ser observada pelos clássicos, seja da literatura ou de sua expressão física, pintura ou esculturas. A despeito disso, pode ser visto na obra “O cortiço”, do realista Aloísio de Azevedo, que trata da formação dos cortiços cariocas com um nível de descrição tão alto, que leva o leitor a vivenciar a época, entrando em uma máquina do tempo.

Outro ponto é a capacidade de criar mundos paralelos, prevendo possibilidades futuras. Um exemplo disso está na distopia “1984”, de George Orwell, que, apesar de, felizmente, não sido concretizado, serviu de norte para a discussão de problemas vividos, hoje, como a privacidade, ligada ao excesso de câmeras nas cidades, e a importância liberdade, com o exercício da democracia e de uma mídia não estatal.

Por todos esses aspectos, é evidente que a arte é essencial para a formação crítica dos cidadãos. Pois ela está imbuída de muita história e é capaz de criar a reflexão sobre os problemas da humanidade, a partir do estudo de mundos diegéticos.

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2 Correções

  1. Caro Rodrigo Frota, tudo bom? A respeito de sua redação, não ficou muito claro para mim o seu posicionamento sobre o tema: Importância da arte para o desenvolvimento crítico dos cidadãos. Você poderia ter utilizado exemplos reais além do literário, como reportagens que abrangem os cidadãos. O seu texto está com falta de conteúdo por exemplo: Quantos % dos brasileiros possuem acesso a arte no Brasil?; Quantos podem ir aos museus?; Etc.
    A melhor forma para abortar a redação desse tema seria fazer perguntas, nas quais as respostas obtidas seriam usadas para a elaboração do texto.
    O uso de muitas vírgulas acaba prejudicando no entendimento no seu texto. Tome cuidado.

    Sou uma iniciante tentando ajudar.

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  2. Acho que o seu maior desafio é escrever mais palavras. Como está próximo da prova, o que sugiro é que passe esse tempo lendo, ganhando ideias, principalmente sobre as referências que você já tem. Por exemplo, há uma discussão muito interessante sobre como o 1984 de Orwell não foi mais profético do que Huxley, em seu Admirável Mundo Novo. Encaixar uma debate como esse na prova poderia ajudar a preencher espaços.

    Incorporando uma crítica que o Braga propôs no link, é importante vincular essas discussões que você trouxe à realidade em que nos encontramos. Quais são os valores de 1984, de Aloísio Azevedo, para a nossa sociedade? Há desenvolvimento crítico dos cidadãos a partir da arte no Brasil? Aliás, há arte crítica no Brasil? São perguntas desse tipo que você pode se fazer quando faltarem ideias para evoluir o texto.

    No mais, texto agradável de ler e com poucos erros de português.

    Uma dica importante de você adotar seria reduzir o tamanho das frases. Frases grandes tendem a criar problemas de norma culta, como no segundo parágrafo, onde o “a despeito disso” vem seguido de repetição de palavras e frase incompleta. Responda, a partir exclusivamente da frase que escreveu: qual é o algo que “pode ser visto na obra “O Cortiço”?

    Tome muito cuidado com esses erros – que podem ser vistos como “palavra esquecida” -, pois eles travam a leitura e a tornam muito desagradável para quem lê, então são erros que chamam atenção e custam alto na nota.

    Um último que trava a leitura foi o “Pois” precedido de ponto final, lá no último parágrafo. Só use o ponto final quando a frase só fizer sentido se lida por si só.

    Boa prova, rapaz!

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