Texto EXPOSITIVO-ARGUMENTATIVO.
É inegável a influência dos avanços tecnológicos na vida moderna. Em razão de tais tornarem bem cômodas as relações comerciais e culturais. Isso é visto nas diversas ferramentas tecnológicas como: Televisores, carros e telefones móveis. No entanto, estes meios trouxeram muitos impactos negativos, como o aumento de doenças decorrentes da obesidade.
Nos países em desenvolvimento, o risco de obesidade aumentou muito, em função da evolução dos meios técnicos-científicos. Estes trouxeram agilidade e facilidade para a dinâmica social, tais benefícios, paradoxalmente, influenciaram de forma negativa a vida da sociedade, porque atividades físicas são menos realizadas – as pessoas estão mais tempo sentadas em frente das “tvs” ou de seus “smartphones”. Além da alimentação, em razão dos chamados “fast foods”, ter se tornado mais suscetível as doenças do diabetes e da hipertensão.
De forma diferente do que ocorre nos países desenvolvidos, que enfrentam a muito tempo, esse problema vem impactando o sistema de saúde de maneira mais drástica, por este estar menos preparado, por causa de ser um problema que vem crescendo nos últimos anos. Segundo o cardiologista, Drauzio Varella, o Brasil, conforme tendência na america latina, tem seus números cada vez mais próximos a países como os Estados Unidos, que sofrem uma verdadeira epidemia da doença.
Portanto, em função desses aspectos, é necessário por parte da sociedade a adoção de uma alimentação mais saudável e hábitos menos sedentários. Resta, ainda, ao Governo Federal, o emprego de políticas públicas que visem melhor preparar o Sistema Único de Saúde para este problema este problema da modernidade.
AnaCamila13
No 1º parágrafo eu acrescentaria a palavra ‘positiva’ da seguinte forma:
“É inegável a influência positiva dos avanços tecnológicos na vida moderna. Em razão de tais tornarem bem cômodas as relações comerciais e culturais.”
Motivo: Por causa da continuação que explica positivamente os avanços tecnológicos.
Outro ponto: No lugar de telefones móveis, seria mais usual colocar dispositivos móveis. Não que esteja errado, mas é só uma forma mais usual.
No mais, foram utilizados conectivos como: ‘No entanto’, muito importante.
Você abordou o assunto, o tema e designou sua tese:
“Os avanços tecnológicos trouxeram muitos impactos negativos, como o aumento de doenças decorrentes da obesidade.”
No 2º Parágrafo –
Estes trouxeram agilidade e facilidade para a dinâmica social. (PONTO FINAL)
“Tais benefícios, paradoxalmente, influenciaram de forma negativa a vida da sociedade, porque atividades físicas são menos realizadas – as pessoas estão mais tempo sentadas em frente às “tvs” ou usando seus “smartphones”.
No lugar de das “tvs”, creio que seja às “tvs”. E acrescentei ‘usando’ seus smartphones, pois não necessariamente usamos sempre sentados.
3º Parágrafo – Gostei, pois você usou embasamento, mas sem correções, apenas na leitura do início desse parágrafo, eu tentaria falar de forma mais clara. Achei confusa a forma que se expressou.
Exemplo:
“De forma diferente do que ocorre nos países desenvolvidos, que enfrentam a muito tempo esse problema, nos países subdesenvolvidos, o sistema de saúde sofre de maneira mais drástica, por este estar menos preparado, por ser um problema que é crescente devido à esses avanços tecnológicos estarem mais presentes na vida das pessoas.”
4º Parágrafo – este problema (foi repetido duas vezes)
Ainda utilizaria a técnica de retomar a ideia inicial com mais clareza.
No mais, a estrutura está ok. Vamos em frente!
diooliveira
Olá, deixo aqui minhas conclusões sobre sua redação, espero ajudar :)
No 1 parágrafo em ”… moderna. Em razão …” substituiria o ponto final por vírgula para conectar melhor.
”… como: Televisores …” escreveria televisores com letra minúscula.
No 2 parágrafo ”… dinâmica social, tais benefícios…” eu incluiria ”mas” depois de social e manteria a vírgula.
Reveria a frase ”Além da alimentação, em razão dos chamados “fast foods”, ter se tornado mais suscetível as doenças do diabetes e da hipertensão.” pois deu a entender que a alimentação se tornou suscetível a doenças e não as pessoas.
No 3 parágrafo em ”… que enfrentam a muito tempo …” substituiria ”a” por ”há” pois se trata de tempo
Em ”De forma diferente do que ocorre nos países desenvolvidos, que enfrentam a muito tempo, esse problema vem impactando o sistema de saúde de maneira mais drástica ” até ”tempo” a frase não faz sentido, parece que falta alguma coisa.
Em ”… por causa de ser um problema que vem crescendo nos últimos anos…” a frase está coloquial e deveria ser substituída por ”por seu um problema que vem crescendo”
Em ”..cardiologista, Drauzio Varella…” tiraria a vírgula.