Promulgada em 1988, a Constituição Federal declara a educação como direito de todos e dever do estado e da família. No entanto a evasão escolar ainda é um problema no Brasil, ela impossibilita que uma parcela da população jovem desfrute desse direito. Destaca-se como principais fatores ao abandono escolar, a baixa situação financeira, que obriga os estudantes pausarem seus estudos e começarem a trabalhar para ajudar seus pais em casa e também descaso do governo.
A educação é o fator principal para o desenvolvimento de nosso país, por isso o ensino fundamental é obrigatório segundo a legislação brasileira, ficando como responsáveis a família e o estado em garanti-los. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é fruto de sua educação. Sendo assim, fundamental que pais ou responsáveis incentivem os menores sobre a importância dos estudos.
Ademais, a baixa renda está diretamente relacionada a evasão. De acordo com o texto publicado no site Info Escola “…Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar… Relatam pais e estudantes…”, demonstra que devido a dificuldades financeiras, jovens tendem a largar os estudos. Diante do exposto, é primordial a atenção de órgãos governamentais em relação ao aprendizado das crianças e adolescentes carentes.
Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, o ministério da cidadania deve promover uma maior relação de igualdade entre os estudantes, por meio de projetos de assistência social aos mais necessitados, para que assim todos tenham acesso a mesma oportunidade de educação. Através disso, esperasse que o número de evasão escolar no Brasil diminua e que todos indivíduos desfrutem de seu direito a educação.
ketillynicolle
Oii gataaa, não vou corrigir tão ao pé da letra, pq já corrigi uma redação sua hj, e as dicas que te dou são basicamente as mesmas. Nessa eu percebi que vc usou mais um pouco de conectivos, mas ainda deixou um pouco a desejar em alguns períodos. E após cada conectivo, vc coloca uma vírgula, tipo “portanto,” “entretanto,” “ademais,” “além disso,”. Sobre o tamanho dos períodos, no seu 2• parágrafo ficou bem dividido eles, n ficou tão extenso comparado com o 3•c percebe a diferença? Foi isso que falei na outra correção que fiz. Devia tbm alguns desvios de ortografia, mas isso a gente melhora com o tempo, to ctg nessa kkkkkk, enfim, em modo geral, ficou showwww seu texto, parabéns ❤️
Anaamoreira
Apresenta alguns erros de pontuação, além de alguns erros de regência. Fique atenta a sua ortográfia e pontuação.
Competência 1: 160
Apresentou bom domínio na competência 2, continue assim.
Competência 2: 200
Organize melhor seu repertório coesivo, está quase lá
Competência 3: 140
Apresentou bom domínio de conectivos.
Competência 4: 180
Conclusão completa de acordo com os critérios do Enem.
Competência 5: 200
Total: 860
dizz_bruna
Olá,sou uma aluna como você e vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
.É interessante escrever “Estado “com letra maiúscula, pois ele é um órgão público. A mesma coisa em “Ministério da Cidadania”.
.Desvio no uso de vírgula no 1 e 4 parágrafo.
.Falta de conectivo e desvio de acentuação gráfica no 2 parágrafo.
.O 3 parágrafo ficou um pouco repetitivo, poderia ter mais informações. A transcrição da pesquisa que você colocou no mesmo parágrafo também ficou confusa.
.O certo é espera-se com hífen (último parágrafo).
.No parágrafo final você poderia ter feito uma retomada baseada na introdução (no caso é a Constituição Federal de 1988),assim o texto ficaria mais cíclico.
Você tem um vocabulário muito bom e apresentou argumentos relevantes.Parabéns,continue praticando!😊
MayaradaSilva
Ola
Paragrafo 01
Linha 02: ausencia de virgula apos ”No entanto”
Linha 06: adaptaçao: Igualmente o descaso do governo para com a sociedade jovem
Paragrafo 02
Linha 01: NOSSO (nao usar 1 pessoa na redaçao)
Linha 01: ausencia de virgula apos por isso
Linha 02: ausencia de virgula apos obrigatorio
Linha 04: ausencia de é
Paragrafo 04
Linha 01: ausencia de virgula apos ”Portanto”
Linha 04: espera-se
Consideraçoes finais: seus argumentos sao fracos, o que nao traz a convincencia devida ao ler sua redaçao , poderia ter citado algo mais, porem, gostei de como usou Kant
Sua conclusao esta boa, mas o bom sempre pode ser otimo
Paragrafo 03
Linha 02: confusao extrema na seguinte situaçao “…Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar… Relatam pais e estudantes…”
O leitor nao compreende a mensagem a ser passada, e o seu corretor tambem nao
No seu desenvolvimento a ideia e argumentaçao ficou muito redondante, dando voltas e sempre voltando para ”situaçao financeira”, isso nao se encontra somente no seu desenvolvimento,mas na sua introduçao tambem.
O tema e bem abrangente, e como vc ja deve saber, o seu corretor quer saber da sua preparaçao, que vc tem argumentos o suficiente para estar dentro do assunto.
ANGELMUSIC
Olá,
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa
– 120
Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa 180
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação – 180
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos-180
AnaLuizaGalvão
ERROS:
Sétima linha: falta de articulador coesivo no início do parágrafo.
Décima linha: “Sendo assim, *É* fundamental”.
Décima segunda linha: “*À* evasão”
Décima terceira linha: A citação direta de autoria alheia ficou terrível. Você poderia ter dito “De acordo com o site Info Escola, a necessidade de trabalhar e ajudar os pais em casa…”
Décima oitava linha: Ministério da Cidadania se escreve assim, com as iniciais maiúsculas.
.
NOTA
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Total: 880