TEMA: Esports – Competições profissionais de jogos online

  • 1

Em 2016, o League of Legends atingiu a marca de 14,7 milhões de torcedores assistindo o jogo online simultaneamente. Tal fato comprova a popularidade que os esports ganharam da mesma forma que os esportes; contudo, essa modalidade competitiva ainda não está incorporada em eventos esportivos devido ao preconceito que ainda sofre por parte da população e por ser desconsiderada como prática esportiva.

Nota-se a princípio que ainda há uma concepção retrógrada sobre o tema por parte daqueles que não estão acostumados com o assunto ou que não sabem da indústria em ascensão que rege essas competições, a indústria dos games. Esse debate acentuou-se no Brasil depois das declarações da conselheira do Flamengo, Marion Kaplan, que ofendeu os praticantes dos esports os classificando como ”nerds autistas” e que a equipe jogadora do Lol teria que procurar ajuda psiquiátrica. Essa postura demonstra a dificuldade de aceitação da prática dos jogos online pois é uma categoria vista como inferior aos esportes tradicionais e, desse modo, julgada como hobby e não como profissão.

Ademais, de acordo com a definição do significado da palavra, esporte é a ”prática regular de uma atividade que requer exercício corporal e que obedece a determinadas regras, para lazer, desenvolvimento físico ou para demonstrar agilidade, destreza ou força.” Nesse sentido, os esports devem ser considerados como estilo esportivo uma vez que os jogadores profissionais desenvolvem suas habilidades através de uma intensa rotina de preparo, sob dietas e acompanhamento de fisioterapeutas que os auxiliam da melhor forma para evitar lesões a longo prazo causadas pela quantidade de tempo em desempenho gamer, resultado da demonstração das suas aptidões em diversas competições mundiais de jogos.

Dessarte, é preciso incorporar os esports à categoria de modalidade esportiva. Assim, o governo federal – responsável pela administração dos interesses públicos em todo o território nacional – deve criar o ”departamento dos jogos” como parte integrante do Ministério da Cidadania onde serão fiscalizadas condutas antiéticas ou ilegais realizadas virtualmente, além de investir verba de pelo menos 2% no setor, advinda do corte de gastos com os auxílios moradia, paletó e combustível dos deputados federais do país como forma de promoção e subsídio aos jogos. Dessa forma, contribui-se para a ampliação das competições gamers nacionais atraindo o público interessado e capital de empresas patrocinadoras aumentando o turismo e, consequentemente, expandindo o conhecimento dos indivíduos sobre a temática a fim de diminuir o preconceito social presente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: Sua intro esta boa só umas coisas. “esports” o certo seria Esports já que esse E é apreciação de eletrónico e a palavra deveria esta entre aspas porque é uma palavra de outro idioma. Só isso.
    .
    D1:”Essa postura demonstra” no seu D1 não tem Marca de Autoria: palavra que demonstram sua opinião nesse trecho vc poderia fazer “Essa postura LAMENTAVEL OU INFELIZMENTE (assim vc mostra o q vc acha sobre isso) demonstra…”. NÃO ESTÁ ERRADO, mas vc usou ESSA e ESSE são palavra “diferente” mas que vc usou muito pouto uma da outra, em uma frase vc coloca e na outra a outra. Tenta diversificar mais pra mostra pro corretor que vc saber os conectivos.
    .
    D2: esta boa 👍
    .
    Conclusão: governo federal, MAIÚSCULO. “como parte integrante” eu trocaria isso por POR MEIO, pprque assim fica mais facil de o corretor achar onde está. O resto esta bom

    • 1
  2. Olá, Roberta! Vou corrigir e qualquer erro você me fala, ta?

    INTRO
    –> estruturação correta
    –> ótima contextualização da citação com sua tese
    –> sem desvios gramaticais, muito bom!

    D1
    –> ausência de vírgula: “Nota-se, a princípio, que… ”
    –> ausência de vírgulas: “dos esports, os classificando como ”nerds autistas”, e que ”
    –> ausência de vírgula: ” jogos online, pois é”
    –> ausência de vírgula: “como hobby, e não como…”
    –> estruturação corretissima
    –> argumentação e uso de repertório pertinente
    –> sua problematização está conexa e foi muito bem desenvolvida

    D2
    –> ausência de vírgula: “esportivo, uma vez que os jogadores…”
    –> “através de uma intensa rotina” não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
    –> argumentação pertinente. Você trouxe causas e consequências, sabendo interligar de maneira correta suas ideias, ainda de uma excelente problematização
    –> ótimo uso de repertório
    –> estruturação correta

    CONCLUSÃO
    –> ” onde serão fiscalizadas” não use “onde” no sentido de “no qual”, pois este é advérbio de lugar
    –> ausência de vírgula: “da Cidadania, onde serão fiscalizadas”
    –> conclusão completa

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA: 960 [representativa]

    Parabéns, você escreve muito bem!

    • 4
  3. “Esports” use o termo entre aspas, pois o mesmo não está inserido nos padrões da norma culta da língua portuguesa. (linha 3).

    “Tal fato comprova a popularidade que os esports ganharam da mesma forma que os esportes; contudo”. Use o ponto final em vez de ponto e vírgula. (linha 3).

    “Nota-se a princípio que ainda há uma concepção retrógrada sobre o tema por parte daqueles que não estão acostumados com o assunto ou que não sabem da indústria em ascensão que rege essas competições, a indústria dos games.”

    Especifique a indústria e não a repita. “… não sabem da indústria dos ‘games’ … “. A palavra “games” também deve ser usada entre aspas.

    Sua redação não contém repertórios socioculturais, o que faz a nota diminuir drasticamente. Portanto, a nota máxima não ultrapassaria dos 600 pontos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.