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TEMA ENEM: “O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA”

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é revelada uma sociedade na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, a conjuntura hodierna brasileira não se adequa à abordagem do autor, uma vez que a superação do estigma relacionado às doenças mentais apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nessa perspectiva, diante desse cenário antagônico, não somente a permanência da mentalidade preconceituosa, como também o desamparo informacional contribuem para a naturalização desse quadro problemático. Desse, modo analisar a situação recorrente é medida que se faz imediata.

Convém ressaltar, primeiramente, que o preconceito vigente favorece a perpetuação do estigma aos doentes mentais. Nesse sentido, a filósofa Simone de Beauvoir introduz o conceito de Invisibilidade Social, o qual consiste em um processo de apagamento e marginalização sofrido por determinados grupos excluídos. Acerca dessa premissa, é nítido que atitudes preconceituosas cooperam com a invisibilidade dos indivíduos portadores de doenças mentais, visto que esses têm a sua vida social afetada. Com efeito, as relações interpessoais se tornam alvos das condições humanas, questão essa que precisa de ser revertida urgentemente.

Ademais, é imprescindível considerar a ausência de informações sobre saúde mental como mais um dos fatores que agravam o impasse. Sob tal ótica, o pensador contemporâneo Paulo Freire aponta, no seu livro “Pedagogia do Oprimido”, a educação como uma ferramenta de libertação e mobilidade social. A esse respeito, verifica-se que a parcela da população que não possui acesso a uma rede de ensino eficaz, não compreende a dimensão das adversidades ligadas aos transtornos mentais, tais como depressão, ansiedade e transtorno bipolar. Assim, enquanto as redes de informação não representarem um instrumento democrático e libertador, o estigma aos doentes mentais permanecerá no Brasil.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas interventivas para desconstruir o estigma aos portadores de doenças mentais em todo território nacional. Para tanto, o governo, por intermédio de programas sociais, deve desenvolver uma rede de acolhimento dos indivíduos com enfermidades psíquicas, com o intuito de minimizar a marginalização e desnaturalizar o preconceito existente. Além disso, compete ao Ministério da Educação – órgão norteador das diretrizes educacionais – mediante profissionais da área de psicologia, introduzir métodos eficazes de ensino sobre saúde mental, a fim de combater a desinformação. Feito isso, espera-se que a realidade brasileira possa se aproximar dos ideais utópicos de More.

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6 Correções

  1. parabéns seu texto foi muito bem articulado com ideias claras alem de um uso bastante produtivo do repertorio sociocultural.
    outro ponto importante foi a organizaçao da sua estrutura no texto, vc nao possui desvios gramaticais e aborda o tema de forma completa ou seja nao tangenciou o tema
    acho que concerteza sua nota passa dos 900.

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  2. Notas por competência:
    Competência I: 200
    Competência II: 200
    Competência III: 200
    Competência IV: 200
    Competência V: 200
    Nota final: 1000

    Parabéns Proposta de intervenção abordando os 5 elementos e sanando os dois problemas, sua redação está bem completa, respeitando todas as competências, treine cada vez mais e mantenha esse 1000 em suas redações

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  3. ▪︎Competência 1 – Língua Portuguesa: 200 Pontos

    Você demonstrou excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro.

    ▪︎Competência 2 – Abordagem/Gênero: 200 Pontos

    Argumentação consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangencia o tema.

    ▪︎Competência 3 – Defesa/Coerência: 180 Pontos

    Você apresentou informações, fatos e opiniões que relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de originalidade, defendendo o ponto de vista. (Aprofundar os argumentos seria interessante.)

    ▪︎Competência 4 – Coesão e Articulação: 200 Pontos

    Apresenta repertório diversificado de recursos coesivos e boa articulação entre as partes do texto.

    ▪︎Competência 5 – Proposta de Intervenção: 200 Pontos

    Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Com relação aos elementos esperados:
    1. Agente – Quem fará a ação para resolver o problema?
    2. Ação – o que efetivamente será feito?
    3. Modo – como será realizada a ação?
    4. Efeito – qual o efeito esperado?
    5. Detalhamento – traga riqueza de detalhes para justificar sua proposta.

    Nota: 980

    (Eu me baseei nas correções e comentários que cursinhos fazem:) Sua redação está no estilo nota 1000 – Articulação, projeto de texto. Parabéns!!😊👏 Espero ver seu nome nas cartilhas dos alunos nota 1000 ENEM 2020 rss!!)

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  4. Redação perfeita!
    Só gostaria de fazer uma ressalva a respeito da conclusão.
    Eu penso que utilizar somente o Ministério da Cultura como agente seria melhor, uma vez que tanto atitudes preconceituosas quanto a não compreensão pela população são causadas pela ausência de educação de qualidade. Além disso você economizaria algumas linhas e poderia detalhar mais a conclusão.
    Espero ter ajudado, desculpe-me qualquer inconveniente.

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  5. Excelente domínio da Língua portuguesa! Seus repertórios foram todos pertinentes ao tema e reforçaram ainda mais sua argumentação, tornando o texto coerente e coeso. Sem inadequações de conjunções ao meu ver. Proposta de intervenção abordando os 5 elementos e sanando os dois problemas. Parabéns!
    Notas por competência:
    Competência I: 200
    Competência II: 200
    Competência III: 200
    Competência IV: 200
    Competência V: 200
    Nota final: 1000

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  6. Oi espero ajudar.
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    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
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    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
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    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

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