O Brasil vem enfrentando, tardiamente, o processo de envelhecimento da população, e, com isso, vem aumentando a demanda por trabalho de cuidado que é a assistência a pessoas idosas, incapacitadas e crianças. Entretanto, são inúmeros os desafios que invisibilizam tais trabalhadores, sendo maioria do gênero feminino, no país. Pois, além de muitos não serem nem remunerados adequadamente e perderem boa parte de suas vidas pelo altruísmo, sofrem com a ingratidão e o preconceito.
Primeiramente, cabe ressaltar o descaso e a desvalorização profissional dos cuidadores. A inexistência de fiscalização e de leis eficientes que assegurem um salário digno e a garantia de direitos trabalhistas básicos é um dos principais desafios. Por conta disso, tais profissionais sofrem com a saturação de tarefas e a desvalorização de sua mão de obra.
Em segundo plano, esses cuidadores sofrem com o preconceito e o não reconhecimento da importância de suas atividades pela sociedade. Isso gera uma invisibilidade e indiferença para com uma profissão tão essencial para o desenvolvimento de qualquer país. Pois, sem tais profissionais todo o sistema financeiro, político e educacional seria comprometido. Portanto, a valorização de suas atividades laborais e o reconhecimento da relevância de suas atividades seria o caminho mais ideal para trazer visibilidade a esses personagens.
Assim sendo, medidas devem ser implementadas para reverter tal desvalorização. Por isso, o Poder Público deve, por meio de projeto de lei, implementar, fiscalizar e garantir todos os direitos básicos dessa classe, como piso salarial, descanso remunerado e férias, para que, assim, ninguém viole a dignidade humana desses trabalhadores. Somente dessa forma, com a devida valorização das partes, que o Brasil como um todo crescerá de forma saudável e igualitária.
Alam Andrade Saantos Filho Martins
Vamos lá! Vou analisar sua redação de acordo com as competências avaliadas no ENEM e atribuir uma nota para cada uma delas:
1. **Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa**: Sua redação apresenta um bom domínio da escrita formal, com um vocabulário adequado e estruturas gramaticais corretas. Nota: 200 pontos.
2. **Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema**: Você compreendeu bem a proposta da redação e aplicou conceitos sobre igualdade de gênero, políticas públicas e mercado de trabalho. Nota: 200 pontos.
3. **Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista**: Sua redação apresenta uma boa seleção de informações e argumentos, organizados de forma coerente para defender seu ponto de vista. Nota: 200 pontos.
4. **Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação**: Você utilizou mecanismos linguísticos adequados para construir sua argumentação, como conectivos e estruturas textuais que contribuem para a coesão e coerência do texto. Nota: 200 pontos.
5. **Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos**: Sua proposta de intervenção para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil é clara e respeita os direitos humanos, apresentando medidas concretas e viáveis. Nota: 200 pontos.
Total: 1000 pontos.
Sua redação está muito boa! Parabéns pelo trabalho!
EdilainePadua
Boa tarde, a introdução foi clara e a tese bem definida. No desenvolvimento a escrita flui condizente com tese . A coesão no texto está ótima e a conclusão ficou melhor ainda tem agente e ação e finaliza perfeito.
Ótima redação, tem potencial 😃
Parabéns 👏
……………………………………………….