A questão indígena no Brasil contemporâneo
A Expansão Marítima resultou em uma extrema colonização dos que já habitavam o Brasil : os índios, os quais tiveram seus direitos corrompidos desde o início do século XVI, devido a grande exploração de suas terras e a catequização forçada que sofreram. No entanto, tais fatores não se extinguiram na contemporaneidade, tendo em vista que os indígenas que residem no Brasil, na atualidade, ainda passam por desafios que precisam ser solucionados. Tal problema se deve à intolerância com a forma cultural, além da falta de direitos que os nativos estão imergidos.
Sobretudo, o modo de viver dos índios contribuiu fortemente para a construção da identidade brasileira, devido a grande diversidade cultural que eles produziram e ainda produzem, fator que não é valorizado pelos brasileiros. De acordo com o pensador Ricardo Barradas “A arte brasileira vai acordar um dia e perceber que a cultura indígena nacional é o que há de mais moderno e minimalista”. Nesse contexto, além de que para muitos os índios são considerados “selvagens” devido o modo particular que eles possuem de viver, a religião deles é vista com preconceito por parte da população, apenas por não ser uma crenças tradicional, e sim pela existência de mitos e rituais. Além disso, diversos missionários ainda sobrevoam sobre comunidades nativas com objetivo de catequizar e apresentar religiões diferentes para os índios.
Outrossim, além das formas culturais indígenas não serem valorizadas, eles não possuem seus direitos garantidos. Conforme o site de notícias “Cerca de 85% das 561 terras indígenas brasileiras já sofreram algum tipo de invasão”, à vista disso, a declaração da ONU que diz que o Brasil tem responsabilidade de promover e respeitar os diretos dos povos indígenas, não está sendo cumprida. Dessa maneira, devido o grande desrespeito ao patrimônio imaterial dos indígenas eles são afetados diretamente, de modo que as terras de muitos índios ja foram dizimadas para serem transformadas em áreas comerciais.
Destarte, para solucionar os impasses sofridos pelos índios, são necessárias intervenções. Neste contexto, compete ao Governo Federal, atrelado ao poder Legislativo, que tem como função social dispor de soluções para a defesa da população, promover proteção para os nativos, por meio de leis, com objetivo de garantir os direitos dos indígenas e cumprir a ideia promulgada pela ONU. Ademais, o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, deve promover ações educativas, através de palestras e cursos que retratem todos os impasses sofridos pelos índios e como a cultura deles deve ser reconhecida, e assim, construir uma população conhecedora e valorizadora de suas raízes.
DÊ NOTA PFV
Mirian Jaiane
argumentação impecável, construção do texto de forma coesa, proposta de intervenção bem elaborada, mecanismos linguísticos em dia, a tese esta clara e o desenvolvimentos dos parágrafos está coerente. Se houver erros gramaticais ( eu não soou professora de português), mas se houver é na ênclise e na próclise do pronome -se. Enfim, nada que tire seus 200 pontos na primeira competência. NOTA 1000
Thiago Assis
Simbora hein?!
*Introdução: Muito boa!! Uso de conceitos históricos e abordagem da problemática. Só achei que nesse período: os índios, os quais tiveram seus direitos corrompidos desde o início do século XVI, devido a grande exploração de suas terras e a catequização forçada que sofreram. ( Exploração feita por quem???) você devia citar sobre o agente.
*Argumento 1: Faltou você explicar sua citação e correlaciona-la melhor ao tema . Ademais,esse período:” Além disso, diversos missionários ainda sobrevoam sobre comunidades nativas com objetivo de catequizar e apresentar religiões diferentes para os índios.” ficou muito vago e sem coerência com o que você citou . Era melhor buscar um estratégia de fechar o parágrafo e não acrescentar algo sem explica-lo direito.
Argumento 2 : Conforme o site(QUE SITE?????) de notícias “Cerca de 85% das 561 terras indígenas brasileiras já sofreram algum tipo de invasão” Aponte a fonte que vc retirou os dados. Além disso senti falta de períodos com marcas de opinião,deixando o argumento meio expositivo.
Conclusão: Muito boa,parabéns!! Só faltou o DETALHAMENTO da sua Proposta de intervenção o q acarretaria perda de ponto na competência .