Segundo a OMS, 70 milhões de pessoas ao redor do mundo são autistas. Embora essa seja uma condição recorrente na sociedade, a falta de informações contribui grandemente para o diagnóstico tardio do transtorno em questão. Problema que carece de atenção no Brasil, o atraso na confirmação do autismo nos indivíduos pode impossibilitar a reversão do quadro, além de impedir um adequado planejamento familiar. Dessa forma, medidas são necessárias para resolver a problemática em evidência.
Em primeiro plano, vale destacar que, segundo a psicanalista Marie-Christine Laznik, é possível reverter o autismo se as devidas intervenções forem feitas a partir dos quatro meses de vida do bebê. Tal informação, embora seja esperançosa, carece de recursos para que chegue ao conhecimento das famílias com antecedência, entre eles a capacitação de profissionais da área médica. Sendo assim, pode-se dizer que a discussão acerca do autismo nas faculdades de medicina, palestras e convenções é de extrema importância para a formação de profissionais que, conhecendo os sintomas iniciais do autismo, possam intervir precocemente e impedir o desenvolvimento do transtorno na criança.
Em segundo plano, a demora na confirmação de um quadro como esse impede o devido planejamento familiar. O filme “O Nome Dela É Sabine” retrata a história de uma menina que, diagnosticada tardiamente como autista, acaba sendo internada em um hospital psiquiátrico. De maneira análoga, a falta de orientação e preparo psicológico que os familiares deveriam receber com antecedência, no Brasil, faz com que os portadores de uma condição como o autismo recebam cuidados extremamente equivocados. Dessa forma, percebe-se a importância de um planejamento feito pelos responsáveis, que possa oferecer oportunidades de inclusão a seus filhos, uma boa vida escolar e uma rotina que não os privem do convívio social.
Cabe, portanto, à Sociedade Brasileira de Pediatria promover uma convenção anual que capacitará os médicos a identificar o autismo de maneira precoce nos indivíduos, com o objetivo de amenizar suas consequências. Por meio de palestras que contarão com a presença de pais de crianças com o transtorno, será possível evitar histórias como a de Sabine e construir uma sociedade que acolha melhor as diferenças.
B.marques__
1- Língua Portuguesa: 160. O seu texto apresenta pequenos erros gramaticais, mas nada fora do comum.
2- Abordagem/gênero: 160. Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
3- Defesa/coerência: 120. Você apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, porém não soube organizá-las muito bem. Tente fazer um plano de escrita antes de escrever.
4- Coesão/articulação: 160. Você articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. Porém, tem informações equivocadas: “70 milhões de pessoas ao redor do mundo são autistas”, a realidade é que esses 70 milhões de pessoas sofrem de Transtorno de Espectro Autista (TEA), o que é diferente de Autismo. Não que seja algo que o seu corretor irá notar, mas atente-se.
5- Proposta de intervenção: 120. A sua proposta foi muito comum, mas apresentou todos os elementos de uma conclusão (agente, detalhamento, ação, modo e efeito).
Sua nota: 720/1000
Nicoli
Oii colega, vamos lá:
Intr:
Embora essa seja uma condição recorrente na… (você iniciou com EMBORA, faltou um conectivo para ligar essa oração, sugiro que coloque POR OUTRO LADO, embora essa seja… porque é um conectivo de adição/continuação)
*
em questão. Problema que carece de atenção no Brasil, (você pois ponto e não usou conectivo antes de problema, sugiro colocar LOGO, o problema…)
**
D1:
forem feitas a partir dos quatro meses de vida do bebê. Tal informação (faltou um conectivo, por exemplo: SEM DÚVIDA/ CERTAMENTE tal informação… )
*
Aqui é mais uma sugestão do que um erro:
Sendo assim, pode-se dizer que a discussão acerca do autismo nas faculdades de medicina, palestras e convenções é de extrema importância para a formação de profissionais que, conhecendo os sintomas iniciais do autismo, possam intervir precocemente e impedir o desenvolvimento do transtorno na criança.
Poderia colocar :
Sendo assim, pode-se dizer que a discussão acerca do autismo nas faculdades de medicina, palestras e convenções é de extrema importância para a formação de profissionais que conhecendo (sem vírgula) os sintomas iniciais do autismo, PODERÃO intervir precocemente e impedir o desenvolvimento do transtorno na criança.
**
D2:
planejamento familiar. O filme “O Nome Dela É Sabine” retrata a (faltou conectivo, sugiro um de semelhança DE ACORDO COM/ CONFORME o filme…)
Nicoli
Vou terminar aqui, o comentário enviou antes da hora :
Leia com atenção sua redação , você repetiu o conectivo “dessa forma” e faz perder pontos, substitua uma vez por “DESSE MODO”, “DESSA MANEIRA”…
Sua proposta teve os 5 elementos, ficou muito boa sua intenção
Parabéns pelo seu texto !!! Está muito bom.
ANGELMUSIC
BUENAS NOITES *_*
Parabéns pela redação !
> Correção por competência do ENEM.
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Correção: 180
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Correção: 200. Bom.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Correção: 180. O aluno apresenta um bom desenvolvimento argumentativo corelacionando as partes do texto, organizar e explicar os argumentos propostos.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Correção: 180. Use os conectivos use em abundância. Eles irão melhorar sua coesão textual.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade socio-cultural.
Correção:180. Lembre-se que a proposta é o lugar para você destrinchar O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada. DETALHE UM POUCO MAIS, ISSO VAI TE AJUDAR A TIRAR 200 PONTOS NA COMPETÊNCIA 5.
DICA:
Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais OBJETIVO melhor. Você tem potencial.
Parabéns!!!! ^_^