No seriado de Roberto Gomes Bolaños- Chaves- um menino órfão de apenas oito anos , passa vários dias sem comer; diferentemente dos seus amigos “mais ricos”. Consequentemente, fatos semelhantes – ou até mesmo piores- acontecem no Brasil e no mundo, sem que uma solução seja apresentada, por causa do desprezo por parte das autoridades, em consonância com a falta de oportunidades coletivamente iguais.
Em agosto de 2020, várias famílias que moravam em barracões sob um viaduto em São Paulo, foram despejadas. Mesmo evidente, desconsideraram o fato de que aquelas pessoas não tinham para onde ir. Enquanto isso, várias pessoas possuem bens como terras, casas, que possam garantir um fundo monetário que assegure o seu futuro.
Outrossim, destaca-se a falta de oportunidades caracterizada pela má distribuição de renda. Dessa forma, aqueles que são privilegiados podem ter acesso a um nível de escolaridade melhor, menos chances de serem despejados de suas casas, ou excluídos socialmente de várias outras formas.
Sendo assim, a má distribuição de renda é a principal responsável pela desigualdade social. O Ministério da Economia, portanto, deve rever o conceito salarial, fazendo jus as horas e necessidades de cada um, por meio da importância de cada cargo, com o intuito de evitar as consequências da desigualdade (despejo, fome, educação escassa) oriunda da má distribuição e pobreza extrema de alguns. Só assim, menos crianças passarão fome e necessidades, assim como o Chaves.
MayaradaSilva
ola
primeiro paragrafo
linha 02: sem virgula antes de PASSA, esta separando componentes de uma frase
comentarios: apresenta somente esse erro. Boa introduçao com um otimo argumento, soube muito bem conectar a serie com o assunto e relacionar ambos.
segundo e terceiro paragrafo
consideraçoes: nao percebi nenhum erro acentual,gramatical ou pontual, mas achei que seus paragrafos sao pouco fluidos e presos a coisas monotonas. Poderia ter usado filmes brasileiros que retratam de certa forma esse cenario brasileiro, que acomete tambem ao crime, um exemplo de alusao serio o filme ”cidade de Deus”
Uma serie, um livro,reportagem,pesquisas,ARGUMENTOS. Percebi que vc usou sim um dado ali, mas poderia ter colocado mis coisas pra enriquecer. A redaçao deve ser firmada neles,para ter um convencimento total do leitor que a situaçao e um problema e deve ser melhorada, voce se prendeu muito a coisas ”basicas”, mesmo com os seus argumentos poderia ter se aprofundado,tirando isso, parabens,nenhum erro gramatical,de pontuaçao e etc
Conclusao: Muito boa :)
se for para o Enem , faltou um dos elementos que eles exigem na conclusao,no caso, o que as suas ideias/ argumentos para acabar com a desigualdade trariam para a sociedade
Nenhum erro gramatical tambem, algo para se orgulhar
Parabens! Espero ter ajudado :)
mcaca73
oiii, espero poder ajudar :)
–
Introdução:
Apresenta um repertório que não teria na coletânea e soube relacionar com o texto.
A sua segunda frase poderia ser dividida em dois, a primeira sentença relacionado com o repertório e o tema (o que você fez) e a segunda frase falando sobre o porquê de ainda haver os problemas (arg1 e arg2).
–
Desenvolvimento:
D1:
É sempre bom haver um tópico frasal para sabermos sobre o que o seu parágrafo vai tratar.
O seu arg1 é “desprezo por parte das autoridades”.
Mas você não falou o motivo da desigualdade estar envolvido no desprezo por parte das autoridades.
–
D2:
Aqui você colocou o tópico frasal. Faltou um embasamento de um sociólogo, filósofo para concordar com o seu ponto de vista, lembre-se que no Enem os nossos argumentos precisam estar relacionados com o que alguma autoridade falou ou um dado.
–
O seus dois desenvolvimentos foram bem mais expositivos, você falou que existem problemas e apontou as causas óbvias, faltou o porquê de isso ser ruim.
–
Intervenção:
A sua primeira frase já conta com apenas um dos seus argumentos sendo que foram expostos dois, cuidado.
AGENTE: “Ministério da Economia” – normalmente são usados dois agentes
AÇÃO: “rever o conceito salarial, fazendo jus as horas e necessidades de cada um.”
MEIO: “por meio da importância de cada cargo”
DETALHAMENTO: “com o intuito de evitar as consequências da desigualdade (despejo, fome, educação escassa) oriunda da má distribuição e pobreza extrema de alguns.”
FINALIDADE: faltou só o efeito que toda essas medidas causarão na sociedade.
A frase de fechamento retomou a introdução, parabéns
CamilaSMelo
Olá! Tudo bem?
Sua redação foi muito bem redigida, utilizando o esqueleto correto da redação do Enem. Usando um contexto na introdução baseado no seriado, expondo bem seus argumentos e sua posição. E principalmente, utilizando uma ótima proposta de intervenção, que não fere os direitos humanos. Meus parabéns.