Na série televisiva “Stranger Things” da plataforma Netflix, é apresentada a construção da narrativa pelo personagem Will – um garoto que foi raptado por uma criatura. Embora ficcional, a história desse menino assemelha-se ao cenário brasileiro do século XXI: comumente, há casos de desaparecimento de pessoas, o quais são motivados não só pela ineficácia governamental na promoção da segurança pública, mas também pela ignorância populacional ao não observar a proximidade desses acontecimentos.
Nesse viés, o governo brasileiro torna-se omisso pela falta de fiscalizações constantes no território do país. A esse respeito, o filósofo iluminista John Locke desenvolveu o Contrato Social, segundo o qual é função do Estado fornecer medidas para garantir o bem-estar da sociedade. Contudo, o raciocínio fundado desde o Iluminismo não é concretizado no Brasil, haja vista que, apesar de existir leis de proteção ao sumiço de indivíduos, elas são insuficientes para contornar esse quadro, pois a legislação não fornece a segurança na prática aos cidadãos, o que, pela escassez de ações estatais, como a vigilância dos municípios, impede o combate desse panorama. Dessa forma, a intervenção governamental faz-se essencial para mitigar o desaparecimento de pessoas.
Ademais, a população, ao ignorar que a ruptura de indivíduos é comum no Brasil, amplia o sumiço de parte da humanidade. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em comparação dos anos de 2016 e de 2017, houve um aumento de 10 888 pessoas desaparecidas apenas nas terras brasileiras. Tal dado mostra que, mesmo com a crescente desse precário horizonte, a civilização não se preocupa com os arredores e as possibilidades de sequestro, visto que, embora a mídia divulgue essas informações, a segurança pessoal não é executada pela negligência dos cidadãos em acreditar na realidade dos números fornecidos nos noticiários. Desse modo, é tarefa individual perceber a proximidade do desaparecimento de pessoas.
Portanto, é imprescindível contornar o cenário de sumiços no Brasil. Para isso, urge que o Governo Federal fiscalize, por meio da contratação de vigilantes municipais, que utilizarão de seus turnos e das câmeras de segurança para encontrar sinais de fugas e de sequestros, o território do país, a fim de promover a harmonia na corporação – objetivo do Contrato Social – pela garantia da proteção do corpo civil. Além disso, é função das famílias conscientizarem os filhos e os outros parentes sobre a veracidade dos fatos evidentes na mídia, com o intuito de melhorar a segurança pessoal pelo aumento da preocupação de cada ser. Assim, desaparecimentos, como o de Will, serão presentes apenas na ficção.
Moses1000
bom, vamos lá
bom sinceramente a sua alusão de stranger things do will ser raptado é um pouco desconexa, não tanta , mas fica estranho, pois lá ele foi raptado por uma criatura, algo que não existe na realidade, outra coisa que não gostei foi do 2 argumento ,que é fraco, pois você fala que as pessoas não acreditam em desaparecimento, mas é o contrário, desde criança, nosso pais falam pra não confiarmos em estranhos, ou seja, muitas pessoas acreditma em desapareciementos, mas se realmente, na atualidade, há uma ignorância populacioanl em relação a isso, teria que me comprovar com algum repertório.
Contudo, seu 1 argumento fou bom e sua conclusão também.
comp 1: 200
cmp 2: 160
comp 3 : 160
comp 4: 200
com 5: 200
920
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 200
Parabéns!! Respeitou o limite de erros desta competência!!
C2: 180
Você não fugiu do tema, mas na introdução você poderia ter detalhado melhor o repertório da série, simplesmente falar que o menino foi raptado e imediatamente apresentar o tema soou meio vazio. Explique melhor o repertório.
C3: 200
Argumentação ótima!!
C4: 180
Senti um pouco de falta de conectivos no D2!!!
C5: 200
A proposta está com os cinco elementos, porém tenho uma ressalva na 1ª proposta: a ação. Na ação da primeira proposta, você colocou que o Governo Federal deve fiscalizar, mas fiscalizar o quê? Áreas mais perigosas? Você tem que deixar a ação mais clara ao leitor. Felizmente, a ação da 2ª proposta complementou, por isso dei os 200 pontos. Na próxima, deixe a ação mais explícita.
Nota: 960
No geral, amei a redação, bons estudos e continue assim :)