Tema: Desafios para se alcançar, pela leitura, a verdadeira cidania do Brasil

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    Consoante o Existencialismo, doutrina filosófica surgida na França, em meados do século xx, o homem está condenado a ser livre. Logo, compete-lhe a responsabilização de suas ações no contexto em que está inserido. Todavia, no Brasil, em pleno século XXI, há desafios para se alcançar, pela leitura, a formação de uma sociedade verdadeiramente cidadã – o que evidencia a insuficiência de engajamentos governamentais voltados para a manutenção da qualidade educacional brasileira.
É indubitável que as autoridades brasileira já fornecem, por meio de leis, recursos a favor do bem-estar e liberdade consciente da população. Pode-se citar, como exemplo, o programa “Mais Educação”, que tem o objetivo de integrar categoricamente todos os alunos-independente de raça, cor religião, e etnia. Certamente, medidas como estas corroboram, mostrando que há ações, por parte dos governantes, em cumprir direitos inerentes à cidadania.
Entretanto, execução como esta ainda não suficiente para formar o indíviduo, pois ainda é pouco estimulado a prática da leitura, principalmente pelos programas principais e campanhas educacionais. Devido a isso, muito alunos, na contemporaneidade, ao finalizarem o ensino fundamental, consoante a probatórios sociais, enfrentam dificuldades para encontrar empregos, em decorrência da exigência de capacitação e currículo adequado para ingressarem formalmente no mercado de trabalho o que acarreta consequentemente, em problemas sociais como o desemprego. O fato é que, o estorvo da leitura brasileira prevalecerá para a qualidade da alfabetização. Afinal, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, diz o educador brasileiro Paulo Freire.
Depreende-se, pois, que há necessidade de maiores intervenções na Educação Básica, já previstos pela Lei de Diretrizes e Bases, número 9.394/96. Para isso, é plausível o Estado, através do Ministério da Educação, não só modificar sua grade curricular para contemplar, semanalmente, desde a Educação Infantil, aula de Interpretação de Texto, mas também desenvolver, no contexto escolar, palestras, envolvendo toda a comunidade, a respeito da importância da leitura na formação da cidadania, além de promover melhoria na qualidade da educação brasileira e, por consequência, formar, ter-se-á uma nação preparada para desfrutar preceitos existencialistas.

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3 Correções

  1. Olá.
    Parabéns, sua redação está excelente!
    A introdução trás repertório e problematização que se encaixam muito bem com o tema.
    No desenvolvimento, é muito bem apresentada seu ponto de vista através de argumentos e exemplos aplicados atualmente.
    E a conclusão também está ótima. Trás, a solução para tais problemas apresentados, por meio da proposta de intervenção.
    Eu tomaria cuidado somente com uma palavra envolvendo gerúndio (ndo).
    Ao restante está excelente!
    Comp 1: 180
    Com 2: 200
    Comp 3: 200
    Comp 4: 200
    Comp 5: 200
    NOTA: 960

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  2. Olá, amigo, boa noite!! vou corrigir sua redação de acordo com as competências cobradas na banca do ENEM:
    Comentários por competência:
    C1- Parabéns pela escrita. O candidato apresenta uma boa escrita, com poucos desvios gramaticais. O que não deixou de se perceber foi o uso inadequado do pronome demonstrativo “esta”, atente-se ao uso correto, “essa, esse, isso” referem-se às ideias que já foram mencionadas ao longo do texto, “este, esta, isto” são pronomes que indicarão as ideias que estão por vir nas próximas linhas do parágrafo. Houve, além disso, apenas algumas inadequações por ausência de vírgula, como em “e currículo adequado para ingressarem formalmente no mercado de trabalho o que acarreta consequentemente…”, o correto seria aplicar a vírgula após a palavra “trabalho” para manter a pausa de leitura.
    C2- O candidato compreendeu a proposta de redação, e desenvolveu todo o texto dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    C3- O candidato soube selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Ficou muito bom a associação do tema com o pensamento filosófico dos existencialistas.
    C4- O candidato soube empregar dos mais diversos termos coesivos para manter a coerência em seu texto, por meio de conjunções, como todavia, depreende-se, entretanto etc.
    C5- A proposta apresenta os cinco elementos necessários.
    Notas por competência:
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 200
    Nota final: 960

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  3. Opa, PH. Tudo ok?
    Então, curti muito seu texto. Ficou ótimo, parabéns! Quanto aos erros, sobre a introdução, acredito que você poderia tentar simplificar um pouco a ideia abordada no sentido de facilitar a compreensão pelo leitor. A jogada do existencialismo e a ideia de cidadania pela leitura ficaram um pouco difíceis numa primeira lida (e, aí, óbvio que pode ser incapacidade minha msm kkk). Sobre os desenvolvimentos, essa “dialética” entre eles – jogar uma tese num parágrafo e a antítese dela no parágrafo seguinte – é bem boa, além das citações e conhecimento de mundo. Esses parágrafos ficaram ótimos! A conclusão cumpre as funções e apresenta circularidade, voltando pro existencialismo. Bem bacana msm.
    Ótima redação. Parabéns, ph. Até mais :)

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